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12 coisas que todo CIO deve fazer no primeiro ano

Orla Daly ingressou na Skillsoft, fabricante de software de aprendizado, como CIO, em março de 2022, com o mandato de impulsionar a eficiência operacional e a transformação desde o primeiro dia.

Para ter sucesso nesses objetivos, Daly elaborou uma lista mais longa de tarefas de apoio que ela precisava realizar rapidamente. Sua lista: Entenda em detalhes os negócios de seu novo empregador e sua estratégia. Faça um inventário do cenário tecnológico atual. Avalie o talento da sua equipe. E, então, use toda essa coleta de informações para identificar o que precisa mudar e como mudar.

“Trata-se realmente de aprender onde estávamos, para que eu pudesse formular um plano adiante”, diz Daly, que já lançou novos programas de treinamento para preencher lacunas de habilidades, principalmente em torno da alfabetização de dados necessária para apoiar a transformação digital. Ela também priorizou projetos de TI com base em seu impacto esperado nas prioridades de negócios. Ambas são ações que Daly acredita que a ajudam a construir credibilidade e uma verdadeira parceria com seus colegas executivos.

“Tudo está preparando a TI para o sucesso a longo prazo”, acrescenta Daly.

Como a maioria dos executivos, a fase de lua de mel para novos CIOs é bem curta. Consequentemente, os novos CIOs como Daly têm menos tempo para causar uma impressão positiva, construir alianças e elaborar planos para o sucesso.

A melhor forma de fazer isso pode variar, mas aqui, vários líderes de TI experientes compartilham tarefas essenciais que os novos CIOs devem realizar em seu primeiro ano para preparar o terreno para o sucesso futuro.

1. Arranje tempo para ouvir

Os CIOs ouvem há anos que precisam de sólidas habilidades de comunicação para ter sucesso, mas Helen Norris, CIO da Chapman University, na Califórnia, acredita que como CIO ela deve ouvir tanto quanto – senão mais do que – ela fala. É por isso que ela embarcou em uma turnê de escuta quando começou neste papel.

“Eu não acho que seja a coisa certa apenas pular e dizer [o que precisa ser feito]”, diz Norris. “Você tem que ouvir o que as pessoas em toda a organização estão dizendo, ouvir suas prioridades. As pessoas realmente apreciam (…) a chance de serem ouvidas. E você tem que dar às pessoas a oportunidade de serem realmente francas com você, e você tem que se preparar para ouvir reclamações e, então, construir um plano estratégico com o que você aprende”.

2. Construa relacionamentos

Quando Norris começou na Chapman, o departamento de TI “ficava muito em segundo plano, pois era um utilitário”, diz ela. Os líderes da universidade reconheceram que a TI não estava apoiando adequadamente a missão principal da escola e deram a ela um mandato para envolver melhor os departamentos acadêmicos.

Para fazer isso, Norris teve que entrar em contato com os chefes de departamento que consideravam a TI apenas uma reflexão tardia e estabelecer um relacionamento. Esse tipo de construção de relacionamento é fundamental para qualquer CIO que queira ser visto como um executivo e parceiro igual no C-suite, diz Norris.

“Todas as funções executivas são sobre pessoas e relacionamentos, e é particularmente importante para um CIO pensar dessa maneira porque temos formação técnica e algumas pessoas ainda pensam que é uma função técnica”, explica ela.

Ela acrescenta: “Não estamos fazendo tecnologia pela tecnologia, ou não deveríamos estar. Estamos fazendo tecnologia para melhorar a experiência do aluno ou, se você trabalha em uma corporação, para aumentar a experiência do cliente ou a experiência do membro da equipe, e é por isso que é realmente sobre as pessoas”.

3. Construa confiança

Dr. George F. Claffey Jr., CIO e Vice-Presidente Interino de Avanço Institucional e Parcerias Estratégicas da Central Connecticut State University, diz que também se concentra em ouvir e construir relacionamentos. Ele vê a construção da confiança como uma extensão essencial desse trabalho.

