O ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, e o presidente da IBM Brasil, Ricardo Pelegrini, firmam nesta quarta-feira (15/06), em Brasília (DF), parceria para o projeto Comunidade Ciência, que criará um portal colaborativo para compartilhamento de informações e estudos sobre a biodiversidade brasileira.
A proposta de criação da Wikiflora, plataforma para registro de dados sobre biodiversidade, produzidos no Brasil, foi viabilizada a partir visita do ministro Aloizio Mercadante a Reserva Experimental Adolpho Ducke, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCT), em janeiro último. A reserva florestal localizado em Manaus funciona como um grande laboratório, que dá suporte a pesquisas e elaboração de propostas para a exploração sustentável.
Na ocasião Mercadante ofereceu total apoio com relação à estrutura de tecnologia da informação (TI) para a elaboração do projeto. “Temos a necessidade de fazer a enciclopédia digital da biodiversidade da Amazônia” disse na ocasião.
O portal será elaborado a partir do conceito de Ciência Cidadã, que busca incentivar a cooperação entre comunidades, educadores e cientistas em estudos ligados à diversidade biológica e contará com ferramentas de redes sociais, wiki e referências geográficas do conteúdo.
A plataforma de locação de automóveis Movida lançou um agente de inteligência artificial integrado ao…
A Oracle anunciou Marcelle Paiva como nova vice-presidente de vendas, Go-to-Market (GTM) e ecossistema para…
O mercado de ofertas públicas iniciais voltou a ganhar tração em 2026, impulsionado principalmente pelo…
A Oracle encerrou o quarto trimestre e o ano fiscal de 2026 com resultados recordes,…
A disputa entre Anthropic e OpenAI ganhou novos contornos e se tornou um dos principais…
As áreas de marketing B2B precisam rever sua estrutura operacional para acompanhar a transformação do…