10 tendências para 2021 e como os CIOs podem se manter à frente

Depois uma pandemia global, o próximo normal está começando a tomar forma. Aqui está uma visão do que está por vir para as organizações de TI

Author Photo
8:54 am - 07 de dezembro de 2020

À medida que a pandemia de Covid-19 se desenrolava, os CIOs enfrentaram desafios épicos, como nunca antes. Para muitos líderes empresariais, a recuperação não é apenas um retorno ao estado anterior, mas um repensar de cima para baixo em que negócio eles precisam estar e como seus negócios devem ser administrados. Como os principais proprietários da infraestrutura digital que sustenta todos os aspectos das empresas modernas, os CIOs devem desempenhar papéis essenciais no caminho da recuperação, buscando o “próximo normal” enquanto ainda desempenham seus papéis tradicionais.

As previsões a seguir, com base no IDC FutureScape: Previsões da Agenda 2021 do CIO Global, apresentam informações sobre tecnologias, mercados e ecossistemas para ajudar os CIOs a entender melhor as tendências futuras e seu impacto na empresa, além de oferecer orientação sobre ambientes complexos e dinâmicos, propor recomendações prescritivas e acionáveis para os próximos cinco anos.

Habilidades do futuro

Até 2022, 65% dos CIOs capacitarão digitalmente e habilitarão os funcionários da linha de frente com dados, IA e segurança para estender sua produtividade, adaptabilidade e tomada de decisão diante de mudanças rápidas. As empresas precisam de equipes e trabalhadores para funcionar de forma mais autônoma, tomando decisões diante de grandes incertezas. Os funcionários da linha de frente estão na melhor posição para obter conhecimento em tempo real das mudanças no comportamento do cliente e nos ambientes externos. Mas eles precisam de acesso a dados e ferramentas inteligentes incorporados em seus fluxos de trabalho de uma forma contínua. Os CIOs precisarão reforçar os recursos de TI em ciência de dados, IA e interface homem-máquina e design de fluxo de trabalho inteligente avançado.

Recomendações:

  • Adquira talentos por meio de contratação, desenvolvimento e parceria antes da curva para evitar lacunas críticas.
  • Crie centros de excelência (COEs) para dados/analytics, IA, machine learning (ML) e fluxo de trabalho e automação de tarefas.
  • Garanta que estratégias, políticas e ferramentas estejam em vigor para proteger dados confidenciais e garantir o uso adequado.
  • Planeje a evolução de trabalhadores digitais direcionados para trabalhadores digitais/humanos híbridos para trabalhadores digitais autônomos.

De olho na confiança digital

Em 2021, incapazes de encontrar maneiras adaptáveis de conter a escalada de ciberataques, agitação, guerras comerciais e colapsos repentinos, 30% dos CIOs não conseguirão proteger a confiança – a base da confiança do cliente. De acordo com uma pesquisa recente da IDC, 63% das organizações estão investindo em segurança cibernética para construir confiança digital para clientes, funcionários e parceiros. Apesar desses investimentos, quase um terço dos CIOs não conseguirá superar totalmente as consequências de eventos adversos conforme a intensidade e a diversidade das ameaças aumentam, resultando na degradação da confiança em seus negócios. Espera-se que os CIOs liderem todos os aspectos de tecnologia do gerenciamento de risco para a empresa e seus ecossistemas em um momento em que o financiamento é escasso e examinado.

Recomendações

  • Repense as estratégias de gerenciamento de risco no novo contexto de alta volatilidade, aumento de ameaças e incerteza nos negócios.
  • Adote práticas modernas e aproveite estruturas comprovadas como o NIST.
  • Crie objetivos e estratégias de confiança para concentrar esforços em iniciativas de alto retorno.

Modernizar a infraestrutura

Até 2023, o enfrentamento da dívida técnica acumulada durante a pandemia afetará 70% dos CIOs, causando estresse financeiro, resistência inercial à agilidade de TI e migrações de “marcha forçada” para a nuvem. Diante da necessidade de agilidade na reação às condições de negócios em rápida mudança, muitos CIOs tiveram que usar atalhos para os protocolos normais de TI para implementar soluções digitais, às vezes literalmente da noite para o dia. Adicionar nova dívida técnica era inevitável, resultando em obrigações futuras para mitigar deficiências. Mas se não for controlada, a dívida técnica continua a crescer e eventualmente se torna um obstáculo insustentável para a TI. Os CIOs experientes buscam oportunidades para projetar plataformas digitais de próxima geração que modernizam e racionalizam a infraestrutura e os aplicativos, ao mesmo tempo que fornecem recursos flexíveis para criar e fornecer novos produtos, serviços e experiências para funcionários e clientes.

