Notícias

Microsoft anuncia novas versões do Terminal e Windows Subsystem for Linux

A Microsoft está preparando uma versão atualizada do aplicativo Windows Terminal, juntamente com um update para o Windows Subsystem for Linux, para usuários avançados que gostam de escavar as “entranhas” do sistema operacional.

Quando o Linux chegou na Edição de Aniversário há três anos, era considerado um dos aspectos mais revolucionários do Windows – um abraço surpreendente no sistema open-source ao qual a Microsoft tinha resistido anteriormente.

A companhia de Redmond revelou os dois updates durante a Microsoft Build, a sua conferência para desenvolvedores que acontece em Seattle, nos EUA, nesta semana.

De acordo com a empresa, um preview do app Windows Terminal já está disponível no momento, enquanto que o primeiro preview do Windows Subsystem for Linux 2 estará disponível no decorrer deste ano.

Apesar de ambas as interfaces serem normalmente atribuídas à linha de comando, o novo app do Terminal se parece mais com o Windows e com navegador Edge. Ele conta com abas, assim como o Edge, e com fontes do leste asiático, emojis e ligaduras, além de oferecer suporte para temas e extensões, segundo a Microsoft.

O Windows Subsystem for Linux é basicamente uma janela incorporada do Linux. A atualização, Windows Subsystem for Linux 2 (ou WSL 2), é baseada no kernel do Linux 4.19, conforme revelado pela Microsoft em um post no seu blog. A mesma tecnologia é construída dentro do Azure, de acordo com a empresa, e reduzirá o tempo de inicialização e diminuir o uso de memória para reduzir seu impacto no sistema.

“O WSL 2 também melhora a performance do sistema de arquivos I/O, compatibilidade com Linux, e pode rodar contêineres Docker nativamente para que uma VM (máquina virtual) não seja mais necessária para contêineres no Windows”, afirmou a Microsoft.

Recent Posts

Movida lança agente de IA no WhatsApp em parceria com a Meta e aposta em nova experiência de locação

A plataforma de locação de automóveis Movida lançou um agente de inteligência artificial integrado ao…

20 horas ago

Oracle nomeia Marcelle Paiva como nova VP de vendas, Data&AI Hub na América Latina

A Oracle anunciou Marcelle Paiva como nova vice-presidente de vendas, Go-to-Market (GTM) e ecossistema para…

21 horas ago

Mercado de IPOs de tecnologia ganha força com avanço da IA

O mercado de ofertas públicas iniciais voltou a ganhar tração em 2026, impulsionado principalmente pelo…

21 horas ago

Oracle adiciona US$ 85 bilhões em contratos de IA e encerra trimestre com carteira recorde de US$ 638 bilhões

A Oracle encerrou o quarto trimestre e o ano fiscal de 2026 com resultados recordes,…

22 horas ago

Disputa entre Anthropic e OpenAI expõe divergências sobre o futuro da inteligência artificial

A disputa entre Anthropic e OpenAI ganhou novos contornos e se tornou um dos principais…

22 horas ago

Marketing B2B precisa se reorganizar para atender compradores mais autônomos, diz Forrester

As áreas de marketing B2B precisam rever sua estrutura operacional para acompanhar a transformação do…

23 horas ago