1 em cada 5 brasileiros possui criptomoedas, diz YouGov
Estudo encomendado pela Consensys revela que brasileiros possuem desejo de ter propriedades digitais e alta confiança em criptomoedas
Um novo estudo conduzido pela YouGov a pedido da Consensys, fornecedora de tecnologia web3, revelou que os brasileiros possuem forte desejo por ter propriedades digitais. Segundo o estudo, isso signiica que os consumidores acreditam em um futuro baseado em criptomoedas.
Entre os 1.005 brasileiros pesquisados, um em cada cinco afirmou possuir atualmente criptomoedas. A grande maioria se vê familiarizada com o assunto.
Enquanto 98% dos brasileiros ouvidos indicam que já ouviram falar sobre o tema, mais da metade (59%) afirma entender o que são as criptomoedas. A curiosidade continua sendo o principal motivador de investimento (25%). Bitcoin (72%) e Ethereum (42%) são as moedas mais populares.
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Segundo a pesquisa, o brasileiro, em geral, se mostra otimista em relação às moedas digitais: 47% dos entrevistados brasileiros acreditam que as criptomoedas estão principalmente associadas a conceitos positivos, como futuro do dinheiro (47%), propriedade digital (38%) e alternativa ao ecossistema financeiro tradicional (28%), superando as associações com especulação (25%) ou fraudes (26%).
Quando questionados sobre o futuro do dinheiro, 69% dos entrevistados acreditam que a tecnologia para reconstruir o sistema financeiro já está disponível. Ao mesmo tempo, 72% expressaram a independência financeira como uma declaração muito importante.
Questionados sobre a regulação das criptomoedas, quase metade dos brasileiros acredita que elas devem ser fortemente regulamentadas. Uma legislação dedicada para regular as criptomoedas entrou em vigor no Brasil em 20 de junho.
Preocupações
O alto consumo de conteúdos online não descarta a preocupação com a privacidade de dados. De acordo com a YouGov, aproximadamente 8 em cada 10 brasileiros expressam preocupações com a privacidade de seus dados e 68% desejam ter mais controle sobre suas identidades na internet.
Ao mesmo tempo, há uma falta de confiança nos serviços da internet: apenas 24% expressaram confiança em como suas informações pessoais são usadas por essas empresas.
O estudo também buscou avaliar a percepção dos brasileiros em relação ao conteúdo que criam e publicam na Internet. Dos entrevistados, 56% acreditam que adicionam valor à Internet e 69% acreditam que devem ser os proprietários do que produzem, mas apenas 35% sentem que são recompensados adequadamente por suas contribuições na internet.
Na análise da YouGov e da Consensys, os resultados da pesquisa demonstram uma atitude cada vez mais dominante em relação a uma Internet que oferece mais controle sobre os dados que compartilhamos online e uma distribuição mais equitativa dos benefícios com os criadores. “Nesse novo mundo, a Web 3.0 e as criptomoedas permitem uma cooperação verdadeiramente escalável entre pares”, destacam.
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