15 recursos incrivelmente úteis do Google Maps que você não conhecia

Seja no celular ou PC, extraia o máximo do serviço de mapas do Google usando estas dicas

Author Photo
8:30 pm - 26 de março de 2020

Na última quinta-feira (6), o Google Maps completou 15 anos de existência. Em mais de uma década, o serviço de geolocalização da gigante das buscas se tornou uma referência no segmento, dando início ao surgimento de outras plataformas semelhantes, como Waze e Apple Maps.

Claro que, ao longo dos anos, o Maps foi ganhando recursos que aprimoraram a experiência de uso, tornando a ferramenta muito mais do que uma alternativa para se localizar em qualquer parte do mundo. Hoje, já é possível checar pontos de interesse na sua região, salvar mapas de cidades inteiras para acessar offline, usar comandos de voz e até lembrar de onde estacionou o carro.

Talvez você não conheça nem metade de tudo aquilo que o Google Maps pode oferecer, já que muitos recursos acabam ficando escondidos em segundo plano. Pensando nisso, listamos 20 das principais funções disponíveis no serviço do Google.

1. “Ok, Google”

A maioria dos carros fabricados atualmente já vem com um sistema de bordo que, entre algumas de suas funções, traz suporte a assistentes pessoais usadas nos smartphones. E a compatibilidade se estende até o Google Maps, que pode ser ativado usando o comando “Ok, Google” caso você queira saber informações pertinentes sobre o trânsito – isso, claro, sem tirar as mãos do volante ou deixar de prestar atenção no tráfego.

Logo após dizer “Ok, Google”, há uma série de comandos que você pode utilizar dentro do Maps. Por exemplo, pergunte “Qual estrada é esta?”, “Como está o trânsito?”, “Encontre postos de gasolina”, “Encontre restaurantes”, “Me leve para o McDonald’s”, e por aí vai.

2. Cara, cadê meu carro?

Um dos recursos mais recentes lançados para o Maps é a possibilidade de visualizar onde você deixou seu carro estacionado. Logo ao abrir o aplicativo no celular, toque no ponto azul ao centro da tela, que é a indicação de onde você está naquele momento. Isso vai abrir um menu com algumas opções, entre elas salvar a posição exata de onde você parou o automóvel em Definir como local de estacionamento. Você ainda pode adicionar notas, fotos e definir alarmes para saber em qual horário você deve retornar ao veículo.

3. Localização em tempo real

O Maps conta com uma opção que, para muitos, pode ser bem stalker: acompanhar em tempo real a localização de um usuário. Você pode ainda compartilhar sua posição atual com outra pessoa.

Para isso, abra o Maps no seu telefone, toque no ponto azul central – o mesmo que falamos no tópico anterior -, mas desta vez selecione a opção Compartilhar seu local. Você pode selecionar quem poderá ver sua localização ou gerar um link compartilhado, além de definir por quanto tempo essa visualização ficará disponível. Se optar por simplesmente deixá-la ligada, você terá de desabilitá-la manualmente. Quem abrir o link da sua localização verá sua movimentação no Maps em tempo real.

4. Pesquise durante um trajeto e adicione paradas

Mesmo durante um trajeto em andamento, o Google Maps permite que você faça pesquisas por outras rotas simultaneamente. Na tela de percurso, toque no ícone de lupa para encontrar postos de gasolina, restaurantes, supermercados e outros estabelecimentos até o seu destino final. Dá ainda para digitar pontos de interesse na barra de busca ou adicionar pontos de parada clicando nos três pontinhos no topo da tela e ir na opção Adicionar parada.

5. Locais na região

Independentemente de onde você estiver, o Google tem uma aba personalizada de acordo com aquela região. Chamada “Conheça a área”, ela fica na parte inferior da tela, e reúne pontos que podem atrair sua atenção naquela localidade, como baladas, restaurantes, hotéis, parques, museus, entre outros. Tem também recomendações e fotos compartilhadas por outros usuários e listas do que fazer. Já na parte superior, existem seções específicas para cada tipo de estabelecimento, como farmácias, supermercados e postos de gasolina.

E é óbvio, você pode fazer buscas manualmente digitando termos como “restaurantes por perto”, “farmácias na Avenida Paulista”, “coisas para se fazer na Vila Olímpia”, enfim. Vai depender do seu destino final.

6. Peça um Uber direto pelo Google Maps

O Maps também conta com uma opção para você chamar por um Uber ou 99 diretamente pelo app, sem ter que abrir primeiro cada um desses aplicativos. Ao fazer a busca por um trajeto, toque em Rotas e haverá o ícone de um bonequinho segurando uma bolsa e com o braço esquerdo levantado. Tocando nessa opção, o Maps exibe os valores e trajetos disponíveis no Uber e 99 – em outros países, há ainda a opção do Lyft. Basta selecionar a modalidade para ser direcionado ao app de sua escolha.

7. Descubra os horários de pico em um determinado local

É comum que motoristas pesquisem com antecedência sobre o o estado atual do trânsito em suas respectivas cidades. E com o Google Maps, você pode ter uma previsão de quanto tempo levará para chegar até o seu destino. O que muita gente talvez não tenha o hábito de conferir são as estatísticas personalizadas que o Maps mostra em uma seção escondida que você acessa ao arrastar de baixo para cima.

Ao pesquisar pelo Aeroporto de Congonhas, por exemplo, você sabe qual é o horário de maior tráfego na região. Com isso, você consegue se planejar melhor para evitar filas.

