Materiais para Download
Descubra a Rede IT Mídia
Conheça os Fóruns

Cinco dicas para promover a transformação digital nas empresas

Organizações de todos os portes estão passando por este tipo de processo, que foi acelerado pelo cenário atual

Por  Redação

15:00 - 6 de novembro de 2020
Compartilhar

Em maior ou menor velocidade, organizações de todos os portes estão passando por um processo de transformação digital que está alterando radicalmente a maneira como as companhias realizam seus negócios.

As empresas que utilizam a análise de dados no início de sua jornada de transformação, por exemplo, ganham uma vantagem competitiva porque as mudanças são perceptíveis e têm impacto.

“Se um processo foi realmente transformado, você normalmente não consegue mais reconhecê-lo. Em uma cidade grande costumávamos ficar no meio-fio e levantar o braço para chamar um táxi; agora usamos um aplicativo baseado em dados que facilita a localização, forma de pagamento e preferências de rotas. O processo é diferente e a mudança é transformadora”, afirma Leandro Rodriguez, vice-presidente para a América Latina da Alteryx e especialista em automação de processos de negócios.

Rodriguez enumera as cinco principais dicas para impulsionar a transformação digital das empresas. Veja:

Democratize a análise dos dados

Utilize uma plataforma acessível e centralizada, para que a análise de dados se torne um ativo de informações para as diferentes áreas da companhia. De acordo com Rodriguez, os funcionários devem ter acesso aos dados necessários e estar capacitados a usar as ferramentas disponíveis, sem depender de cientistas de dados altamente treinados.

Eduque e treine seus funcionários

Somente quando as empresas capacitam sua força de trabalho a propor mudanças no negócio é que suas iniciativas de transformação digital produzirão resultados. Se os trabalhadores contarem com as tecnologias certas e tiverem facilidade para usá-las, combinadas com o acesso aos dados, a magia pode acontecer.

Leia também: PretaLab busca aumentar protagonismo das mulheres negras no mercado

Incentive uma cultura de dados

As organizações só alcançam uma transformação eficaz orientada por dados quando promovem uma cultura analítica. Isto significa envolver todas as pessoas da empresa na mesma jornada, ou seja, democratizando o acesso aos dados e disponibilizando uma plataforma centralizada de análise para que qualquer funcionário possa resolver desafios complexos com a ajuda das informações que são geradas a todo momento pelo próprio negócio.

Invista em seu ecossistema de dados

Utilize tempo e recursos para limpar seus dados e desenhar novos processos para coletar as informações corretas e gerar insights que possam ser colocados em prática.

Encontre um problema para resolver

Considere quais processos são menos eficazes do que poderiam ser e como uma transformação liderada pela análise de dados poderia trazer benefícios ao negócio. São as pessoas mais próximas ao processo que sabem onde estão os problemas e podem colher insights críticos para impulsionar a mudança.

Load more