Recomendações

  • Faça a triagem das soluções de emergência impulsionadas pela pandemia em “boas o suficiente para manter”, “precisam ser corrigidas” e “devem ser retiradas ou substituídas”.
  • Colabore com executivos de linha de negócios (LOB, sigla para line of business) para “dividir e conquistar” dívidas técnicas usando desenvolvedores de LOB e financiamento para estender os recursos de TI.
  • Combine esforços de eliminação de dívida técnica com iniciativas de modernização de plataforma.

O CIO empreendedor

Em 2023, as crises globais farão com que 75% dos CIOs sejam parte integrante da tomada de decisões de negócios, à medida que a infraestrutura digital se torna o sistema operacional da empresa, enquanto passa da continuação dos negócios para a reconceituação. A TI deve desempenhar um papel central na recuperação dos negócios, com liderança em tecnologia corporativa, mitigação de riscos e otimização de custos. Os CIOs têm a oportunidade e a obrigação de fornecer um “sistema operacional” corporativo composto de infraestrutura digital, inteligência e recursos de TI necessários para impulsionar seus negócios no futuro. Os CIOs mais bem-sucedidos exibirão características que combinam empreendedor, visionário e implementador – a capacidade de criar e vender a visão para a nova empresa e, em seguida, fazê-la acontecer.

Recomendações:

  • Invista na sobrevivência a curto prazo, mas também na recuperação a longo prazo.
  • Aproveite as iterações rápidas com resultados tangíveis e reavalie as necessidades conforme os ambientes evoluem.
  • Faça parceria com executivos de LOB, colegas e especialistas da indústria e parceiros de tecnologia para construir uma rede de conhecimento para superar crises e desafios atuais e futuros.

Automação exponencial é inevitável

Até 2024, para oferecer suporte a ambientes de trabalho distribuídos e seguros, 50% dos CIOs irão acelerar a robotização, automação e aumento, tornando o gerenciamento de mudanças um imperativo formidável. A automação é uma prioridade para eliminar dependências humanas em sistemas e processos críticos para os negócios. O IDC descobriu que, em média, 16% da força de trabalho será substituída pela automação de IA nos próximos cinco anos, após um aumento constante de 11% para 23% no período. Resumindo, o gerenciamento de mudanças, não apenas em fluxos de trabalho e processos, mas também na cultura e nos comportamentos dos funcionários, está se tornando rapidamente um diferenciador e requisito de trabalho para os CIOs.

Recomendações:

  • Gerencie processos de mudança e redesenho, pois os funcionários da linha de frente precisarão estar acostumados a trabalhar com máquinas.
  • Seja transparente ao comunicar os planos de automação e trabalhe com o RH para gerenciar as preocupações dos funcionários sobre perda ou marginalização do emprego.
  • Crie um recurso de auditoria para ML e IA que possa avaliar regularmente a relevância da entrada de dados, suposições do modelo e saída do modelo.

Criação de centros de adversidade

Em 2023, os centros de adversidade liderados pelo CIO se tornarão um elemento permanente em 65% das empresas, com foco na construção de resiliência com infraestrutura digital e financiamento flexível para diversos cenários. No mundo de hoje, as ameaças podem vir em múltiplos e são imprevisíveis e muitas vezes não são bem compreendidas porque não têm precedentes. Mitigar riscos – saúde, economia, sociais, políticos e ambientais – agora é um imperativo empresarial. Em vez de se concentrar puramente na recuperação de negócios, CIOs de alto desempenho criam resiliência, criando “centros de adversidade” junto com financiamento flexível e infraestrutura digital robusta para permitir que as empresas percorram rapidamente os estágios de otimização de custos, resiliência, investimentos direcionados e criação do futuro o negócio.

Recomendações:

  • Invista na excelência de dados, permitindo acesso de dados em tempo real, holístico e seguro a pessoas e sistemas.
  • Identifique os principais talentos em toda a organização e para além das equipes.
  • Crie e obtenha o apoio da alta administração para um estatuto com responsabilidades, escopo, autoridades e resultados.

Em 2025, 80% dos CIOs junto com os executivos das linhas de negócios irão implementar recursos inteligentes para sentir, aprender e prever mudanças nos comportamentos do cliente, permitindo experiências exclusivas do cliente para engajamento e fidelidade. Hoje, o comportamento do cliente muda constantemente, às vezes dramaticamente. A pandemia mudou a forma como as pessoas vivem e como as empresas operam. As organizações de TI precisam ajudar as empresas a se tornarem verdadeiramente centradas no cliente, com profundo conhecimento dos desejos, necessidades e comportamentos. Eles precisam implantar recursos inteligentes que possam adquirir e reunir formas distintas de dados e, em seguida, usar IA, ML e outras tecnologias para extrair insights e detectar padrões que podem ser usados para criar experiências envolventes e de fidelização.

