Notícias

3 mitos sobre DevOps e cloud computing que você não pode ignorar

O tamanho do mercado global de DevOps deve chegar a US$ 12,85 bilhões até 2025. Isso de acordo com um estudo da Grand View Research, prevendo uma taxa de crescimento anual composta de 18,6% durante o período.

O principal motivo para a expansão do mercado inclui a tendência crescente das empresas em automatizar processos de negócios, bem como o aumento da adoção da cloud computing. As pessoas também estão mudando: adotando estruturas ágeis e esperando promover uma melhor colaboração entre as equipes de TI para aumentar a eficiência operacional.

Não tenho certeza de que muitos DevOps aconteçam sem a cloud computing. A capacidade de automatizar o provisionamento e alterar as configurações da plataforma sob demanda levou a práticas e ferramentas de desenvolvimento que podem comprimir a velocidade de implantação para alavancar esses recursos. Assim, os DevOps e a nuvem podem apoiar os negócios na “velocidade conforme a necessidade”.

Apesar dos benefícios, muitas empresas ainda estão limitando o uso de DevOps e cloud computing, geralmente por conta de algumas informações errôneas ou mitos que simplesmente não traduzem a realidade. Deixe-me esclarecer três deles.

Mito 1: para implantar aplicativos na nuvem pública, os DevOps toolchains também precisam operar lá

Este é o mito que eu mais escuto. A realidade é que você certamente pode alavancar ferramentas de DevOps, como ferramentas de integração contínua e ferramentas de teste contínuo, nas nuvens públicas. No entanto, eles geralmente não são os melhores, ou podem não atender aos seus requisitos. A maioria das cadeias de ferramentas de DevOps é uma mistura de ferramentas locais e baseadas na nuvem, e isso funciona perfeitamente usando qualquer nuvem pública como destino de implantação.

Mito 2: Usar a nuvem significa não precisar de DevOps

Devops está mais ligado a pessoas e processos do que a ferramentas e truques. A ideia é remover os impedimentos dos processos existentes e melhorar o tempo em que os aplicativos são construídos ou alterados. Nada sobre o uso da cloud computing substitui o valor dos DevOps. DevOps e computação em nuvem têm uma relação simbiótica, e um sofre sem o outro.

Mito 3: DevOps levam a problemas de segurança na nuvem

Pode – se você permitir que pessoas incompetentes criem e implantem aplicativos sem os processos e ferramentas de teste e os mecanismos de segurança adequados. O uso de DevOps com cargas de trabalho, implementadas ou não em nuvens públicas, deve melhorar a segurança. Os testes de DevOps devem incluir testes de segurança. Além disso, geralmente os serviços de segurança em nuvens públicas são muito melhores do que os locais.

Espero que esses mitos desapareçam em breve.

*David S. Linthicum é diretor de estratégia de cloud da Deloitte Consulting e especialista em indústria e líder de pensamento reconhecido internacionalmente

Recent Posts

Roubo de identidade é problema para 55% dos CISOs

Um estudo feito pela Netwrix e publicado pela Aiqon descobriu que os roubos de identidade…

12 horas ago

Cisco e Senac ampliam parceria para levar cursos de tecnologia e conectividade para comunidades do Amazonas

O Senac, em parceria com a Cisco, lança hoje (29) a 1ª Academia Fluvial do Cisco…

14 horas ago

Multicloud híbrida deve crescer 12 vezes em até três anos no Brasil

Os líderes brasileiros têm a expectativa de aumentar em 12 vezes a adoção de multicloud…

15 horas ago

Anthropic contrata Jan Leike, ex-OpenAI, para liderar nova equipe de superalinhamento

Após sua saída da OpenAI em meados de maio, Jan Leike, pesquisador de Inteligência Artificial,…

16 horas ago

PayPal anuncia nova divisão de publicidade baseada em dados de usuários

O PayPal está entrando no mercado de publicidade com uma nova divisão, utilizando dados de…

17 horas ago

Crescimento é prioridade de CEOs para 2024, superando tecnologia

Mais de seis em cada dez (62%) dos CEOs tem o crescimento de suas organizações…

17 horas ago