14 maneiras de avançar em sua carreira de TI

As carreiras em tecnologia podem não ter caminhos definidos, mas existem alguns truísmos consagrados pelo tempo que podem ajudá-lo a obter vantagem

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4:30 pm - 04 de outubro de 2022

Talvez sua carreira em tecnologia dê a sensação de que você está pisando na água, e você se pergunta por que seus colegas estão progredindo mais rapidamente do que você. Ou talvez você esteja querendo agitar as coisas e dar o próximo passo em sua carreira. Independentemente disso, é útil pausar regularmente, refletir, ter uma visão de longo prazo para otimizar seu caminho e permanecer aberto a novas oportunidades.

Se você está apenas começando ou é um veterano experiente, os líderes de tecnologia dizem que existem maneiras de seguir em frente que nem sempre são óbvias.

Assim como no setor de tecnologia, a mudança é constante para os profissionais de TI. Aqui, líderes talentosos oferecem suas melhores dicas sobre como avançar em sua carreira de TI para que você não fique para trás.

Mergulhe no fundo do poço

Para alguns, estar amarrado à proa pode ajudar a forjar uma carreira de liderança em TI. Michiel Schipperus, CEO da Sana Commerce, descobriu isso com apenas 20 anos.

Me pediram para liderar uma equipe, diz Schipperus. O gerente tinha acabado de sair e eles precisavam de uma solução rápida. Eu não achava que estava pronto, mas meu mentor sim. E deu certo. Aprendi a liderar uma equipe, fomentar uma cultura e entregar resultados. Foi a melhor experiência que eu poderia pedir”.

Encontre um mentor

Muitos líderes de tecnologia dizem que encontrar um bom mentor pode ser a melhor coisa que você pode fazer para impulsionar sua carreira em tecnologia. Abhay Kulkarni, Vice-Presidente Sênior e Gerente Geral do Webex, na Cisco, diz que você deve procurar alguém que possa ajudar a orientá-lo e, quando chegar a hora, retribuir passando isso adiante.

“Tudo o que você faz influencia os outros, então pense no melhor mentor que você já teve – talvez um gerente, um colega, um pai, um amigo, um treinador ou um professor de escola primária”, diz Kulkarni. Lembre-se da influência deles – em algum momento de sua vida, você terá a chance de transmitir o mesmo para outra pessoa.

Um bom feedback é um presente, diz Schipperus.

Isso ajuda você a crescer, diz ele. Entre em contato com seu coach ou mentor e peça sua perspectiva e insights. Outra opinião permitirá que você veja os desafios sob uma luz diferente. Você encontrará soluções tangíveis e novas oportunidades”.

Trate sua carreira como um projeto

Kulkarni diz que as trajetórias de carreira raramente são lineares. Haverá altos e baixos, contratempos e você pode até assumir um papel regressivo em algum momento. Continue, ele diz, e você pode se ver catapultado para um papel maior mais tarde. Ele aconselha a criação de métricas pessoais para acompanhar o progresso, assim como você faria com um projeto.

“Crie marcos que meçam o crescimento além do progresso financeiro ou corporativo”, diz ele. Por exemplo, acompanhar o aprendizado de novas habilidades ou técnicas ou certificações são grandes marcos para construir em sua carreira.

Continue aprendendo

Kulkarni gosta de fazer cross-training e não apenas no trabalho. Ele tece tanto o aprendizado tecnológico quanto alguns métodos não convencionais para manter seu cérebro afiado.

Um dos melhores conselhos que recebi na minha carreira é que o aprendizado nunca termina, diz. “Gosto de ler temas diversos, ouvir podcasts que estimulam o pensamento e até fazer amigos que trazem visões diversas para manter meu cérebro saciado. Equilibre seu trabalho e sua paixão fora do trabalho. Saia da sua zona de conforto – se você estiver confortável, o desejo de aprender vai embora”.

Execute tão bem quanto você planeja

Alguns profissionais de TI se prejudicam concentrando-se demais em como algo será feito em vez de fazê-lo, diz Kulkarni.

Uma estratégia brilhante pode ser obliterada por uma execução ruim , diz ele. “Muitas pessoas pensam muito em estratégia, mas não o suficiente em execução. Empresas – e chefes – gostam de pessoas que podem unir estratégia e execução”.

Obtenha feedback dos colegas

Kulkarni diz que você deve pedir feedback de seus colegas, que ele acredita que serão seus críticos mais duros.

“O feedback sólido pode abrir as portas para a realização e o crescimento de ideias, autoavaliação e desenvolvimento de novos pensamentos que podem influenciar sua carreira de maneira positiva”, diz ele. “Se você conhece suas fraquezas, esse conhecimento pode ser sua força. Seja honesto consigo mesmo – ninguém é perfeito. Não há problema em ter fraquezas, desde que você as construa e use isso como uma oportunidade para crescer”.

Pegue a estrada menos percorrida

Erin Fusaro, Vice-Presidente de Engenharia da Chipper Cash, era formada em inglês e adquiriu habilidades tecnológicas – incluindo codificação – trabalhando no que chama de empregos adjacentes à tecnologia, onde podia aprender com colegas de TI e engenharia.

“Não esconda ou diminua seu passado, em vez disso, incline-se em seu passado único”, diz Fusaro. Equipes diversas estão mais equipadas e mais resilientes à variabilidade do trabalho em tecnologia. Diferentes experiências vividas e origens nos ajudarão a resolver problemas que ainda nem nos deparamos. Use seu passado para impulsionar seu futuro”.

Esteja aberto à oportunidade

Fusaro não inveja aqueles que planejaram suas carreiras inteiras logo após a faculdade – funciona para alguns. Mas ela descobriu que estar pronta para aproveitar novas oportunidades, à medida que elas aparecem, tem sido a melhor abordagem para construir sua carreira.

