13 principais ferramentas de gerenciamento de custos em nuvem

Manter o controle sobre os gastos com sua propriedade na nuvem é mais importante do que nunca

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8:54 am - 16 de dezembro de 2021
nuvem, cloud Foto: Adobe Stock

As ferramentas de gerenciamento de custos em nuvem são uma criação relativamente nova. Há apenas uma década, a nuvem foi lançada para nos poupar o trabalho de licitar, instalar e manter nosso próprio hardware. Os preços por hora foram especificados em centavos. Como algo pode dar errado?

O que descobrimos é que todas essas frações de um centavo podem se acumular em um número que ultrapassa o orçamento. As plataformas de gestão de custos em nuvem estão aqui para ajudar, acompanhando todas as contas e distribuindo-as às várias equipes responsáveis pela sua acumulação. Dessa forma, o grupo que adiciona muitos recursos sofisticados que precisam de muito armazenamento e tempo de servidor terá que ser responsabilizado por sua extravagância. Os bons programadores que não usam muito RAM e espaço em disco podem ser recompensados.

Equipes menores com configurações simples provavelmente podem sobreviver com os serviços de estoque das empresas de nuvem. A contenção de custos é um grande problema para muitos CIOs agora e as empresas de nuvem sabem disso. Eles começaram a adicionar melhores ferramentas de contabilidade e alarmes que são acionados antes que as contas atinjam a estratosfera. Consulte as ferramentas Azure Cost Management, Google Cloud Cost Management e AWS Cloud Financial Management para as três grandes nuvens.

Uma vez que seu compromisso com a nuvem fica um pouco maior, ferramentas independentes de gerenciamento de custos começam a se tornar atraentes. Elas são projetados para trabalhar com várias nuvens e criar relatórios que unificam os dados para fácil consumo. Algumas até fazem um ótimo trabalho rastreando as máquinas que funcionam no local, para que você possa comparar o custo de aluguel com a construção de sua própria sala de servidores.

Em muitos casos, os gerentes de custo da nuvem fazem parte de um conjunto maior projetado não apenas para observar o resultado financeiro, mas também para aplicar outras regras, como segurança. Eles também ajudam a governar o crescente império de instâncias de servidor que pode se estender por todo o mundo. Se você já se perguntou se pode dizer: “O sol nunca se põe em meu império das nuvens”, assim como os britânicos faziam há tantos anos, você pode responder a essa pergunta com estes relatórios.

O que se segue é uma lista em ordem alfabética de algumas das melhores ferramentas de rastreamento de custos de nuvem. A área está se expandindo rapidamente à medida que os gerentes corporativos reconhecem que precisam controlar suas contas de nuvem.

Apptio Cloudability

A Apptio faz uma grande coleção de ferramentas para gerenciar lojas de TI, e Cloudability é sua ferramenta para lidar com os custos da nuvem. A ferramenta divide com precisão as várias instâncias de nuvem em uso, alocando-as às suas várias equipes para fins contábeis. Idealmente, suas equipes serão capazes de controlar seus próprios custos com os vários relatórios e painéis gráficos em oferta. O True Cost Explorer da Cloudability, por exemplo, oferece gráficos dinâmicos para alternar entre várias variáveis agregadas a fim de estabelecer planos precisos e prever o uso futuro. A capacidade de nuvem também se integra a ferramentas de bilhetagem, como Jira, para planejamento e ferramentas de rastreamento, como Datadog para monitoramento.

CloudAdmin

Os painéis criados pelo CloudAdmin são simples e diretos. O back-end da ferramenta rastreia o uso da nuvem e a interface da web oferece sugestões para dimensionar corretamente seus servidores ou convertê-los em instâncias reservadas. As instâncias do servidor podem ser alocadas às equipes e, em seguida, monitoradas com um orçamento. Se os gastos ultrapassam uma linha definida, os alertas são integrados ao e-mail ou outras ferramentas de comunicação comuns, como PagerDuty, para notificar o pessoal sobre a necessidade de atenção.

CloudCheckr

A CloudCheckr se concentra em controlar os custos da nuvem e segurança. Sua funcionalidade de gerenciamento de custos rastreia problemas padrão, como consumo, previsão e dimensionamento correto de instâncias. A ferramenta também oferece suporte à revenda para empresas que adicionam suas próprias camadas a instâncias de nuvem de commodities. Uma opção de etiqueta em branco torna possível passar por todos os relatórios e gráficos para ajudar seus clientes a entender seu faturamento. Também há um foco no suporte às nuvens públicas usadas pelos governos.

Densify

A melhor maneira de executar seus clusters, de acordo com Densify, é manter registros precisos e meticulosos de carga e, em seguida, usar esses dados para aumentar ou diminuir rapidamente. Os otimizadores da Densify se concentram em recursos de nuvem, como instâncias, clusters Kubernetes e máquinas VMware. A Densify sugere que essa abordagem melhora o dimensionamento em 30%, um número que certamente deixará a equipe financeira feliz. A ferramenta FinOps do Densify gera relatórios abrangentes para ajudar a manter os desenvolvedores de aplicativos e contadores de feijão felizes.

