Notícias

2020: como planejar a infraestrutura de TI e o de backup de dados

Uma pesquisa da Fundação Getúlio Vargas revelou que o Brasil já atingiu a marca de 230 milhões de smartphones ativos, incluindo aqueles que alguns colaboradores da sua organização utilizam para acessar a rede corporativa. Some a isso o fato de que, em decorrência do fenômeno Shadow IT, cada vez mais os líderes de negócio adquirem soluções de TI sem a devida aprovação ou supervisão da área de tecnologia ou segurança da informação. Você concorda que essas são importantes ameaças para a vulnerabilidade da rede e do sistema da sua organização?

Considere que as dinâmicas atuais de negócio demandam que os representantes das empresas possam acessar dados e documentos a qualquer hora do dia e de qualquer lugar ou dispositivo. Há, ainda, a necessidade de garantia de que essas informações sejam confiáveis. Inclusive, já vi situações em que falta de acessibilidade ou informações corrompidas impactarem negativamente na imagem de empresas ou na concretização de transações.

Pensando nisso, minha recomendação é que os líderes de tecnologia e segurança da informação ingressem em 2020 cientes de que as palavras de ordem é monitoramento e backup inteligente de dados, considerando os pilares “segurança, governança, mobilidade e disponibilidade”. Comece se questionando sobre o que fazer para acessar informações-chave com mais rapidez e quais práticas adotar para se aproximar ainda mais das dores dos líderes de negócio, reduzindo a prática de Shadow IT.

Nesse processo, verifique se a infraestrutura de TI da organização possui um eficiente monitoramento das ações. A ideia é se cercar de soluções de tecnologia que permitam rastrear ameaças, identificar incidentes, tratar os problemas e implementar ações preventivas. Quando se faz essa gestão detalhada e contínua, é possível ter acesso a indicadores de comportamento dos usuários e excelentes insights de negócio.

Outro ponto a ser considerado no planejamento da infraestrutura de TI é o backup. Isso porque, a cada minuto, diferentes e importantes informações são inseridas no banco de dados da empresa. Quais impactos seu negócio teria se, de uma hora para outra, parte desses registros fossem deletado ou alterados? Com a certeza a perfeita continuidade da operação estaria seriamente comprometida.

Infelizmente, o que tenho visto com frequência é que os líderes do negócio vivenciam dores que muitas vezes não são acalentadas pela área de TI da organização. Não por má vontade ou incompetência, mas por falta de equipe interna ou da cultura pela busca de empresas parceiras que os auxiliem a suportar as ações. E, quem paga o preço? Os balanços financeiros da organização.

*Por Alexandre Paoleschi, CEO e Head of Innovation da Kymo

Recent Posts

Lucila Orsini assume diretoria de TI Brasil da Nutrien

A Nutrien Soluções Agrícolas, multinacional canadense de varejo agrícola, anunciou a nomeação de Lucila Orsini…

22 horas ago

Huawei domina mercado chinês enquanto Apple enfrenta queda nas vendas

As vendas de smartphones da Huawei estão em ascensão na China, registrando um crescimento de…

24 horas ago

Empresas ainda não estão preparadas para implementar plenamente a IA, segundo pesquisa

Uma pesquisa conduzida pela Lenovo Group revelou que, embora a Inteligência Artificial (IA) seja considerada…

1 dia ago

12 oportunidades de ingressar na área de tecnologia

Semanalmente, o IT Forum seleciona as principais oportunidades para aqueles que buscam aprofundar seus conhecimentos…

1 dia ago

IBM adquire HashiCorp por US$ 6,4 bi para fortalecer presença na nuvem híbrida

A IBM anunciou a aquisição da HashiCorp por US$ 6,4 bilhões como parte de sua…

1 dia ago

Novos executivos da semana: Hotmart, Dfense Security, InDrive e mais

O IT Forum traz, semanalmente, os novos executivos e os principais anúncios de contratações, promoções e…

1 dia ago