FCA e TIM selam parceria para levar conectividade aos automóveis da marca

Com conectividade 4G embarcada, montadora quer melhorar a experiência do cliente com um leque de serviços

Author Photo
9:59 am - 29 de outubro de 2020

A Fiat Chrysler Automóveis (FCA) e a TIM Brasil anunciaram nesta quarta-feira (28/10) parceria para levar conectividade embarcada aos veículos das marcas Fiat, Jeep e Ram. A partir da primeira metade de 2021 os primeiros automóveis, ainda não revelados, contarão com o eSIM da TIM, chip virtual para acesso a Wi-Fi nativo a bordo, com cobertura 4G. As empresas não divulgaram preço, velocidade ou franquia, deixando esses detalhes para o anúncio dos primeiros serviços no próximo ano.

“Nossa aliança busca entregar valor [para o cliente]. Não é simplesmente conectar o automóvel ao Waze. É uma integração baseada em voz. Por exemplo, se estiver calor, o usuário poderá pedir a distância que o ar-condicionado seja ligado antes que ele entre no carro”, explicou André Souza Ferreira, CIO da FCA para a América Latina, em coletiva de imprensa para contar a novidade.

Segundo ele, a conectividade que será possibilitada vai muito além de entregar hotspot de Wi-Fi, ou telemática. “Estamos falando de um rol de mais de 30 features para os clientes. Estamos agora identificando dentro do ecossistema os serviços que podem se integrar da plataforma para melhorar a experiência do cliente”, completou ele.

De acordo com o executivo, os clientes da FCA terão à disposição uma variedade de serviços, desde conteúdos de entretenimento e segurança, até aplicativos que interagem com o veículo. Também permitirá a identificação remota de eventuais falhas no veículo com a possibilidade de diagnósticos mais ágeis e precisos. Tudo isso graças aos sensores conectados, que enviam dados continuamente para a FCA. “O cliente quer, no carro, todas as funcionalidades do celular”, comentou Antonio Filosa, presidente da FCA.

Na visão de Souza Ferreira, os carros não mais serão significado de levar pessoas do ponto A ao ponto B. Por isso, a aliança com uma operadora faz todo o sentido nesse contexto. Para ele, esse é um passo importante na estratégia de carro conectado da empresa, criando uma experiência digitalizada e personalizada do usuário.

Embarcados com o chip eSIM, da TIM, os automóveis terão conexão nativa com a internet via 4G e contarão com atualização de softwares e aplicativos pela nuvem e integração com assistentes pessoais. “Escolhemos a TIM por conta da cobertura 4G da operadora e pela plataforma do chip virtual. Nem todas as operadoras no Brasil possuem uma plataforma que permite esse tipo de integração e ativação via eSIM. A TIM tem”, justificou.

Tags:

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.