“Ninguém terá confiança em sua agenda se você não puder ser confiável”, diz ele.

Para construir confiança, Claffey reconhece os desafios dos outros e trabalha para corrigi-los. “Encontramos a vitória para eles”, diz ele, acrescentando que também participa de reuniões realizadas por outros departamentos e demonstra um interesse genuíno em seus objetivos para que eles vejam que “estou interessado não apenas em TI, mas em tudo o que está acontecendo”.

4. Repensar (e renomear) as prioridades do portfólio de TI

Daly, da Skillsoft, diz que o foco nos problemas mais impactantes e as iniciativas de tecnologia que suportam as necessidades de negócios mais críticas podem criar credibilidade rapidamente e demonstrar o valor da TI.

Esse foco, no entanto, não acontece por acaso, e os novos CIOs não devem assumir que seus portfólios de trabalho herdados têm os projetos certos priorizados. Daly não o fez e, em vez disso, revisou o cenário de TI para garantir que sua equipe se concentrasse primeiro nos problemas mais críticos.

Daniel Sanchez Reina, que como Vice-Presidente da empresa de pesquisa Gartner trabalha em tópicos de liderança, cultura e pessoas do CIO, diz que os CIOs devem ver esse processo como uma oportunidade de destacar o valor que esses projetos têm para os negócios. Ele aconselha novos CIOs a posicionar e até renomear projetos por sua proposta de valor para ajudar a mostrar que eles estão focados em usar a tecnologia para criar resultados de negócios.

5. Cuidado com a lacuna de habilidades

Para ter uma loja de CIO bem-sucedida desde o início, Jim Hall, CEO da consultoria Hallmentum, diz que os CIOs “precisam ter as pessoas certas fazendo as coisas certas na hora certa e precisam ter as habilidades certas”.

Para garantir isso, os CIOs devem avaliar suas equipes desde o início para identificar lacunas de habilidades nos indivíduos e entre as equipes e, em seguida, determinar quais medidas são necessárias para colocar as pessoas e as habilidades certas fazendo a coisa certa na hora certa.

6. Elabore sua estratégia para entregar resultados de negócios

Líderes veteranos de TI dizem que os novos CIOs não podem demorar muito neste estágio de conhecer tudo. Eles devem rapidamente pegar essas informações e usá-las para elaborar uma estratégia que cumpra os objetivos para os quais foram contratados.

“Após os primeiros 100 dias, crie um tema central do que você vai fazer”, diz Claffey. “Então é hora de começar a falar sobre qual é o seu plano”.

Depois de se reunir com os líderes das unidades de negócios, manter conversas em mesa redonda com os funcionários para ter uma noção de suas capacidades e revisar o cenário de TI, incluindo seu portfólio de projetos, Daly, da Skillsoft, diz que elaborou seu plano para avançar e rapidamente começou a implementar partes dele. Até agora, isso inclui treinamento e desenvolvimento em torno de dados, visto que é um componente necessário para a transformação digital, bem como uma iniciativa que ela chamou de North Star, destinada a fornecer recursos para os principais processos de negócios.

7. Estabeleça suas expectativas para os gerentes

Os CIOs geralmente herdam uma equipe de gerenciamento ao ingressar em uma nova empresa e, assim, herdam sua estrutura de tomada de decisão e responsabilidade.

Como o novo chefe de departamento, “você terá que descobrir quais decisões [os gerentes] podem tomar por conta própria, o que eles precisam executar por você e como você as medirá”, diz Michael Spires, Diretor e Líder de Prática de Transformação de Tecnologia no The Hackett Group, uma empresa de consultoria de negócios.

Spiers diz que este é um passo de um ano particularmente importante para os CIOs que foram promovidos internamente, pois eles precisam se ajustar a ser o chefe daqueles que já foram colegas de trabalho. Ele acrescenta: “Reconheça que o relacionamento mudou e, portanto, seja explícito sobre suas expectativas para seus ex-colegas”.

