Google anuncia lançamento do ‘Workspace’ para Governos

Oferta tem como foco principal fornecimento da estrutura de nuvem para maximizar trabalhos de instituições do setor público

Author Photo
12:24 pm - 08 de dezembro de 2020

O Google anuncia nesta terça-feira (08) o Workspace for Governement, oferta de soluções corporativas que também englobará serviços de nuvem, de forma a atender as necessidades dos órgãos públicos. De acordo com companhia, o serviço estará disponível para aquisição no início de 2021. 

O serviço chega após um ano em que, por conta das demandas criadas pela Covid-19, os departamentos governamentais precisaram se digitalizar significativamente — e que, para isso, investiram nas soluções criadas por empresas que oferecem serviços de cloud computing, como Google Cloud. 

“Quando se fala em [aquisição de] clientes, tivemos um ano muito positivo”, explica Mike Daniels, vice-presidente do Google Cloud para o setor público, em evento para jornalistas realizado na última sexta-feira (4) 

“Expandimos nosso relacionamento [com clientes já existentes] e conseguimos novos clientes em setores como educação, defesa, agências governamentais como a NOAA, departamento de energia de Rhode Island, secretaria de educação do México, governo da Austrália e a DNA do Brasil, complementa. 

Além de toda a suíte de aplicações para o escritório, a oferta Workspace voltada para o governo se diferenciará da “padrão” por integrar a estrutura de nuvem, oferecendo assim serviços de análise e processamento de dados. “Estou muito animado sobre o que como será o futuro do trabalho no setor público”, afirma Daniels.  

Ofertas e cases 

Dois exemplos de ofertas que poderão ser utilizadas no Workspace for Goverrnemnt estão associadas ao uso de IA e processamento de dados para serviços relacionados à assistência de cidadãos.  

O primeiro, chamado ‘Virtual Career Center’ tem como objetivo ajudar pessoas desempregadas a encontrar posições de trabalho que estejam em aberto, além de oferecer programas de mentoria e qualificação para ajudar no processo de recolocação. A outra solução tem o nome de ‘Improper Payments and Fraud’ e, como o nome já diz, tem como objetivo detectar possíveis casos de fraude para obtenção de benefícios.  

Mas a versão governamental pode ser usada para objetivos bem diversos. Durante o evento de anúncio do produto, a companhia convidou profissionais de instituições que já utilizam o ‘Workspace’ em formato piloto. 

Klara Jelinkova, que atua como vice-presidente de TI na Rice University, explicou que a instituição está usando as ferramentas de análise da nuvem do Google para monitorar os casos de Covid-19 para averiguar a necessidade de reforço do ensino virtual. 

Já Robert Blum, diretor do Observatório Rubin explicou que sua equipe utiliza o Google Cloud para escalar as capacidades de análise de imagens espaciais capturadas no local, otimizando o tempo trabalho dos cientistas.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.