Microsoft relança Syntex com conjunto de ferramentas de gerenciamento de conteúdo baseadas em IA
Ferramenta de 'IA de conteúdo' da Microsoft permite automatizar a criação, indexação e descoberta de conteúdo
A Microsoft lançou o Microsoft Syntex, um rebranding do aplicativo, à medida que a empresa o transforma em um conjunto de aplicativos de conteúdo, ferramentas low-code e serviços que usam IA para otimizar a forma como as organizações trabalham com conteúdo.
Parte de uma nova categoria de tecnologia que a Microsoft chama de “IA de conteúdo”, o Microsoft Syntex – anunciado na conferência Ignite da empresa, na quarta-feira (12), e anteriormente chamado de SharePoint Syntex – usa IA para ler, marcar e indexar automaticamente grandes volumes de conteúdo, conectando-o onde é necessário no contexto e integrando ofertas de toda a Microsoft Cloud, do Microsoft 365 (recentemente renomeado Office 365) e Azure para Power Platform e Microsoft Purview..
À medida que os processos se tornaram cada vez mais digitalizados nos últimos 10 anos, um número crescente de empresas moveu todos os seus documentos para a nuvem. Jeff Teper, Presidente de Aplicativos e Plataformas Colaborativas da Microsoft, diz que para o Microsoft 365, essa taxa cresceu dez vezes apenas nos últimos cinco anos, com uma média de 1,6 bilhão de documentos adicionados ao Microsoft 365 todos os dias.
Enquanto a mudança para uma sociedade sem papel trouxe consigo a promessa de eficiência, o número de documentos agora armazenados digitalmente atingiu um ponto crítico, o que significa que as pessoas estão perdendo tempo vital pesquisando e vasculhando arquivos digitais para encontrar as informações necessárias. Além disso, estima-se que as organizações gastem US$ 46 bilhões por ano armazenando e gerenciando conteúdo do qual obtêm pouco valor.
“Não quer dizer que você não deva ter advogados revisando contratos, mas se você puder fazer com que a IA digitalize um contrato de 200 páginas e diga: ‘Estas são as três cláusulas que mudaram do boilerplate’, isso pode economizar drasticamente o tempo e o dinheiro das empresas”, disse Teper.
Syntex oferece 11 recursos principais
O Microsoft Syntex oferece suporte a mais de 300 tipos diferentes de conteúdo e compreende 11 recursos. Estes são:
- Aprimoramento: IA no-code que aprimora seu conteúdo para ajudá-lo a entender e estruturar informações, simplificando seus fluxos de trabalho de negócios;
- Processamento de documentos: ajuda você a entender, marcar e proteger informações, integrando a IA do Microsoft Azure, AI Builder e outras fontes da Microsoft;
- Sumarização: usa IA para gerar resumos de conteúdo para oferecer pontos-chave, sob demanda;
- Montagem de conteúdo: ajuda os usuários a gerar automaticamente esse documento com modelos e metadados usando a montagem de conteúdo;
- Processamento de imagens, áudio e vídeo: permite que os usuários processem e marquem imagens com quase 10.000 objetos reconhecidos automaticamente “prontos para uso” e extraiam texto de imagens no SharePoint e no Exchange usando reconhecimento óptico de caracteres (OCR);
- Conexão: ajuda os usuários a se conectarem, descobrirem e reutilizarem conteúdo com a pesquisa baseada em IA;
- Assinatura eletrônica: um dos tipos de transações de conteúdo que mais cresce é a assinatura eletrônica. Você pode enviar solicitações de assinatura eletrônica usando Syntex, Adobe Acrobat Sign, DocuSign ou qualquer outra solução de parceria de assinatura eletrônica da Microsoft;
- Pesquisa: baseia-se no Microsoft Search para fornecer maneiras poderosas de consultar, moldar e descobrir o conteúdo e os dados incorporados em seus arquivos;
- Anotação: use anotações — notas, redações, selos e comentários — em qualquer conteúdo sem modificar os arquivos originais;
- Processador de regras de conteúdo: o processador de conteúdo Syntex permite criar regras simples para acionar a próxima ação em uma sequência de tarefas, como uma transação, alerta ou fluxo de trabalho;
- Aceleradores e modelos: a Microsoft está fornecendo uma variedade de aceleradores de aplicativos para padrões e cenários comuns enfrentados pelas organizações.
Larry Cannell, Analista Diretor Sênior do Gartner, disse que renomear o SharePoint Syntex como Microsoft Syntex indica que os novos recursos desempenharão um papel mais amplo no portfólio de IA da Microsoft.
Cannell acrescentou que é cético em relação ao uso de “IA de conteúdo” pela Microsoft para descrever o Syntex, já que sua descrição desse mercado se parece muito com o que a indústria chama de gerenciamento de conteúdo há anos.
“No entanto, se houver valor, o Syntex dará aos clientes da Microsoft mais opções para atender às suas necessidades de processamento de conteúdo”, disse ele.
Empregando low-code e no-code
Teper explicou que a tecnologia que a Microsoft usa para seus chamados modelos de IA pré-construídos, que incluem reconhecimento óptico de caracteres ou tradução de idiomas, tornou-se cada vez mais refinada como parte dos Serviços Cognitivos do Azure. Isso permitiu que a Microsoft pegasse recursos de plataforma de outros lugares em sua pilha de tecnologia e os incorporasse ao Syntex.
No entanto, enquanto a Microsoft ainda oferece APIs para desenvolvedores profissionais, a empresa tentou identificar padrões que possibilitem aos clientes resolver suas necessidades exclusivas sem escrever nenhum código personalizado.
Como resultado, muitos dos recursos que compõem o Microsoft Syntex empregam o uso de low-code e no-code, permitindo que usuários com pouca ou nenhuma experiência em codificação tirem o máximo proveito do Microsoft Syntex.
Construído na Power Platform da Microsoft, um conjunto de ferramentas low-code para criar aplicativos, fluxos de trabalho, bots de IA e data analytics, Teper explica que os recursos de codificação permitirão que os usuários criem facilmente fluxos de trabalho e automatizem processos de negócios de uma maneira que permita que sejam adaptados às suas necessidades exatas.
“O sucesso com essa integração dependerá mais da resiliência do Power Automate do que da capacidade do Syntex de chamar um fluxo”, disse Cannell, do Gartner, acrescentando que, embora esteja intrigado com a integração do Syntex com o Power Automate, ainda não está claro se os clientes adotarão o uso de um solução no-code incorporada em seus principais processos de conteúdo.
O Microsoft Syntex já está disponível, incluindo processamento de documentos, anotação, montagem de conteúdo, consulta de conteúdo, aceleradores e muito mais. Mais serviços estão chegando à visualização pública ainda este ano, com o restante para 2023.
A Microsoft também apresentará um modelo de negócios de consumo para o Syntex, permitindo que os clientes ampliem a família de serviços para melhor atender às suas necessidades.