10 tendências tecnológicas para o setor de segurança em 2021

Multipercepção, convergência de sistemas, IA e nuvem abrem novos horizontes para provedores de soluções de segurança patrimonial

Author Photo
4:30 pm - 08 de fevereiro de 2021
câmera, vigilância

Se o setor de segurança cibernética foi chacoalhado pelo aumento do número de ameaças durante a pandemia, o de segurança patrimonial também continuou em uma trajetória de evolução digital. O aumento de tecnologias de multipercepção, a convergência de sistemas de segurança, a popularidade da inteligência artificial e o surgimento de soluções em nuvem fazem parte desse contexto.

Segundo a Hikvision, empresa chinesa de equipamentos de vigilância por vídeo, essas mudanças estão expandindo e remodelando o escopo da indústria. Isso significa manter pessoas e ativos protegidos e criar ambientes mais seguros, eficientes e inteligentes.

Leia mais: Segurança em alta: 40% das empresas deverão ter comitês dedicados em seus conselhos até 2025

A empresa criou uma lista de dez tendências que podem afetar o setor de segurança tanto a curto quanto a longo prazo. Vamos a elas:

1) Vídeo inteligente e a pandemia

O vídeo inteligente tem grande potencial para ajudar as companhias a manter funcionários e clientes seguros no retorno do trabalho. Alimentadas por Inteligência Artificial, as câmeras monitoram locais para garantir que as pessoas sigam precauções vitais de segurança – incluindo distanciamento social, uso de máscara e controle de fluxo – e fornecem rastreamentos iniciais de temperatura.

2) Percepção multidimensional

Com o desenvolvimento e a aplicação de tecnologias de detecção, algoritmos inteligentes, dispositivos e sistemas de segurança integrados, mais recursos de percepção se tornam possíveis. Detecção por radar, imagens multiespectrais, medição de umidade e temperatura e detecção de pressão de gás estão sendo incluídos a câmeras de vídeo e sistemas. Essa inclusão estende os recursos de percepção e permite a coleta e o uso de informações multidimensionais.

3) Visibilidade

Tecnologias de imagem em baixa luminosidade que fornecem imagens coloridas em ambientes escuros e à noite estão se tornando populares, e os clientes têm demonstrado preferência por câmeras com imagem colorida 24 horas por dia e 7 dias da semana, diz a Hikvision. Mais câmeras estão equipadas com tecnologia de imagem em baixa luminosidade para garantir que possam “ver” e reproduzir cores durante o dia e à noite.

4) 5G para UHD e vídeo sem fio

Maior largura de banda e a menor latência tornam possível a transmissão de imagens de alta qualidade via 5G. A adoção de câmeras de alta definição poderá ser maior para segurança. As câmeras sem fio proliferarão e mais dispositivos de ponta serão conectados em locais remotos, o que facilitará a implantação rápida de aplicativos com IA em dispositivos de ponta.

5) Convergência de vários sistemas

Sistemas funcionando em conjunto há muito tempo é um desejo da maioria dos profissionais de segurança, diz a Hikvision. Os benefícios de convergir vários sistemas – incluindo vídeo, controle de acessos, alarme, prevenção de incêndio e gerenciamento de emergência – em uma plataforma unificada incluem mais eficiência e custo-benefício. A convergência também aumenta a escala das soluções de segurança.

6) Transformação digital

A oferta de sistemas de segurança por vídeo com valor agregado se expandiu para ajudar empresas em processos de transformação digital e para que obtenham percepções acerca das oportunidades de desenvolvimento. Capacitadas por análises de IA, soluções inteligentes de segurança por vídeo da atualidade são projetadas para aprimorar a automação e a eficiência operacional em vários mercados, incluindo tráfego, varejo, fabricação, construção, educação etc.

7) Segurança com base em nuvem

Sistemas de segurança com base em nuvem, que reúnem segurança, rede, armazenamento, análises e gerenciamento, estão tornando a implementação mais fácil, pois não há necessidade de servidores e software locais. Isso economiza uma quantidade significativa de tempo e custos enquanto amplia ou reduz sistemas de segurança. A infraestrutura em nuvem também beneficia os clientes com operações e manutenção remotas, alertando rapidamente acerca de eventos de segurança e permitindo atualizações automáticas com as últimas versões de firmware, atualizações e serviços.

8) Computação nas pontas (edge)

A computação de ponta cada vez mais avançada se tornou disponível para câmeras de segurança, e os algoritmos mais inteligentes encontram aplicações amplas. Segundo a Hikvision, a computação de ponta tem uma boa chance de “colocar a IA em toda parte”. O reconhecimento automático de números de placas de veículos (ANPR), alerta automatizado de eventos, contagem de pessoas, mapeamento térmico, detecção de estacionamento ilegal e detecção de capacetes, bem como uma série de outras aplicações de IA, estão se tornando populares.

9) Ecossistemas de aplicativos com IA aberta

Com os aplicativos com IA sendo utilizados em muitos campos novos, os requisitos de mercado para algoritmos estão se tornando mais diversificados e a demanda por customização também está aumentando. Vários fabricantes ligados a segurança lançaram programas para manter dispositivos de ponta abertos para aplicativos com IA de terceiros. Isso traz uma maior variedade de funcionalidade inteligente enquanto os parceiros de desenvolvimento também se beneficiam da abertura.

10) Ênfase na segurança cibernética e privacidade

Impulsionados pelo aumento das soluções com base em nuvem e uma série de tecnologias inovadoras como IoT, Big Data, 5G e IA, milhões de dispositivos e sistemas de segurança agora estão se juntando a rede de segurança. Proteger os dispositivos e sistemas contra ataques cibernéticos e estabelecer a privacidade dos dados são questões mais importantes do que nunca.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.