2 problemas de arquitetura em nuvem ainda não resolvidos

Dispositivos de borda e segurança multicloud ainda são pontos críticos

Author Photo
4:30 pm - 12 de agosto de 2020

Conforme 2021 começa a aparecer no horizonte, a maioria das pessoas ficará feliz em ver 2020 no espelho retrovisor. Apesar da pandemia e todo o seu caos e incertezas, 2020 foi o ano da nuvem. Empresas correram para a nuvem em busca de segurança, escalabilidade e agilidade.

Ainda temos alguns obstáculos arquitetônicos a superar. Não há tempo como o presente para revisar os dois problemas de arquitetura da nuvem que estão no topo da minha lista.

Em primeiro lugar, o problema de classificação de dados e conhecimento de ponta. Quando uma arquitetura em camadas inclui um dispositivo de borda, precisamos das melhores práticas e processos para descobrir onde colocar os dados e as bases de conhecimento e os hiperscaladores de back-end.

Este parece ser um problema fácil de resolver: simplesmente entenda os requisitos de carga de trabalho e determine a classificação adequada. Então, o número de dispositivos de ponta cresce exponencialmente, o crescimento orgânico de dados satura os dispositivos de ponta e os requisitos se tornam areia movediça.

Precisamos de uma abordagem dinâmica que use automação para migrar os dados e as bases de conhecimento conforme necessário. Mas mesmo essa abordagem pode ser problemática devido aos efeitos negativos do excesso de engenharia. Estou trabalhando neste aspecto da solução agora.

O segundo problema é a verdadeira segurança multicloud federada. Você provavelmente apontará para soluções de IAM (gerenciamento de identidade e acesso) que abrangem nuvens, mas acho que a maioria ainda não está pronta para o horário nobre.

Os arquitetos de segurança em nuvem são forçados a usar qualquer segurança nativa da nuvem disponível para cada marca de nuvem, o que torna esta solução mais complexa e mais difícil de operar pela equipe de SecOps. O resultado é um risco maior de ser comprometido. Além disso, a integração dos serviços de diretório nativos de cada nuvem geralmente leva ao reinício manual dos processos de integração, porque agora eles parecem apenas travar.

Acho que os provedores de IAM resolverão esse problema de segurança agora que reconhecem que a multicloud é o seu futuro e que o mercado exige a capacidade de fornecer todos os padrões de segurança para abranger as nuvens.

Sabemos qual é a solução para o problema de segurança; só precisamos construir um que funcione de forma consistente. Estou rastreando dezenas de problemas de implementação de nuvem que vejo repetidamente em minha prática de consultoria. Muitas pessoas acreditam que existem limitações agora que não podem ser superadas. Mas espere e observe.

*David S. Linthicum é diretor de estratégia de cloud da Deloitte Consulting e especialista em indústria e líder de pensamento reconhecido internacionalmente

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.