3 formas de continuar bem posicionado no ranking mobile do Google

Em 2010, o Google passou a considerar a velocidade de carregamento no ranking orgânico dos resultados de busca para desktop. Esse ano, a gigante de tecnologia anunciou que a partir de julho as buscas realizadas por dispositivos móveis também serão contempladas.

Segundo a empresa, essa mudança afetará apenas as páginas que entregam uma experiência mais lenta aos usuários e em uma pequena porcentagem das buscas mobile, independentemente da tecnologia utilizada no desenvolvimento dos sites. O conteúdo buscado é o principal fator levado em consideração, então, uma página mais lenta, mas com conteúdo relevante, ainda pode estar no topo dos resultados.

Diante desse novo cenário, a empresa, portanto, listou três formas de continuar bem posicionado no ranking de pesquisas no mobile.

1. Importância de velocidade e do ecossistema mobile

Conforme o último Internet Trends 2018, realizado pela Mary Meeker, vivemos em um mundo cada vez mais mobile first. Das 5,9 horas gastas com mídia digital por dia, 3,3 acontecem em dispositivos móveis.

O investimento em mídia digital já é maior que em TV. Mobile ultrapassou desktop e tem a maior oportunidade de crescimento entre todos os meios. Além disso, pesquisas mostram que a velocidade de carregamento anda de mãos dadas com a taxa de conversões e bounce em sites mobile.

2. Ferramentas são suas melhores amigas

O Google divulga há alguns anos orientações e ferramentas sobre desempenho de velocidade. Uma das formas de manter-se à frente é comparar a velocidade do seu site mobile com a velocidade dos concorrentes com o Speed Scorecard. Os dados da ferramenta tem como base a experiência de usuários reais do Chrome (CrUX) quando acessam destinos populares da internet.

Use a Calculadora de Impacto para estimar a possível oportunidade de receita na melhora da velocidade do seu site em dispositivos móveis. O impacto é impulsionado pelos dados de referência do Google Analytics.

Para avaliar a velocidade de carregamento do seu site e obter dicas de otimização, você pode verificar o PageSpeed Insights.

3. Use AMP para carregamento quase instantâneo

Páginas que usam a tecnologia Accelerated Mobile Pages (AMP) são tão rápidas que parecem carregar instantaneamente. E você pode direcionar os cliques das suas campanhas do Google Search para essas páginas super velozes, especificando uma URL mobile específica.

O AMP continua evoluindo e expandindo rapidamente com novas funcionalidades para sites, além de conteúdo e também para outros produtos como as campanhas de Google Shopping, AMP Stories – um formato imersivo e visual para storytelling e AMP para Email.

Sites velozes resultam em usuários felizes e também melhor posicionado diante dos concorrentes, lembra o Google.

Recent Posts

76% dos CMOs afirmam que a IA mudará o modo de fazer Marketing

A pandemia foi um divisor de águas para o marketing. Com o isolamento social, muitas…

12 horas ago

Empresa de IA de Elon Musk levanta US$ 6 bi em investimentos

A empresa de inteligência artificial (IA) liderada por Elon Musk, xAI, recebeu um aporte financeiro…

14 horas ago

OpenAI revê políticas após controvérsias internas

Na última quarta-feira, executivos da OpenAI, incluindo o CEO Sam Altman, responderam a perguntas sobre…

15 horas ago

Estudo comprova: inovação e digitalização melhoram eficiência operacional

Um estudo divulgado recentemente pela Meta (a empresa brasileira de tecnologia, não a holding de…

18 horas ago

Abradisti: revendas crescem, mas distribuidores perdem 10% do faturamento em 2023

A Associação Brasileira da Distribuição de Tecnologia da Informação, a Abradisti, anunciou recentemente – durante…

18 horas ago

Skyone anuncia joint venture com a Faitec mirando setor de hotelaria

A Skyone e a Faitec Tecnologia anunciaram no fim da última semana a formação de…

19 horas ago