Notícias

2020: o ano da Edge Computing

Pesquisas recentes realizadas por institutos renomados como Forrester e Gartner apontam que a tecnologia de Edge Computing terá um crescimento significativo nos próximos anos.

A estimativa é de que os serviços de nuvem aliados à edge cresçam 50% em 2020, sobretudo entre os provedores de cloud, companhias de telecomunicação e data centers.

Se você está se perguntando quais são os tipos de aplicações que mais usarão a tecnologia, listamos seis tendências para este ano:

1. Contribuição para a experiência do usuário

Segundo a Forrester, a experiência do usuário é a chave para a edge computing. Globalmente, 54% dos tomadores de decisão estão implementando a tecnologia porque acreditam que seu maior benefício é a flexibilidade para suportar demandas de Inteligência Artificial.

A IA e o Machine Learning são imprescindíveis para identificar o comportamento do usuário e promover otimizações que possam impactar positivamente na experiência que ele tem com o aplicativo.

2. Expansão do ecossistema em nuvem

A edge computing impulsiona a capacidade de processamento de dados, fazendo com que as aplicações funcionem de maneira mais rápida e eficiente. A tendência é que a tecnologia ganhe um fôlego maior em 2020.

Isso porque a variedade de produtos está crescendo e a Edge Computing, em processo de expansão, pode trazer uma série de vantagens competitivas a quem adotá-la.

3. Crescimento nas telecomunicações

A edge computing se tornou a maior área de interesse e investimento na indústria de telecomunicações, impulsionada pela necessidade de melhorar a experiência do usuário, bem como habilitar e dar suporte a novos modelos de negócios.

A expectativa é de que as companhias de telecomunicações representem grande parte do crescimento da edge computing em 2020, sobretudo em função da chegada da quinta geração de Internet móvel, a tecnologia 5G.

Com a cobertura do 5G, a hiperconectividade será beneficiada pela banda larga de alta capacidade, que também viabilizará a conexão de diversos dispositivos sem perda de qualidade do serviço.

A edge computing terá um papel fundamental para assegurar não somente o poder de conectividade. Questões como latência, disponibilidade e tempo de resposta também são otimizados por meio de sua implementação.

4. Aplicação de Blockchain em redes de edge

Numa definição básica, blockchain é uma tecnologia que consiste no registro de dados em um bloco protegido por criptografia e que se aplica a diversas atividades, tais como transações de criptomoedas e cadeia de suprimentos.

A edge computing permite que a comunicação entre um dispositivo e a rede de Blockchain aconteça com mais agilidade, sem os problemas de latência que a tecnologia enfrenta hoje em dia, dando suporte, assim, a novos tipos de aplicações baseadas em blockchain.

A necessidade de processamento mais rápido e eficiente será ainda maior nos próximos anos, pois o blockchain será usado para autenticar mais de 30% dos conteúdos em vídeo e notícias no mundo todo em 2023, por iniciativa de organizações e administração pública que têm em vista conter a disseminação de fake news.

5. Automação de tarefas que exigiam controle humano

A adoção de hyperautomation, que visa promover a automação de tarefas mais complexas que requerem controle humano, se destaca entre as principais tendências para 2020.

A aplicação do conceito abrange tanto o uso de tecnologias avançadas quanto o aprimoramento da automação mais convencional. A partir desse ano, será mais comum nos depararmos com atividades sendo executadas por meio de Inteligência Artificial e aprendizado de máquina.

Ao mesmo tempo em que há muita inovação por trás disso, as tecnologias avançadas trarão mais sofisticação e robustez a tarefas comuns, como monitoramento em tempo real e análise de dados.

Implantar a hiperautomação é um passo importante para a criação de espaços inteligentes e mais conectados. Nesse contexto, a edge computing viabiliza a prática ao fornecer escalabilidade, conectividade, processamento e latência mínima, além do baixo custo em relação a outros modelos computacionais.

6. Empoderamento da edge computing

Os recursos e as funcionalidades da Edge Computing estão se tornando cada vez mais aprimorados. De acordo com o Gartner, os dispositivos de edge complexos (veículos autônomos, robôs, drones, entre outros) estão influenciando diretamente nessa aceleração.

A expectativa é de que se tenha no mundo, até 2023, 20 vezes mais dispositivos inteligentes conectados à edge do que em funções de TI convencionais.

Com base nessas tendências, podemos afirmar que na era digital, os dados trazem desafios, mas também grandes oportunidades para a tomada de decisões, especialmente quando a prioridade é a experiência do cliente.

O Edge Computing será o diferencial competitivo fundamental na guerra da informação digital e decisivo para a continuidade e sucesso dos negócios. Sair na frente nesta nova era da computação será fundamental para quem busca se diferenciar e maximizar resultados com segurança. Certamente 2020 será o ano da Edge Computing no Brasil.

(*) Eliezer Silveira Filho é diretor de Marketing da Azion.

Recent Posts

Lucila Orsini assume diretoria de TI Brasil da Nutrien

A Nutrien Soluções Agrícolas, multinacional canadense de varejo agrícola, anunciou a nomeação de Lucila Orsini…

21 horas ago

Huawei domina mercado chinês enquanto Apple enfrenta queda nas vendas

As vendas de smartphones da Huawei estão em ascensão na China, registrando um crescimento de…

22 horas ago

Empresas ainda não estão preparadas para implementar plenamente a IA, segundo pesquisa

Uma pesquisa conduzida pela Lenovo Group revelou que, embora a Inteligência Artificial (IA) seja considerada…

22 horas ago

12 oportunidades de ingressar na área de tecnologia

Semanalmente, o IT Forum seleciona as principais oportunidades para aqueles que buscam aprofundar seus conhecimentos…

24 horas ago

IBM adquire HashiCorp por US$ 6,4 bi para fortalecer presença na nuvem híbrida

A IBM anunciou a aquisição da HashiCorp por US$ 6,4 bilhões como parte de sua…

1 dia ago

Novos executivos da semana: Hotmart, Dfense Security, InDrive e mais

O IT Forum traz, semanalmente, os novos executivos e os principais anúncios de contratações, promoções e…

1 dia ago