Mais lidas
1

Inovação

'Contar histórias de pessoas LGBTQIAP+' é ferramenta para promoção da diversidade em empresas

2

Inovação

Boticário cria unidade de tecnologia para aprimorar programas de fidelidade

3

Liderança

Cristiane Gomes assume transformação digital do Grupo CCR

Inscreva-se na nossa Newsletter

Fique ligado!

Obtenha os mais recentes artigos e atualizações de tecnologia que você precisa saber, você ainda receberá recomendações especiais semanais.

News

E-mail Cadastrado com sucesso! 😄

IT Forum
Fóruns
Notícias
Colunas
Estudos
Vídeos
Podcasts
HIT - Materiais Gratuitos
Newsletter IT Mídia
IT Mídia

3 momentos
no ano

Visite o site
post

IT Forum Ibirapuera

Redescoberta Criativa no maior parque do Brasil.
post

IT Forum Trancoso

Saiba tudo sobre liderança no mercado de TI
post

IT Forum Itaqui

Saiba tudo sobre liderança no mercado de TI

Edições anteriores

Veja todas as edições
(Em breve)

TODAS

Mais recentes

As últimas no IT Fórum

CATEGORIAS
Especiais

Especiais

Artigos exclusivos
produzidos pelo IT Fórum

Liderança

Liderança

Saiba tudo sobre liderança
no mercado de TI

Carreira

Carreira

Notícias para impulsionar
sua carreira

Negócios

Negócios

Grandes empresas,
startups, franquias e mais

Tendências

Tendências

Descubra o que está em
alta em TI

DA REDE

ComputerWorld

O porta-voz do mercado de
tecnologia.

CIO

Gestão, estratégias e
negócios em TI.

Estudos

Estudos destinados a TI e ao mercado

Executivo de TI

CIOs e executivos da indústria de TI que tiveram iniciativas
de destaque.

Antes da TI

Pesquisa com objetivo de
ajudar na tomada de decisões em TI.

As 100+ Inovadoras

Inovação nas maiores empresas do país.

Página de estudos

Veja todos os estudos

IT Forum
  • Home
  • Fóruns
  • 3 momentos
    no ano

    Visite o site
    post

    IT Forum Ibirapuera

    post

    IT Forum Trancoso

    post

    IT Forum Itaqui

  • Notícias
    • Especiais Especiais
    • Liderança Liderança
    • Carreira Carreira
    • Negócios Negócios
    • Tendências Tendências
    • Ver todas as Mais recentes
    • Brandchannels
    • Brandspaces
  • Colunas
  • Estudos
  • Estudos destinados a TI e ao mercado
    • Executivo de TI
    • Antes da TI
    • As 100+ Inovadoras
  • Vídeos
  • Podcasts
  • HiT - Materiais Gratuitos
  • Anuncie
    Envie Seu Release
    Fale Conosco
    Revistas
    Newsletter
    IT Forum IT Forum IT Forum IT Forum
X
  • Home >  
  • Notícias

Como o onboarding digital auxilia a recuperação das empresas?

Os benefícios de uma cultura interna apoiada na automatização vão de encontro à urgência por processos otimizados

Fabricio Beltran*
10:10 am - 30 de outubro de 2020
Divulgação

Não seria exagero algum afirmar que o trunfo operacional do onboarding digital chegou para consolidar um novo tipo de mentalidade corporativa. Considerando o tamanho da abrangência oferecida por esse braço tecnológico, trata-se de uma alternativa palpável para gestores que buscam atingir um nível elevado em termos de maturidade fiscal e produtividade dos departamentos. Os dados representam um aliado valioso na recuperação de organizações fragilizadas pelos efeitos da crise. E é papel dos líderes encabeçar essa transição ao digital de forma natural e acessível a todas as equipes.

Na teoria, essa é uma transformação inadiável e que produz os insumos necessários para a obtenção de resultados satisfatórios no cotidiano empresarial. Mas é importante frisar que a simples presença da máquina não é o único componente encarregado por colocar a organização em outro patamar. Deve-se ir além, visualizando o fator humano com o protagonismo que os profissionais merecem. A partir dessa união consciente e instaurada no pilar central da empresa pode-se esperar um crescimento gradual.

