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10 características de equipes altamente eficazes

Se acreditarmos na ficção científica, os seres humanos do futuro aprenderão a construir equipes altamente eficazes. Você não pode ir para o espaço exterior – e sobreviver – se o seu time estiver disfuncional. As tripulações da Enterprise, em Star Trek , o Rocinante, em The Expanse e a Serenity, em Firefly, têm uma coisa em comum: suas equipes trabalham juntas tão bem que podem realizar qualquer coisa.

É por isso que os amamos. É por isso que eles sobrevivem. E é como eles realizam o impossível. Mesmo quando coisas terríveis acontecem, quando os indivíduos cometem erros flagrantes, essas equipes se recuperam, reparam e persistem.

As equipes importam tanto agora, quanto no futuro. A equipe de pesquisa do Slack perguntou recentemente a mais de 4 mil profissionais do conhecimento em todo o mundo o que eles mais valorizam no local de trabalho. E as três principais respostas foram: eficiência, autonomia e fazer parte da equipe. “As organizações que melhor promovem essas características permitem que os funcionários de alto desempenho prosperem”, diz Christina Janzer, da Slack .

O que os líderes da equipe de ficção científica sabem sobre a construção de equipes que nós não conhecemos? Diante da impossibilidade de entrevistar os capitães Kirk, Picard, Reynolds ou Drummer porque eles são personagens fictícios, ligamos para alguns líderes da vida real que conhecem bastante da formação de equipes.

Estas são as dez principais características que equipes de alto desempenho devem ter, na opinião deles.

1 – Todo mundo conhece a missão
Aproveitanto da analogia com Star Trek, em equipes altamente eficientes todo mundo sabe por que está na nave, para onde a nave está indo e com que propósito.

De acordo com Christina Janzer, esse é um elemento essencial de uma equipe eficaz. “Equipes de alto desempenho são aquelas que estão alinhadas com os valores de seus pares, líderes e a missão de sua organização como um todo. Eles também têm metas claras e profunda confiança uns nos outros ”.

Muitas vezes, porém, dizem os especialistas, os gerentes assumem que a equipe conhece melhor a missão do que eles próprios.

Meça a produtividade o quanto quiser, ajuste o espaço de trabalho,promova incursões de fim de semana na floresta para a formação de equipes… Não importa o que você faça de melhor… se você nunca falar sobre o que está fazendo e por quê, seu time não embarcará para ir até os confins do universo com você.

“Se você tem uma equipe incrível, mas falta de clareza em sua missão, é muito difícil para qualquer um tomar posse”, concorda Mark Mader, presidente e CEO da Smartsheet. “Se não entendermos por que estamos fazendo uma coisa, tudo soa oco, vazio.

2 – Todos têm sensibilidade
Todos se preocupam com o dia em que as máquinas inteligentes passarão a ter sensibilidade. Mas você faria melhor se preocupando em garantir que a sua equipe tenha sensibilidade.

“Um dos traços de equipes de alto desempenho é a autoconsciência”, explica Didier Elzinga, CEO da Culture Ampan. “Os membros da equipe pensarem ativamente em si mesmos como uma equipe ”.

Você viu isso na ficção científica. As tripulações da Serenity e da  Enterprise sabem que são uma equipe. Os indivíduos identificam-se como tripulantes e constantemente consideram como suas as ações que afetam o resto da tripulação. Eles não precisam que seu líder seja perfeito. Eles precisam que ele cumpra seu papel como capitão da equipe.

Todos gostam e respeitam o Capitão Kirk? Provavelmente não. Mas se ele fizer o seu trabalho, todos poderão se concentrar em suas tarefas de engenharia ou ciência. Todo mundo confia em Jayne Cobb, do Serenity ? Não completamente. Mas todos eles – até mesmo Cobb – sabem que sua sobrevivência depende que Jayne cumpra o seu papel. Quando a equipe é maior que qualquer indivíduo, tudo funciona.

