Categories: Notícias

Metade das redes deve ficar obsoleta em cinco anos, diz pesquisa

Dados divulgados pela Dimension Data revelam que 45% das redes de cerca de 300 organizações que o grupo pesquisou durante 2011 estarão totalmente obsoletas em cinco anos. Isso representa um acréscimo de 38% sobre o ano anterior. Além disso, de todos os equipamentos que estão em ciclo de obsolescência, a porcentagem que está fora de linha (EoS) aumentou de 4,2% para 70% no ano calendário 2011.

Com flexibilização, administrador de infraestrutura migra para arquiteto de rede

Balanço: “softwerização” da infraestrutura muda perfil de redes e profissionais

De acordo com o Network Barometer Report 2012 da Dimension Data, um fator chave para esse salto é que os fornecedores de equipamentos estão movendo mais produtos para o fim de linha, visando a chegada de novas tecnologias. Ao mesmo tempo, a porcentagem de equipamentos que estão em estágio de risco máximo de renovação de fim de contrato (EoCR) e fim de engenharia (EoE) caiu de 86,2%, para 20,8%.

O estudo mostra também que a queda dos equipamentos em EoE e EoCR indica que os gerentes de TI estão empenhados em implementar uma série de atualizações intensivas nos pontos do ciclo de vida que representam risco operacional. A porcentagem de equipamentos que estavam em fase final de suporte (LDoS) cresceu 0,2% – de 9,0% em 2010 para 9,2% em 2011.

Outras conclusões importantes do relatório são:

• Dois terços de todos os equipamentos pesquisados em 2011 tinham ao menos uma vulnerabilidade de segurança reconhecida; entretanto, usuários repetitivos de pesquisas de Gerenciamento de Ciclo de Vida Tecnológico tinham menos vulnerabilidades, com 59% contra 75% de usuários não repetitivos;

• Das vulnerabilidades descobertas conhecidas, quatro das dez mais recorrentes eram novas. Três destas tinham alto nível de severidade, enquanto a PSIRT #111895, que foi achada em 6% dos equipamentos de redes, carrega um nível crítico. As organizações precisam assegurar que seus processos de gerenciamento de patches de IOS sejam abrangentes e que olhem para vulnerabilidades de segurança de forma regular;

• Organizações que consideram virtualização de desktop e vídeo precisam atualizar sua infraestrutura de roteamento e switching. Apenas 18% de todas as switches de acesso teriam a capacidade de suportar estas tecnologias propriamente.

Recent Posts

Movida lança agente de IA no WhatsApp em parceria com a Meta e aposta em nova experiência de locação

A plataforma de locação de automóveis Movida lançou um agente de inteligência artificial integrado ao…

2 dias ago

Oracle nomeia Marcelle Paiva como nova VP de vendas, Data&AI Hub na América Latina

A Oracle anunciou Marcelle Paiva como nova vice-presidente de vendas, Go-to-Market (GTM) e ecossistema para…

2 dias ago

Mercado de IPOs de tecnologia ganha força com avanço da IA

O mercado de ofertas públicas iniciais voltou a ganhar tração em 2026, impulsionado principalmente pelo…

2 dias ago

Oracle adiciona US$ 85 bilhões em contratos de IA e encerra trimestre com carteira recorde de US$ 638 bilhões

A Oracle encerrou o quarto trimestre e o ano fiscal de 2026 com resultados recordes,…

2 dias ago

Disputa entre Anthropic e OpenAI expõe divergências sobre o futuro da inteligência artificial

A disputa entre Anthropic e OpenAI ganhou novos contornos e se tornou um dos principais…

2 dias ago

Marketing B2B precisa se reorganizar para atender compradores mais autônomos, diz Forrester

As áreas de marketing B2B precisam rever sua estrutura operacional para acompanhar a transformação do…

2 dias ago