3 motivos que fazem da nuvem uma tecnologia transformadora

A nuvem está emergindo como uma tecnologia transformadora por permitir que pequenas empresas acessem tecnologias que antes estavam disponíveis apenas para grandes organizações. Segundo a Pesquisa Global de Software de 2018: Gerenciamento de Software: Imperativo para a Segurança, Oportunidade de Negócios, da BSA|The Software Alliance, a nuvem está otimizando o uso de softwares ao disponibilizá-los e comercializá-los online. Ainda de acordo com o estudo, a consultoria IDC estima que a tecnologia seja base para 22% dos softwares em todo o mundo.

“A nuvem oferece às empresas um potencial incomparável para impulsionar novas oportunidades digitais em toda a empresa”, explica o country manager da BSA| The Software Alliance, a principal defensora global do setor de software perante governos e no mercado internacional, Antonio Eduardo Mendes da Silva, conhecido no mercado como Pitanga.

O estudo da BSA aponta os três fatores que contribuíram para essa expansão:

É econômica

Empresas de TI que fizeram de maneira bem-sucedida a transição para a nuvem têm em média 21% menos custos de TI do que as empresas do setor que continuam a operar grandes data centers e que hospedam a maioria de seus aplicativos no local. A nuvem evita caros investimentos necessários para atualizar e manter infraestruturas de hardware.

As organizações também estão reduzindo seus custos porque a nuvem lhes dá a capacidade de pagar apenas pelos recursos de que necessitam, ao mesmo tempo em que obtém acesso à sua capacidade quase infinita de computação e armazenamento.

É flexível

A arquitetura da nuvem oferece flexibilidade sem precedentes, não apenas alterando a maneira como os recursos de computação são comprados, vendidos e entregues, mas também permitindo que os aplicativos sejam acessados a qualquer momento, de qualquer dispositivo e de qualquer lugar ao redor do mundo.

É segura

Os provedores de nuvem identificam um cenário de ameaças mais amplo para identificar riscos mais cedo e implantar tecnologias de segurança mais sofisticadas do que os clientes individuais poderiam pagar por conta própria.

Para Pitanga, a transição para a nuvem pode ser acelerada e facilitada pela gestão de ativos de software (SAM em inglês). “O SAM ajuda as organizações a otimizar sua estratégia de licenciamento de softwares, obtendo insights sobre oportunidades de corte de custos com a migração e informações para o desenvolvimento da estratégia necessária para a adoção da nova tecnologia”, explica.

Recent Posts

Convênio entre Unicamp e Inmetrics quer acelerar uso de IA generativa

A Inmetrics e o Parque Científico e Tecnológico da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), gerido…

15 minutos ago

IA facilita reencontro de animais e tutores no RS após enchentes

As recentes enchentes no Rio Grande do Sul não afetaram apenas pessoas, mas também milhares…

57 minutos ago

13 oportunidades de ingressar na área de tecnologia

Toda semana, o IT Forum reúne as oportunidades mais promissoras para quem está buscando expandir…

1 hora ago

EXCLUSIVO: Konecta Brasil fatura R$ 650 mi em 2023 e quer chegar a R$ 1 bi em 2025

A Konecta Brasil, unidade brasileira do grupo espanhol especialista em relacionamento e experiência do cliente,…

2 horas ago

Para 84% dos CEOs, investir em IA é ‘prioridade máxima’, diz KPMG

A imensa maioria (84%) dos CEOs da área de tecnologia concordam que a inteligência artificial…

4 horas ago

Yamaha inaugura Centro Tecnológico em Jandira (SP)

O grupo fabricante de motocicletas e motores Yamaha inaugurou essa semana, em Jandira, na região…

4 horas ago