Recomendações:

  • Certifique-se de que as políticas e diretrizes estejam em vigor para o uso de dados do cliente e inteligência de máquina.
  • Adote o “design que prioriza o cliente” na criação de novos sistemas e aplicativos.
  • Estabeleça métricas para medir o impacto e o sucesso dos esforços de experiência do cliente.

Até 2025, 60% dos CIOs implementarão a governança para ferramentas de low code/no code para aumentar a produtividade da TI e dos negócios, ajudar os desenvolvedores de negócios a atender a necessidades imprevisíveis e promover a inovação no limite. Ferramentas de low code/no code são poderosas se implantadas e usadas corretamente. Os CIOs devem estar cientes de que essas ferramentas requerem uma governança diferente da geralmente usada em TI para evitar a criação de arquiteturas de aplicativos bizantinas e frágeis. Os CIOs devem ver o desenvolvimento de LOB como uma extensão virtual da organização de TI e se concentrar em fornecer aos executivos e trabalhadores de LOB APIs de autoatendimento sob demanda, plataformas de desenvolvimento e ferramentas para criar soluções digitais facilmente acessíveis e utilizáveis ​​por terceiros.

Recomendações:

  • Crie padrões, arquiteturas, políticas e outros artefatos adequados para desenvolvedores de LOB (Line of Business).
  • Stand up COEs para apoiar desenvolvedores LOB no desenvolvimento de aplicativos seguros e robustos.
  • Configure laboratórios para desenvolvimento de código, teste e aprenda para auxiliar na transferência de conhecimento entre desenvolvedores de TI e LOB.

Infraestrutura híbrida e multicloud

Até 2025, 65% dos CIOs implementarão sistemas de controle de ecossistema, aplicativos e infraestrutura baseados na interoperabilidade, flexibilidade, escalabilidade, portabilidade e oportunidade. Mais do que nunca, os CIOs devem liderar ou permitir a inovação em uma velocidade vertiginosa sob a pressão de mudanças rápidas de mercado, regionalização e reinvenção do setor. Os CIOs devem gerenciar uma infraestrutura híbrida/multicloud e o provisionamento de fluxos de trabalho e processos “como um serviço” sem se prender a um provedor específico. Eles devem gerenciar os sistemas e aplicativos corporativos como um todo, construindo uma plataforma digital de plataformas. E devem orquestrar e gerenciar a participação de sua empresa em vários ecossistemas com processos, dados e aplicativos compartilhados. O objetivo comum é permitir interoperabilidade, flexibilidade, escalabilidade, portabilidade e pontualidade.

Recomendações:

  • Alinhe a governança de TI, os investimentos e a estrutura organizacional com três sistemas de controle – infraestrutura, sistemas corporativos e ecossistemas.
  • Promova uma iniciativa interorganizacional incluindo todas as principais partes interessadas, incluindo executivos das linhas de negócio, parceiros e clientes.
  • Aproveite a IA para uma infraestrutura auto organizada, sistemas corporativos auto-otimizados e ecossistemas auto-organizados.

Novas responsabilidades para o CIO

Até 2024, 75% dos CIOs absorverão novas responsabilidades pelo gerenciamento de dados operacionais de saúde, bem-estar e localização de funcionários para fins de subscrição, saúde, segurança e conformidade tributária.

A pandemia empurrou os CIOs para novas funções e responsabilidades. Essa tendência continuará à medida que as empresas se esforçam para manter a conformidade com as regulamentações em evolução e emergentes, protegendo a saúde, a segurança e o bem-estar dos funcionários, clientes e parceiros. Muitos CIOs precisam absorver essas novas responsabilidades sem abandonar seu mandato existente para ajudar a tornar seus negócios mais competitivos e lucrativos.

Recomendações:

  • Faça parceria com RH, executivos de conformidade, executivos de operações e parceiros externos para acessar novos domínios de conhecimento necessários.
  • Trabalhe com executivos das linhas de negócio para entender as necessidades de relatórios e evitar a coleta de dados desnecessários.
  • Certifique-se de que as medidas de conformidade sejam adequadas em toda a coleta, geração de relatórios e uso de todos os dados.
  • Estabeleça medidas para garantir a precisão e a oportunidade dos dados enquanto ajuda os executivos das linhas de negócio a compreender o significado e os usos potenciais dos dados.
  • Covid-19 colocou o mundo inteiro em um estado de crise, acelerou drasticamente a transformação digital global e forçou os CIOs a se tornarem líderes essenciais para a sobrevivência e o futuro de suas empresas. Neste período de alta incerteza, CIOs e executivos seniores devem antecipar futuros alternativos e definir o caminho para o ambiente de tecnologia, permitindo velocidade, adaptação e evolução. Hoje, o planejamento deve permitir agilidade e adaptação rápida.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.