Notícias

3 passos para evoluir a inovação na sua empresa

Quando o assunto é inovação, o primeiro passo a ser dado por uma empresa, e o mais importante, é realizar um processo de reflexão para tentar entender em que momento a operação ficou adormecida na criação de novos processos que acompanham a demanda do mercado e, em especial, do novo consumidor. Resgatando isso, é possível estabelecer uma estratégia de inovação alinhada ao propósito da empresa. E essa possibilidade aumenta quando se trata de uma empresa com o DNA inovador.

O segundo passo a ser dado é entender os problemas atuais da corporação, uma tarefa que irá ajudar no direcionamento das ações para estabelecer quais processos deverão ser sistematizados para alcançar a sua inovação. Existem situações em que a empresa já pode estar desenvolvendo bem o intraempreendedorismo, resolvendo diversos problemas do dia a dia com ideias da própria organização.

Neste estágio, é natural começar a vislumbrar espaços para ideias ou soluções que venham de fora, e naturalmente passam a buscar pela inovação aberta, ou externa. Esta pode agregar valor e acelerar a transformação de ideias em produtos. Porém, neste estágio, uma ferramenta que gerencie as ideias se faz necessária para que sejam analisadas as iniciativas e rapidamente avaliada as viabilidades para entender o impacto no negócio.

O terceiro ponto, que deve ser considerado como prioritário para evoluir as iniciativas planejadas, tornando-se um direcionador da inovação, é o uso dos KPIs, ou seja, os indicadores. Aqui, será possível avaliar qual é a capacidade de operação da inovação interna. Já estamos cansados de saber que inovação sem execução é ilusão e, por isso, indicadores como percentual de ideias implementadas sobre ideias capturadas dá uma boa noção de que rumo está tomando a inovação.

Para continuarem competitivas, as empresas precisam estruturar e sistematizar seu processo de inovação, ou seja, é como criar incubadoras internas. Se o processo não for realizado de forma organizada, o caminho para a evolução pode não acontecer, pois é preciso ser rápido para avaliar e decidir sua evolução. E você, está preparado para organizar e iniciar o seu processo de inovação?

*Por Angelo Roque, líder de inovação da Parabolt, empresa que transforma ideias inovadoras em negócios disruptivos e escaláveis.

Recent Posts

Novos executivos da semana: Dahua, Rimini Street, Arcserve e mais

O IT Forum traz, semanalmente, os novos executivos e os principais anúncios de contratações, promoções e…

2 dias ago

Sustentabilidade x IA: emissões da Microsoft sobem 30%

A Microsoft está enfrentando críticas após um relatório revelar um aumento alarmante em suas emissões…

2 dias ago

Centroflora integra e monitora ambientes industriais e automatiza manutenções

O Grupo Centroflora é um fabricante de extratos botânicos, óleos essenciais e ativos isolados para…

2 dias ago

8 oportunidades de vagas e cursos em TI

Toda semana, o IT Forum reúne as oportunidades mais promissoras para quem está buscando expandir…

2 dias ago

Fraudes: 58% das empresas dizem estar mais preocupadas no último ano

Um estudo divulgado na segunda-feira (13) pela Serasa Experian mostra que a preocupação com fraudes…

2 dias ago

82% dos ataques via USB podem interromper operações industriais

A Honeywell divulgou essa semana a sexta edição de seu Relatório de Ameaças USB de…

2 dias ago