“Isso é relativamente novo”, diz Elzinga. “As pessoas pensarem em si mesmas dessa maneira, como membros de um sistema.”

3 – Todos participam da missão
Um elemento-chave de uma equipe, de acordo com Elzinga, é que há um senso entre os membros de que eles estão “indo juntos em uma jornada”. Não apenas no sentido de “corajosamente ir aonde nenhum homem foi antes”, mas também no da teoria de Bruce Tuckman, em relação ao senso de dinâmica de grupo .

“A equipe sabe que está no processo de ‘formar, regular, atacar, realizar’”, diz Elzing, citando a conhecida teoria de Tuckman. “Aceita a responsabilidade de se tornar uma equipe melhor”. Parte desse processo diz respeito a como os membros da equipe tratam uns aos outros, como recebem novos membros e como crescem e trabalham juntos.

Simplificando, “Eles se doam para o outro”, diz Adrian Gostick, autor do The Carrot Principle e especialista em cultura corporativa, trabalho em equipe e engajamento. “Eles acreditam que estão trabalhando juntos.”

4 – Vêm o líder como um mentor
O líder exerce um papel central em todas as equipes. E quando ele vê a equipe como um grupo sem rosto, deixando de se conectar a cada um de seus membros, é improvável que a equipe se transforme em uma incrível tripulação capaz de buscar uma nova vida, vencer o mal ou mesmo continuar voando.

“Não estou falando de líderes amigos de todos”, diz Gostick. “Estou falando de líderes que são coaches ou mentores para cada membro da equipe.”

Isso não significa que o líder tenha que ser o guardião de todo o conhecimento. Pode haver pessoas na equipe que saibam muito sobre assuntos que o líder não domina. Significa que o líder precisa ser um guia.

“Sua equipe precisa de você para guiá-la através da priorização ou negociação das complexidades do mundo corporativo”, diz Gostick. “Eles precisam de você para ajudá-los a crescer e se desenvolver.”

5 – Todos crescem, evoluem
Outra característica de uma equipe de alto desempenho, de acordo com Elzinga, é que seus membros estão constantemente evoluindo suas habilidades.

“Um sinal de uma equipe realmente bem-sucedida é que ela é capaz de manter e aumentar as pessoas na equipe.” Na verdade, diz ele, uma grande equipe produz líderes que podem se mudar para outras partes da empresa e ajudar outras equipes a se tornarem efetivas. E para gerar líderes, é preciso motivá-los e capacitá-los.

Grande parte da responsabilidade pelo crescimento dos membros de uma equipe cabe ao líder. “O líder tem que gastar tempo para saber o que impulsiona cada uma das pessoas da equipe”, explica Gostick. “As pessoas não são todas motivadas pelas mesmas coisas. Alguém pode estar mais motivado trabalhando no campo. AOutro trabalhando de forma autônoma. ”

Isso também significa dar aos membros da equipe agências e poder – uma voz. “Quando foi a última vez que você abriu a discussão para toda a equipe?”, Pergunta Gostick. “Você está permitindo esse tipo de debate?”

“Você pode atrais grandes profissionais para sua equipe”, adverte Mader, do Smartsheet. “Mas se você não lhes der poder de decisão, elas não vão ficar.”

6 – Líderes e membros colocam a equipe em primeiro lugar, a ponto de se sacrificarem por ela
Quantas vezes você já viu um capitão de Sci-Fi ou membros da tripulação se sacrificarem para salvar a tripulação – ou toda a civilização? Há uma boa razão para isso ser uma história comum. Os humanos querem fazer parte de algo maior que eles mesmos. E para fazer coisas complicadas, como ir ao espaço ou construir soluções técnicas maciças, temos que acreditar que o sucesso do grupo vem antes de nosso sucesso pessoal. 

“O tipo de trabalho que fazemos nos dias de hoje é tão complicado que não pode ser feito por uma única pessoa. As empresas são grandes demais para as pessoas se sentirem parte delas. Então, quando olhamos para as organizações, as equipes são uma unidade fundamental”, explica Elzinga.

