10 filmes e séries para assistir sobre segurança da informação e privacidade de dados

Especialista em cibersegurança dá dicas de longas-metragens para quem quer ficar por dentro de como funciona um ataque dentro do ambiente online

Author Photo
11:00 am - 24 de dezembro de 2020

Não é de hoje que as disciplinas de privacidade e segurança da informação inspiram roteiros de cinema e produções de televisão e streaming. Afinal, cibercriminosos com táticas sofisticadas para roubar dados e paralisar operações soa próximo demais da realidade dos dias de hoje. Levantamento da Check Point Software Technologies apontou que, só nos últimos seis meses, as tentativas de ataques cibernéticos se intensificaram com 2,5 milhões de tentativas registradas.

Na lista abaixo, especialistas do Grupo Daryus destacam alguns filmes, séries e documentários que não só entretém como ajudam a esclarecer um pouco mais o universo cibernético e como se prevenir dentro do ambiente online.  

Privacidade Hackeada 

O grande escândalo com o Facebook e a empresa Cambridge Analytica foi de conhecimento mundial. Entre o ano de 2018 e 2019, foi descoberto que a consultoria política se utilizou de dados de milhares de usuários da rede social para impactar as eleições presidenciais dos EUA e no Brexit (Saída do Reino Unido da União Europa), ambos em 2016. O documentário “Privacidade Hackeada” produzido pela Netflix mostra todo o processo contra o Facebook e relata de forma detalhada como era feita a manipulação dos usuários e o uso de propaganda dentro da rede social.  

Sujeito a Termos e condições 

Este documentário mostra as implicações em aceitar o ‘Termo e Condições’ de um serviço sem ler de fato o contrato. É uma ótima escolha para aqueles que não tem o costume de ler as permissões pedidas por aplicativos ou serviços, na hora de adquiri-los. O conteúdo pode ser alugado na Amazon Prime. 

Hacker 

Este filme tem uma pitada de suspense e de ficção. Hacker é um filme que mostra como um jovem acaba entrando para o famoso grupo hacker Anoymous, depois de realizar diversos roubos de identidade e participar de pequenos desvios de dinheiro pela internet. O filme pode ser encontrado na Amazon Prime. 

O código Bill Gates 

Para aqueles que querem uma visão mais otimista do futuro e tem a curiosidade em saber como funciona a mente de um dos pioneiros de tecnologia, que revolucionou o mundo, Bill Gates. O documentário mostra quais foram as influências da criação da Microsoft e como lendário executivo americano vê o futuro da humanidade com o avanço da tecnologia. O conteúdo apresenta três partes e pode ser visto na Netflix. Esta é uma ótima escolha para quem gosta de empreendedorismo e tecnologia.

Mr. Robot 

A série Mr. Robot tomou a atenção do público pela sua veracidade nos processos de invasão de sistemas, dispositivos conectados a nuvem e aparelhos de Smart Home. 

Elliot é um jovem que trabalha com segurança virtual e se vê em uma encruzilhada ao entrar para um grupo hacker que tem como objetivo destruir o lugar onde ele trabalha. A produção é uma das poucas obras da televisão que mostra como funciona o processo de invasão e quais são as suas consequências. O conteúdo é aconselhado para profissionais que trabalham na área e pode ser visto no Amazon Prime.

Don’t f**k with cats 

A série documental mostra como a internet e um grupo de pessoas podem descobrir qualquer coisa. Um grupo de pessoas dentro do Facebook conseguiu identificar a identidade de uma pessoa que estava postando vídeos realizando atrocidades com pequenos gatos. Isso possibilita que as pessoas vejam o alcance e a força que uma rede social pode ter dentro e fora da internet. Confira na Netflix. 

O dilema das redes 

O documentário, mais recente, sobre privacidade produzido pela Netflix é voltado para explicar como é feito o uso de dados dos usuários para análises preditivas de comportamento, além do uso da inteligência artificial dentro das redes sociais. 

O jogo da imitação 

O filme mostra como foi o processo de criação do primeiro computador do mundo e a vida do seu criador, Alan Turing. Uma ótima escolha para aqueles que gostam de história, como a segunda Guerra Mundial e filmes que fazem qualquer um ficar na ponta da poltrona. Confira o filme no Amazon Prime.

O quinto poder 

Todos já ouvimos falar, uma vez ou outra, do site WikiLeaks, maior plataforma de denúncias anônimas sobre os principais segredos de Estado e crimes corporativos. Em pouco tempo de seu lançamento, o site já foi responsável pela publicação de grandes escândalos e controvérsias envolvendo diversos países, principalmente com o governo norte americano. O longa-metragem mostra a criação do site e a relação entre os seus idealizadores, Julian Assange e Daniel Domscheit, e pode ser comprado dentro do Youtube. 

Snowden: Herói ou Traidor 

Edward Snowden foi responsável por tornar público todos os detalhes de vários programas que constituem o sistema de vigilância global da NSA americana. O filme mostra como foi a vida de hacker no meio de seu trabalho com o governo americano e como ele conseguiu sair do complexo da NSA com as informações escondidas. Um ótimo filme que deixa os telespectadores nervosos, mesmo sabendo o final, e pode ser comprado dentro do Youtube.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.