O departamento de RH é reconhecido como uma das áreas mais estratégicas da empresa, responsável por gerenciar políticas que promovam o constante aperfeiçoamento de seu capital humano e o pleno engajamento dos profissionais, assegurando a competitividade dos negócios no longo prazo. Para auxiliar os gestores de RH nessa missão, as companhias têm recorrido à inteligência artificial, que pode tornar os processos do dia a dia ainda mais assertivos.
Abaixo, separamos três aplicativos que fazem uso de inteligência artificial para otimizar o RH das empresas:
Segundo pesquisa da McKinsey & Company, apenas 3 em cada 10 funcionários se sentem totalmente engajados no trabalho, e somente 21% acreditam que suas performances são avaliadas corretamente – o que geralmente leva à perda de talentos essenciais para a companhia. Para evitar esse cenário, a HSD Consultoria de RH lançou o PSIT, um aplicativo que usa logaritmos para a análise de desempenho das empresas. A ferramenta permite que os colaboradores participem ativamente desse processo, inserindo informações constantemente no sistema e mapeando percepções. Os dados obtidos são estruturados pelo app e servem de base para que os gestores possam fazer avaliações mais assertivas, focadas no desenvolvimento futuro de seus profissionais.
O aplicativo, criado pela Closeer, une empregadores e trabalhadores freelance do setor de serviços, para contratações imediatas, com segurança jurídica e trabalhista. Na plataforma, é possível acessar históricos e avaliações, tanto dos trabalhos realizados quanto das empresas. O algoritmo do app encontra quem possui a qualificação demandada e, de acordo com sua localização, disponibilidade e avaliação, o recomenda. Se este aceitar a oferta, ambos são colocados em contato, via chat.
A Flex Gestão de Relacionamentos desenvolveu uma plataforma que usa inteligência artificial para sanar as principais dúvidas de RH dos funcionários por WhatsApp, evitando filas no atendimento geral e economizando tempo. O app esclarece questões como procedimentos para agendamento de férias, envio de documentos, banco de horas e obtenção de vale. As dúvidas e as respostas são customizadas conforme a necessidade das empresas.
Em resposta imediata a uma catástrofe natural, a Procergs, responsável pela gestão da tecnologia da…
Os resultados da pesquisa "Antes da TI, a Estratégia 2024", apresentados durante o IT Forum…
Mais da metade (69%) das empresas brasileiras dizem já ter alguma iniciativa em IA tradicional…
Entre os líderes de TI brasileiros, 77% têm a perspectiva de manter ou crescer o…
Durante o IT Forum Trancoso, as discussões sobre sustentabilidade estão diretamente ligadas à evolução de…
A Inteligência Artificial generativa está em todas as rodas de discussão de TI parece que…