Mais lidas
1

CIO

Custos com ransomware podem chegar a US$ 265 bi até 2031

2

CIO

Como entrar em um conselho de administração: 10 dicas para CIOs

3

Notícias

Lenovo anuncia investimento de R$ 60 mi em centro de pesquisa 5G no Brasil

Inscreva-se na nossa Newsletter

Fique ligado!

Obtenha os mais recentes artigos e atualizações de tecnologia que você precisa saber, você ainda receberá recomendações especiais semanais.

News

E-mail Cadastrado com sucesso! 😄

IT Forum
Fóruns
Notícias
Colunas
Estudos
Vídeos
Podcasts
HIT - Materiais Gratuitos
Newsletter IT Mídia
IT Mídia

3 momentos
no ano

Visite o site
post

IT Forum Ibirapuera

Redescoberta Criativa no maior parque do Brasil.
post

IT Forum Trancoso

Saiba tudo sobre liderança no mercado de TI
post

IT Forum Itaqui

Saiba tudo sobre liderança no mercado de TI

Edições anteriores

Veja todas as edições
(Em breve)

TODAS

Mais recentes

As últimas no IT Fórum

CATEGORIAS
Especiais

Especiais

Artigos exclusivos
produzidos pelo IT Fórum

Liderança

Liderança

Saiba tudo sobre liderança
no mercado de TI

Carreira

Carreira

Notícias para impulsionar
sua carreira

Negócios

Negócios

Grandes empresas,
startups, franquias e mais

Tendências

Tendências

Descubra o que está em
alta em TI

DA REDE

ComputerWorld

O porta-voz do mercado de
tecnologia.

CIO

Gestão, estratégias e
negócios em TI.

Estudos

Estudos destinados a TI e ao mercado

Executivo de TI

CIOs e executivos da indústria de TI que tiveram iniciativas
de destaque.

Antes da TI

Pesquisa com objetivo de
ajudar na tomada de decisões em TI.

As 100+ Inovadoras

Inovação nas maiores empresas do país.

Página de estudos

Veja todos os estudos

IT Forum
  • Home
  • Fóruns
  • 3 momentos
    no ano

    Visite o site
    post

    IT Forum Ibirapuera

    post

    IT Forum Trancoso

    post

    IT Forum Itaqui

  • Notícias
    • Especiais Especiais
    • Liderança Liderança
    • Carreira Carreira
    • Negócios Negócios
    • Tendências Tendências
    • Ver todas as Mais recentes
    • Brandchannels
    • Brandspaces
  • Colunas
  • Estudos
  • Estudos destinados a TI e ao mercado
    • Executivo de TI
    • Antes da TI
    • As 100+ Inovadoras
  • Vídeos
  • Podcasts
  • HiT - Materiais Gratuitos
  • Anuncie
    Envie Seu Release
    Fale Conosco
    Revistas
    Newsletter
    IT Forum IT Forum IT Forum IT Forum
X

Transformação digital passa de urgente ao simples e ágil

Por Redação

Compartilhar

<<Esta é terceira e última parte da reportagem do Especial Transformação Digital. Leia a primeira reportagem aqui e a segunda aqui>>

A pandemia acelerou negócios e fez com que as empresas tirassem do papel suas iniciativas de transformação digital. O processo que consumiria dois anos ou mais foi concluído em alguns meses e agora serve de esteira para que o mercado enfrente uma segunda onda da mudança.

Na visão de Luis Gonçalves, líder da Dell Technologies para a América Latina, em um primeiro momento as empresas buscavam soluções urgentes para o contexto da pandemia, como foi o caso do setor de Saúde. Mas agora (o “mas “ não permite vírgula após) o quadro mudou. A procura é por tecnologias mais simples e ágeis. “As empresas correram em direção à flexibilidade e à facilidade da nuvem pública e agora estão olhando para a nuvem híbrida como resposta de longo prazo. Semelhante à nuvem, os clientes também demonstraram que querem consumir mais tecnologia como serviço.”

Ele cita estudo global realizado antes da pandemia, em fevereiro de 2020, pela Dell Technologies, em parceria com o Institute for the Future (IFTF) e a Vanson Bournes. No corte Brasil, 82% dos executivos de TI de empresas apontavam que os projetos de transformação digital deveriam ser mais amplos, abrangendo mais as operações e os negócios.