Como sua empresa lida com as informações?

Por muito tempo, a única possibilidade de se resguardar dados e manusear esses materiais era através de sistemas físicos e procedimentos manuais. Apesar da ascensão tecnológica, não podemos simplesmente fechar os olhos e fingir que essa realidade não existe mais no Brasil. Nesse sentido, é fundamental desmistificar noções equivocadas sobre a automatização e apontar caminhos compatíveis com cenário atual. Não é sobre uma prática antiquada, mas uma forma de se conduzir processos que pode comprometer a integridade de informações sensíveis e que em breve contarão com respaldo legal.

A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) não é uma mera coincidência. Ela chega para contemplar um pensamento unânime entre o público consumidor, e prevê uma série de medidas punitivas para os que descumprirem conceitos básicos de privacidade, consentimento e transparência. Transportar o fluxo de dados para a tecnologia é um sinal positivo de que os tempos mudaram e sua empresa não permaneceu estática.

Remodelando a validação de documentos

Na prática, o onboarding digital traz para si a responsabilidade de lidar com um movimento crescente de informações. A validação de documentos relacionados ao cadastro de consumidores por meio de aplicativos ou sites se beneficia dessa novidade operacional. Não existe margem para erros ou inoperância nessa área interna, e agilidade e eficácia são elementos cruciais, mas que precisam acompanhar um estado de segurança favorável à prevenção de problemas futuros. No mercado, cada vez mais soluções modernizadas mostram-se opções recomendáveis.

Desde a captação de dados à extração do valor a partir da imagem analisada, os ganhos estratégicos são numerosos quando levamos a inteligência analítica para o manuseio de documentos. Outra influência positiva personifica-se na construção de um perfil fiel do consumidor, a partir de uma filtragem primária que separa características indesejáveis para a empresa em questão.

Decisões assertivas e maior compreensão sobre o público-alvo

Tornar o ciclo de cadastro dos consumidores inteiramente digital é uma finalidade plausível pelo uso do onboarding digital. Com isso, a interação humana mantém-se relevante, facilitada pela utilização de canais apoiados pela assertividade tecnológica. Os insumos extraídos através da validação dos dados estarão a postos para que o gestor tome decisões embasadas por plataformas técnicas. Hoje, a criação de um ambiente digital bem estruturado e com uma comunicação consolidada é um grande chamariz para a fidelização de novos usuários.

A persona do consumidor mudou radicalmente. É inimaginável pensar em modelos de atendimentos estáticos e de flexibilidade quase nula. Por isso, encerro o artigo destacando um dos maiores objetivos da inserção da tecnologia no cotidiano empresarial: aprimorar a relação entre empresa e cliente, reduzindo o espaço para erros e potencializando o papel humano nesse cenário.

Qual é a sua opinião sobre o onboarding digital e seu impacto para a retomada das empresas? Participe do debate e faça essa reflexão!

*Fabrício Beltran é founder e CTO da Nextcode. Formado em Tecnologia de Dados, com pós-graduação em Big Data e Desenvolvimento Móvel, possui mais de 19 anos de experiência com projetos voltados à tecnologia e inovação

Tags:
digital
onboarding digital
Em alta

Inovação

'Contar histórias de pessoas LGBTQIAP+' é ferramenta para promoção da diversidade em empresas
Em alta

Inovação

Boticário cria unidade de tecnologia para aprimorar programas de fidelidade
Em alta

Liderança

Cristiane Gomes assume transformação digital do Grupo CCR
Load more
IT Forum

FÓRUNS

Todos os FórunsIT Forum IbirapueraIT Forum TrancosoIT Forum Itaqui

NOTÍCIAS

Mais recentesLiderançaCarreiraNegóciosTendências

COLUNAS

ESTUDOS

Executivo de TIAntes da TIAs 100+ Inovadoras

VÍDEOS

PODCASTS

HIT

Anuncie
Envie Seu Release
Fale Conosco
Revistas
Newsletter
IT Forum
Política de PrivacidadeTermos de Uso

© Copyright IT MÍDIA - Todos os direitos reservados

Política de PrivacidadeTermos de Uso

© Copyright IT MÍDIA - Todos os direitos reservados