Flexera One

O conjunto de produtos de gerenciamento de nuvem conhecido como Flexera One tem uma seção dedicada ao controle do orçamento. A ferramenta oferece contabilidade em várias nuvens para rastrear gastos com relatórios elaborados divididos por equipe e projeto. A Flexera One também oferece sugestões para otimizar o consumo visando alocações desnecessárias e fornece alguns sistemas automatizados para colocar essas observações em prática.

Harness

As equipes de DevOps podem usar o pipeline incluído na Harness para automatizar a implantação e, depois que o código estiver em execução, rastrear o uso para manter os orçamentos alinhados. Os recursos de gerenciamento de custos da Harness observam anomalias em comparação com os gastos históricos e geram alertas para as equipes. Um recurso para interromper automaticamente instâncias não utilizadas pode funcionar com máquinas pontuais, desbloqueando efetivamente seu potencial de economia de custos enquanto trabalha em torno de sua natureza efêmera.

Kubecost

As equipes que dependem do Kubernetes para implantar pods de contêineres podem instalar a Kubecost para rastrear os gastos. Ela funcionará em todas as nuvens principais (e secundárias), bem como em pods hospedados no local. Os custos são rastreados conforme o Kubernetes se ajusta para lidar com as cargas e são apresentados em um conjunto unificado de relatórios. Grandes saltos ou implantações inesperadas podem disparar alertas para intervenção humana.

Nutanix Xi Beam

Organizações com grandes implantações multicloud podem usar a Nutanix Xi Beam para rastrear custos em uma variedade de instalações, incluindo máquinas em nuvem privada hospedadas no local. A ferramenta pode ser personalizada para gerar estimativas de custos precisas de instalações privadas, levando em consideração os custos de aquecimento e resfriamento, hardware e aluguel do data center. Isso torna mais fácil tomar decisões precisas sobre a alocação de cargas de trabalho para a implantação de menor custo. O processo pode ser automatizado para simplificar o gerenciamento e o planejamento futuro de orçamentos para instâncias reservadas.

Replex

Rastrear e controlar os contêineres em um ambiente Kubernetes é o objetivo da Replex. A ferramenta monitora clusters em nuvens públicas ou em execução localmente, reunindo estatísticas sobre a carga para construir relatórios que cobrem os custos de estorno para as equipes responsáveis por eles. A Replex também oferece um mecanismo de machine learning proprietário para transformar dados históricos em um plano de implantação eficiente. Uma camada de controle de política oferece restrições granulares para garantir que as equipes tenham acesso ao que precisam, mas fiquem bloqueadas para o que não precisam.

Spot

O marketplace da Spot costuma ser a oportunidade mais barata de adquirir recursos de computação, mas pode ser difícil de gerenciar. A Spot automatiza parte do trabalho de gerenciamento de uma coleção de instâncias reservadas e aumenta-as com máquinas spot conforme necessário. Sua ferramenta Elastigroup oferecerá planos de escalonamento com base no desempenho anterior, enquanto a Cloud Analyzer gera relatórios para ajudar a entender para onde o dinheiro está indo.

Turbonomic

A IBM conta com a Turbonomic para fornecer uma solução baseada em IA para gerenciar a implementação para atender a demanda de aplicativos com infraestrutura. A ferramenta iniciará, parará e moverá os aplicativos automaticamente em resposta à demanda. Os dados que orientam essas decisões são armazenados em um warehouse para treinar a IA que tomará decisões futuras. A versão mais recente inclui um novo painel e estrutura de relatórios com base no Grafana.

VMware CloudHealth

A VMware criou o CloudHealth para gerenciar implantações em todas as principais plataformas de nuvem, bem como em nuvens híbridas. O módulo de contabilidade de custos rastreia os gastos e os aloca para as equipes de negócios, enquanto otimiza as implantações para minimizar os gastos. A camada de modelagem pode construir cronogramas de amortização e consumo para prever com precisão a demanda futura. Tanto os gerentes financeiros quanto as equipes de desenvolvimento podem se aprofundar nessas previsões para focar em aplicativos específicos ou constelações de serviços.

Zesty

Embora muitos gerentes de nuvem ofereçam insights por meio de relatórios sofisticados, a Zesty foi projetada para automatizar o trabalho de ativação e desativação de instâncias extras. Ela oferece uma ferramenta informada por algoritmos de inteligência artificial que podem funcionar com a API da AWS para tomar decisões que mantêm apenas o número suficiente de máquinas em execução para satisfazer os usuários sem estourar o orçamento. A ferramenta pode controlar a quantidade de espaço em disco alocado para máquinas individuais enquanto compra e vende tempo de processador no local em mercados de instância reservados.

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