Eletrificação e construção criarão 2 milhões de ‘empregos verdes’, diz estudo

Instalação de painéis solares, bombas de calor e baterias para a produção de energia renovável criará nova onda de empregos, diz Schneider Electric

Author Photo
4:20 pm - 06 de novembro de 2023
Imagem: Shutterstock

A indústria de empregos verdes promete crescer de forma acelerada nos próximos anos. Um estudo da Schneider Electric, em parceria com a Universidade de Boston, revelou que o setor de eletricidade, aquecimento e armazenamento em edifícios com baixo carbono devem criar mais de 2 milhões de novas vagas na Europa e nos Estados Unidos por meio da adoção de tecnologias de energia limpa em edifícios novos e reformados.

A pesquisa se concentra na geração de empregos “verdes” relacionados à instalação de painéis solares no telhado, bombas de calor e baterias de armazenamento de energia para a produção de energia renovável autoconsumida (ou “produtor-consumidor”) em edifícios residenciais, hospitais, hotéis, escritórios, varejo e educação da América do Norte, Europa e Ásia.

Essas tecnologias com baixa emissão de carbono, já disponíveis hoje, apoiam a eletrificação e digitalização do setor de construção, crucial para a redução das emissões de gases de efeito estufa em escala global.

Leia mais: Empresas na América Latina veem com otimismo metas de sustentabilidade

“Está cada vez mais claro que, graças às tecnologias modernas, agora é possível fazer uma transição rápida para edifícios net zero”, explicou Marcos Matias, presidente da Schneider Electric Brasil. “O que frequentemente não percebemos é que essa transição traz consigo benefícios socioeconômicos significativos. Esta pesquisa é mais uma demonstração desse fato.”

A pesquisa expande duas descobertas recentes do SRI (Social Responsability Investment) que demonstraram que mais de 60% de redução nas emissões de carbono também pode ser alcançada ao implementar essas soluções com baixa emissão de carbono, e mais de 70% ao implantar soluções de construção digital e gerenciamento de energia em edifícios de escritórios existentes.

“O mercado de trabalho muitas vezes é um tópico polarizador no centro da transição para uma economia de emissão zero, envolvido em incertezas sobre as oportunidades emergentes na energia sustentável”, afirmou Benjamin Sovacool, Diretor do Instituto de Sustentabilidade Global da Universidade de Boston e Professor de Ciências da Terra e Meio Ambiente da Faculdade de Artes e Ciências. “Este estudo traz detalhes adicionais sobre o grande potencial de geração de empregos por edifícios com baixa emissão de carbono, um benefício da descarbonização que pode ter o poder de amenizar preocupações sociais e econômicas e moldar positivamente as políticas climáticas.”

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Author Photo
Redação

A redação contempla textos de caráter informativo produzidos pela equipe de jornalistas do IT Forum.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.