“Quando você está menos fixado na estrada em que começou, abre seu campo de visão para possibilidades além dela”, diz ela. “À medida que as pessoas descobrem que um mercado em baixa ou uma recessão as afastou de seu plano original, a resiliência e a agilidade ajudarão você a manter o ritmo. Em vez disso, esteja aberto a oportunidades, assuma riscos calculados quando houver a opção de aprender”.

Tome uma decisão e, em seguida, revisite

Os gerentes de TI às vezes se sentem paralisados pela falta de uma solução clara diante da incerteza, diz Fusaro, e navegar no caos é fundamental, especialmente em startups e outras situações de tecnologia de alto risco em que as coisas mudam rapidamente.

“A paralisia é sua inimiga, não tenha medo de tomar uma decisão”, diz ela. “Às vezes você terá que escolher entre uma variedade de soluções falhas no espírito de seguir em frente. Você não será poupado de críticas, pois a maioria das lideranças geralmente vem sem simpatia. É por isso que resiliência, humildade e um forte senso de seu próprio valor intrínseco são a chave para se manter à frente, mantendo sua saúde mental e física sob controle. Algumas decisões têm prazo de validade, tudo bem revisá-las mais tarde. Cada decisão que você toma no caminho estava certa no momento, se isso o leva para um lugar melhor.

Dê um passo para trás

Marcus Merrell, Vice-Presidente de Estratégia de Tecnologia da Sauce Labs, diz que os profissionais de TI às vezes se sentem presos em sua posição atual, em parte porque podem não ter perspectiva de como seu trabalho está afetando positivamente a organização.

“Para perceber seu impacto, dê um passo para trás e olhe para outras equipes e como todos confiam uns nos outros para realmente ter sucesso com um ótimo produto”, diz Merrell. Você vai ver o quanto a equipe e o produto precisam de você e que suas contribuições são necessárias para o sucesso. Para causar um impacto maior, descubra quais são os maiores riscos para o seu negócio e encontre uma maneira de concentrar seu tempo nesses riscos. Ao entender as coisas mais fundamentais que mantêm seu CEO acordado à noite, você pode começar a ajudar com esses problemas específicos, e seu impacto cresce”.

Mantenha simples

Avançar em sua carreira geralmente é focar nas coisas simples, em vez de perseguir as mais interessantes, diz Jake Vygnan, COO e cofundador da Taimi.

“Por exemplo, é essencial saber construir uma jornada do usuário, que parece simples e fundamentada, diz Vygnan. Mas a pessoa que faz isso bem em cada produto será um especialista e um bem mais precioso do que aquele que quer construir um elefante branco”.

Continue pensando grande

Dena Campbell, CIO da Vaco, lembra que quando ela era uma jovem analista, sua própria CIO na época parou para ver por que ela estava trabalhando tão tarde. Ela estava desenvolvendo um projeto de software que enfrentava muitas mudanças de última hora, levando a muito estresse.

“Ela ouviu, me pressionou para compartilhar, me fez perguntas e me desafiou a articular o que aconteceu”, diz Campbell. No dia seguinte, ela me puxou para uma sala de conferências cheia de líderes para compartilhar o assunto que discutimos na noite anterior. E embora estivesse nervosa, estava preparada para articular os fatos do cenário e pensar maior do que na noite anterior”.

Allison Lasater, Vice-Presidente de Tecnologia e Operações Corporativas do Lincoln Financial Group, concorda que você pode crescer dedicando um momento para reformular a situação em que se encontra.

Verifique sua percepção , diz Lasater. “Sentir-se preso não torna isso um fato, mas as histórias que contamos a nós mesmos são poderosas. Mudar a maneira como você olha para algo realmente pode mudar sua experiência. Portanto, enquadre a situação de uma maneira que o coloque no banco do motorista e o capacite a agir”.

Lasater aconselha a procurar tarefas que ultrapassem seus limites, ensinam novas habilidades ou conectam você a um líder que você admira.

“Em vez de pensar nisso como sair temporariamente da sua zona de conforto”, ela diz, “permita que esses novos desafios a expandam permanentemente”.

Agregue valor

Em vez de quão duro você trabalha, ou quão difícil é sua situação, é importante lembrar que você é pago com base em quanto valor você traz para uma organização, diz Prasad Ramakrishnan, CIO e CISO da Freshworks.

Muito trabalho de TI é contabilizado como custo indireto, mas não é necessariamente assim, diz ele. “Se possível, tente não ser apenas uma sobrecarga, mas faça com que seu trabalho forneça benefícios reais e mensuráveis. Em alguns setores isso é mais fácil, por exemplo, quando a tecnologia é a geradora de receita, como em SaaS ou empresas de desenvolvimento de software. Em outros casos, a TI supostamente apenas suporta as operações de fabricação e vendas. Para avançar em sua carreira, tente fazer com que seu trabalho conte como uma economia de custos, ou, ainda melhor, como um gerador de receita”.

Empregue empatia

Ramakrishnan exorta os profissionais de TI a liderar com empatia, uma característica que beneficia a organização, mostra suas habilidades sociais e reconhece que seus colegas são humanos em primeiro lugar.

“As carreiras de TI são voltadas para o serviço, e a empatia é o principal ingrediente para manter os funcionários felizes”, diz Ramakrishnan. “Quando os funcionários entram em contato com a TI, é mais provável que algo não esteja funcionando como desejado para eles. Se o engenheiro de TI não demonstrar empatia pelo problema do usuário, está prejudicando sua reputação junto ao usuário, o que pode prejudicar sua própria carreira. A empatia também é uma característica necessária para os líderes de TI demonstrarem. Começar esta prática no início de sua carreira irá prepará-lo para o sucesso futuro”.

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