8. Nomeie seus lugares favoritos

Se você costuma frequentar certos lugares com bastante frequência, talvez você queira deixá-los já salvos no Gogle Maps como locais favoritos. Assim, você não precisa digitar os nomes toda vez que se direcionar até eles. Você pode dar o nome que quiser – “consultório médico”, “casa”, “trabalho” etc.

Para realizar esse processo, pesquise pelo local e toque no nome dele na parte inferior da tela. Em seguida, toque no botão de três pontinhos no topo superior direito e por último em Adicionar marcador. Por lá, você pode alterar os nomes de cada localidade, que funcionam como “tags”.

9. Salve seus locais favoritos

Além de nomear, seus lugares preferidos podem ser salvos em uma seção específica dentro do Google Maps. O esquema é o mesmo: pesquise por alguma coisa, toque no nome que aparecer na parte inferior da tela e selecione a opção Salvar. Para visualizar suas listas, volte ao menu principal do Maps e toque em Seus lugares. É possível deixar essas listas visíveis apenas para você ou compartilhar na internet.

10. Google Street View

O Street View você já deve conhecer, pois se trata de uma das funções mais legais do Maps. Com ela, o serviço mostra uma espécie de “tour” pelo local pesquisado, sendo que é possível visitar até a parte interna de alguns edifícios. O que você provavelmente não deve saber é que você pode fazer o Street View acompanhar seus movimentos para qualquer direção, e não deixá-lo estático até que você movimente a tela com os dedos.

Ativar esse recurso é bem simples: pesquise por algum local e toque na imagem que aparece no canto inferior esquerdo da tela para abrir o Street View. Depois, toque no símbolo de compasso na parte superior da tela para que o aplicativo comece a acompanhar seus movimentos.

11. Voltando ao passado

Sabia que dá para saber como era um local anos atrás? Pois esse recurso existe no Google Maps, também por meio do Street View. A má notícia é que, por enquanto, é compatível apenas com a versão desktop do serviço, então você precisará abrir a plataforma em um navegador de PC.

Com o Maps aberto, busque por algum endereço e clique no ícone de um bonequinho amarelo, bem no canto inferior direito da janela. Segure e arraste o ícone até algum ponto do mapa e, depois de soltá-lo, clique no desenho de relógio escrito “Street View”, no canto superior esquerdo da tela. Feito isso, é só selecionar uma data para saber como aquele lugar era anos atrás.

Lembrando que essa função está sujeita à disponibilidade de cada região, já que o carro do Street View pode não atualizar o banco de dados com uma certa frequência.

12. Faça um trajeto pelo PC e o acesse no seu celular ou carro

Por falar na versão web do Google Maps, saiba que é possível criar um percurso no computador e depois acessá-lo diretamente pelo aplicativo de smartphone ou no painel inteligente do seu automóvel. Logo após fazer uma busca no navegador, ao seu lado esquerdo haverá algumas opções, logo abaixo do nome do local pesquisado. Uma dessas opções se chama Enviar para smartphone. Todos os dispositivos cadastrados na sua conta Google serão exibidos nessa lista, para que então você selecione aquele que deseja receber o trajeto.

13. Eventos e compromissos

Se você utiliza o Gmail e/ou o Google Calendário, todos os seus compromissos cadastrados nesses eventos podem ser integrados ao Maps, incluindo reuniões e viagens. Para visualizar essas informações, toque no menu no canto superior esquerdo, vá em Seus lugares e depois na seção Reservas. Caso você tenha feito reservas usando sua conta no Gmail, elas são adicionadas automaticamente nessa aba.

14. Gestos

Gestos fazem parte de uma experiência que visa melhorar a utilização do Maps. E existem quatro comandos que simplificam ainda mais a navegação:

  • Para aumentar ou diminuir o zoom em um mapa usando apenas uma mão, dê um toque duplo e, sem tirar o dedo da tela, mova para cima ou para baixo para controlar a intensidade do zoom.
  • Para girar um mapa e alterar sua orientação, coloque o dedo indicador e o polegar na tela, arrastando os dois para a esquerda ou direita.
  • Para mudar a perspectiva, coloque dois dedos no mapa e deslize os dois para cima na tela. Isso o levará a uma visão “aérea” de qualquer local que esteja visualizando.
  • Para deixar uma etapa salva na próxima vez que estiver pronto para navegar, pesquise por algum local, depois toque e segure o botão azul Direções na parte inferior da tela. Isso o levará diretamente ao modo de navegação, com o Maps mostrando as melhores rotas e caminhos para se usar no momento.

15. Modo anônimo

Assim como a maioria dos serviços do Google, o Maps faz uso do seu histórico de buscas para personalizar a experiência e fazer sugestões mais inteligentes. No entanto, se você não deseja guardar o registro dos lugares que frequenta, o aplicativo tem uma função que habilita um modo anônimo para todas as atividades feitas com o app ativado.

Para acessá-la, toque na sua foto de perfil no topo superior direito da tela e selecione a opção Ativar o modo de navegação anônima. O aplicativo será reiniciado e, ao ser aberto novamente, você verá uma barra cinza no topo da janela e a imagem de um boneco em preto e branco em substituição à sua imagem de perfil. A partir daí, nenhum registro novo do Maps será salvo. Para retornar ao modo anterior, basta fazer o mesmo caminho e tocar em Desativar o modo de navegação anônima.

Fonte: Fast Company

Tags:

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.