Até 2020, IA criará mais empregos do que eliminará, diz Gartner

O instituto de pesquisa e consultoria global Gartner afirma que 2020 será um ano crucial na dinâmica de emprego relacionada à Inteligência Artificial (IA). Isso porque a tecnologia vai se tornar um motivador positivo de emprego. O número de postos de trabalho afetados pela IA irá variar de acordo com a indústria.

Até 2019, os setores de saúde, público e educação vivenciarão uma crescente demanda de emprego. A partir de 2020, a criação de empregos relacionados à Inteligência Artificial passará para um território positivo, chegando a dois milhões de novos postos de trabalho em 2025.

“Muitas inovações significativas no passado foram associadas a um período de transição de perda de emprego temporário, seguido de recuperação, então a transformação de negócios e Inteligência Artificial provavelmente seguirão essa rota”, estima Svetlana Sicular, vice-presidente de Pesquisa do Gartner.

A IA vai melhorar a produtividade em muitas funções, eliminando milhões de posições de nível médio e baixo, mas também criará milhões de novas posições de habilidades altamente qualificadas, de gerenciamento. De acordo com o relatório “Predicts 2018: AI and the Future of Work”, do Gartner, até 2020, Inteligência Artificial vai gerar 2,3 milhões oportunidades, enquanto eliminará 1,8 milhão.

É hora de rever estratégias para IA

“Infelizmente, as advertências mais calamitosas de perdas de emprego confundem a Inteligência Artificial com a automação – que ofusca o maior benefício de IA, que é uma combinação de inteligência humana e artificial, em que ambos se complementam”, alerta a executiva.

De acordo com o Gartner, os líderes de TI não devem apenas se concentrar no aumento líquido projetado de empregos. Com cada investimento em tecnologias habilitadas para IA, eles devem levar em consideração quais empregos serão perdidos, quais serão criados e como ele irá transformar a forma como os trabalhadores colaboram com os outros, tomam decisões e realizam o trabalho.

“Agora é a hora de realmente rever sua direção de longo prazo em IA”, diz Svetlana. “Para maior valor, concentre-se em valorizar as pessoas com IA. Enriquecer o emprego das pessoas, reinventar tarefas antigas e criar novas indústrias. Transforme sua cultura para torná-la rapidamente adaptável a oportunidades ou a ameaças relacionadas à IA”, recomenda.

Recent Posts

Tecnologia apoia a comprovação do ROI de ações ESG

A comprovação do retorno sobre o investimento (ROI) de ações ESG é um dos principais…

2 horas ago

EXCLUSIVO: Procergs migra dados para a nuvem em caráter de urgência por risco de inundação no RS

Em resposta imediata a uma catástrofe natural, a Procergs, responsável pela gestão da tecnologia da…

3 horas ago

Arquiteturas híbridas de cloud: por que o tema voltou à tona?

Os resultados da pesquisa "Antes da TI, a Estratégia 2024", apresentados durante o IT Forum…

4 horas ago

GDM e Black & Decker: casos de uso com a IA generativa

Mais da metade (69%) das empresas brasileiras dizem já ter alguma iniciativa em IA tradicional…

20 horas ago

Tecnologia como protagonista em discussões de comitês empresariais

Entre os líderes de TI brasileiros, 77% têm a perspectiva de manter ou crescer o…

22 horas ago

Infraestrutura de TI também precisa evoluir para apoiar a sustentabilidade

Durante o IT Forum Trancoso, as discussões sobre sustentabilidade estão diretamente ligadas à evolução de…

24 horas ago