“O que demonstra que o tema da transformação digital era tratado de forma ainda pontual pelas organizações. O que mudou com a pandemia foi que as companhias tiveram de ampliar o escopo e a abrangência dessas iniciativas, com o objetivo de garantir a sobrevivência do negócio e saírem fortalecidas da crise”, avaliou.

Marcelo Braga, vice-presidente de Vendas da IBM Brasil, compartilha de visão semelhante a de Gonçalves. Para ele, atender à demanda por agilidade imposta pela nova realidade do mercado, por consumidores e funcionários, só é possível por meio da nuvem e dos serviços associados à tecnologia. “As empresas precisam ser capazes de se adaptar rapidamente e acessar ferramentas e sistemas remotamente, tornando a nuvem a solução primária para esse momento de recuperação econômica.”

Além de um grupo de empresas que buscou atender a demandas prementes, Braga ressaltou que uma segunda leva de negócios já tinha começado sua jornada de transformação digital.

De acordo com ele, esse grupo sofreu muito menos o impacto inicial da pandemia, pôde se adaptar e escalar muito mais rapidamente as iniciativas para serem competitivas, ganharem mercado, rentabilidade, eficiência e agilidade. “A transformação digital é uma jornada, que não é implementada da noite para o dia, mas não temos dúvidas de que os projetos implementados nos últimos quatro a cinco meses, levariam dois a três anos para acontecer.”

Repensar modelos antigos

O executivo da IBM relatou que empresas de todos os tipos e portes repensaram seus processos. Primeiro, tiveram de realizar fluxos de trabalho com inteligência artificial e automação. “A automação devolve às pessoas um bem muito precioso: o tempo. Automação melhora experiências, produtividade e eficiência operacional. E com IA, as organizações podem trabalhar melhor os dados, capacitar pessoas, tomar decisões, automatizar processos e humanizar experiências – como o engajamento de clientes e funcionários com assistentes virtuais sofisticados e integrados aos sistemas transacionais de forma segura”, comentou Braga.

Em um segundo momento, prosseguiu, elas tiveram de construir e modernizar aplicações com agilidade e velocidade. Para modernizar seus ambientes, as empresas contam com a nuvem. “Nossa reflexão é de que elas já ultrapassaram o estágio em que a nuvem pública é tratada de forma isolada”, pontuou.

E terceiro, segurança infiltrada em todo o negócio. “Companhias também precisaram olhar mais para a segurança, visando um desempenho mais potente, inteligente e preparado para lidar com possíveis ataques que ocorrem nos canais digitais.” E ter esse olhar, assinalou, foi e ainda é importante, especialmente porque o estudo da IBM X-Force IRIS mostrou que no primeiro trimestre de 2020, houve crescimento de 40% no número de incidentes de segurança globais em comparação com o mesmo período em 2019.

Horizonte promissor

Depois da tempestade, a calmaria. A expectativa da IDC, apontou Luciano Ramos, gerente de Pesquisa e Consultoria de Enterprise da consultoria no Brasil, é de que o mercado de tecnologia passe por uma recuperação em 2021. “Nossa expectativa é de que o primeiro trimestre marque essa retomada de forma definitiva. O humor do mercado mostra isso. Mas o crescimento de 2021 ainda vai ser abaixo do que esperávamos em 2020”, projetou ele.

Para empresas que estão vivendo agora a segunda onda da transformação digital Ramos recomenda que o interesse por inovação e transformação seja contínuo. “Que as empresas continuem inovando sempre ouvindo o consumidor e tendo os negócios como parceiros”, finalizou.

IT Forum

FÓRUNS

Todos os FórunsIT Forum IbirapueraIT Forum TrancosoIT Forum Itaqui

NOTÍCIAS

Mais recentesLiderançaCarreiraNegóciosTendências

COLUNAS

ESTUDOS

Executivo de TIAntes da TIAs 100+ Inovadoras

VÍDEOS

PODCASTS

HIT

Anuncie
Envie Seu Release
Fale Conosco
Revistas
Newsletter
IT Forum
Política de PrivacidadeTermos de Uso

© Copyright IT MÍDIA - Todos os direitos reservados

Política de PrivacidadeTermos de Uso

© Copyright IT MÍDIA - Todos os direitos reservados