8. Nomeie um deputado

Um CIO que é bem-sucedido em ser um parceiro estratégico também não pode interferir nas necessidades operacionais diárias de TI, diz Sanchez Reina, “porque se o CIO tentar resolver todos os obstáculos do dia-a-dia, eles não serão capazes de dedicar tempo a atividades estratégicas”.

Para evitar esse cenário potencial, Sanchez Reina aconselha os novos chefes de TI a nomear um vice para assumir esse trabalho tático. Os CIOs de grandes organizações podem criar e contratar um cargo específico de adjunto, enquanto os CIOs de empresas menores provavelmente terão que adicionar essas responsabilidades a uma função existente.

“Pode não ser uma função formal”, acrescenta Sanchez Reina, “mas o CIO sempre precisa ter esse braço direito”.

O indivíduo indicado deve ser pragmático e decisivo, diz ele; eles não podem levar um mês para tomar uma decisão. Eles devem ser focados no cliente em vez de trabalhadores técnicos de cabeça para baixo. E eles devem ser generosos com seu tempo, observando: “Tem que ser uma pessoa que nunca diz: ‘Não é meu trabalho'”.

9. Determine o verdadeiro lugar do CIO na hierarquia

Sim, o CIO deveria ser um cargo de nível C, mas às vezes não é visto como tal por outros executivos. Mesmo se for, o CIO pode descobrir que sua autoridade é reduzida ou prejudicada por outros na equipe executiva, diz o consultor Hall.

“O CIO deve ter autoridade total sobre a TI, mas isso pode não ser verdade em algumas organizações. Essa realidade poderia ser bem diferente. Você pode estar se reportando a alguém que costumava estar nessa função de CIO e eles vão assumir a responsabilidade, não importa o que você faça. Ou, por razões históricas, você pode encontrar alguém afirmando autoridade. E mesmo que o CIO tenha autoridade total, outros podem ter influência sobre a TI”, explica Hall. “Então, entenda todo o seu escopo de autoridade”.

Novos CIOs devem descobrir se outros executivos podem estar usurpando o poder do CIO e – pelo menos no curto prazo – encontrar um caminho em torno dessa situação para que eles ainda possam obter sucesso apesar de quaisquer obstáculos ou obstruções que outros apresentem, diz Hall.

“O objetivo final é que o CIO traga toda essa autoridade para o papel do CIO”, diz ele, “mas, a curto prazo, o CIO pode precisar trabalhar em colaboração com esses [outros líderes]”.

10. Identifique influenciadores dentro do C-suite

Novos CIOs fariam bem em identificar os executivos que têm mais influência sobre o CEO – “‘influência’ significando que o CEO ouve essas pessoas”, diz Sanchez Reina.

Identificar esses indivíduos e entender suas visões para a organização pode fornecer insights sobre o que o CEO pensa e valoriza, diz ele – insights que podem ajudar os CIOs a moldar seu próprio roteiro, pensamento estratégico e projetos prioritários. Os CIOs também podem destacar esse alinhamento para obter a adesão desses executivos – e até mesmo obter campeões entre eles.

11. Coloque um aliado no tabuleiro

Da mesma forma, Rick Pastore, Diretor Sênior e Consultor de Pesquisa de Tecnologia do The Hackett Group, recomenda que os novos CIOs busquem um aliado entre os diretores, identificando e engajando um membro do conselho focado em tecnologia. Esse relacionamento pode ajudar o CIO a entender melhor e, assim, alinhar a visão do conselho sobre a estratégia da organização e seu futuro.

12. Descubra e corrija seus pontos problemáticos

“Descubra onde estão seus desafios operacionais, seja na entrega de projetos ou interrupções ou qualquer outra coisa. Em seguida, determine se a pessoa responsável por isso tem uma razão racional para isso, tem um plano para corrigi-lo ou está esperando que alguém lhe diga o que fazer”, diz Spiers, acrescentando que “você não pode deixar um problema como esse apodrecer, porque isso reduz sua credibilidade”.

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