Uma equipe tem que funcionar bem, antes que essa mágica de auto sacrifício aconteça. Mas quando isso acontece, pode levar sua empresa a qualquer lugar.

Mader viu acontecer, há alguns anos atrás, em sua própria equipe. Coisas ruins aconteceram. Passar por isso seria difícil. “Mas a equipe perseverou e manteve a calma”, diz ele. “Todos tiveram a oportunidade de apontar os dedos. Ninguém fez. É nesses momentos que você percebe o verdadeiro espírito de equipe. ”

7 – Assim como os erros, os acertos também são de todos
Recompensas são colas que, quando bem utilizadas, criam a coesão da equipe. Mas, para elogiar o trabalho de em uma equipe, você precisa mais do que reunir dados quantificáveis ​​e dar aumentos e bônus de alto desempenho. O melhor tipo de reconhecimento ressalta a missão.

“Em equipes altamente eficazes, as pessoas sentem-se elogiadas uma vez por semana por algo específico”, diz Gostick.

Por exemplo: em uma fábrica, um gerente viu um funcionário retirando peças do freezer. Ele pergunta por quê. O montador explica que quando o tempo está quente, as partes não se encaixam bem. Ele os resfria para evitar defeitos de montagem. O gerente reuniu toda a equipe, contou esta pequena história e perguntou: “Qual é o nosso objetivo?” Eles respondem: “Sem defeitos!” O gerente enalteceu iniciativas individuais e coletivas enquanto enfatizava a missão.

“Ressalte o que importa”, diz Gostick. “E faça isso publicamente”.

8 – Todos têm voz
As grandes equipes de Sci-Fi não têm membros inexpressivos. Todos – sejam eles o médico, mecânico, piloto ou capitão do navio – têm voz. Quando o capitão não os ouve, comete erros .

Isso requer coragem. E paciência. Haverá más ideias. Ouvir todos levará algum tempo. Mas, no entanto, os membros de sua equipe se sentirão ouvidos – e necessários. É mais provável que você tenha sucesso. Enquanto isso, estará construindo uma equipe altamente eficaz.

9 – Seus debates são produtivos
Uma boa equipe pode tomar decisões sem ficar atolada em discussões, reuniões corridas, silêncios constrangedores ou a necessidade de resolver as coisas com um voto. Isso não significa, no entanto, que você possa identificar uma equipe eficiente, pois ela cria uma harmonia sossegada.

“Você pode sentir sua energia”, diz Gostick, sobre uma equipe eficiente e ativa. “Quando você está na sala com eles, há uma sensação palpável de interação. Pode não ser completamente harmonioso. Pode haver debate e desafio. As pessoas se sentem seguras lançando ideias malucas. Todos se sentem à vontade para desafiar os outros membros ”.

“Com uma equipe de alto desempenho”, explica ele. “O grupo começa a se mover junto durante discussões e debates. Na maioria das vezes, a solução surge e se torna clara no debate ”.

Mas, muitas vezes, uma equipe é capaz disso porque tem um bom líder que dirige essa discussão, afasta os problemas, faz as perguntas certas e leva o grupo a uma conclusão.

10 – Todos têm o sentimento de pertencimento
Uma equipe que tende a perder mulheres, pessoas de cor ou alguém que não se encaixe no perfil demográfico de outros membros da equipe não é uma equipe altamente eficaz. Uma ótima equipe cria um ambiente de apoio para todos os seus membros.

“Precisamos sentir que pertencemos ao grupo”, explica Elzinga, do Culture Amp. “Temos que ser autorizados a ser nós mesmos. As pessoas saem quando não sentem que fazem parte de qualquer coisa.”

Muitas vezes, são coisas muito pequenas que fazem a diferença entre um ambiente inclusivo e um exclusivo. E, muitas vezes, essas coisas geralmente são controladas pelo líder da equipe.

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