Marketing digital ganha força em 2018

Relatório da CMO Survey mostra que o marketing digital continua em alta em 2018. A expectativa é de que os investimentos de marketing nos próximos 12 meses aumentem 8.9%. Mas o levantamento alerta que é preciso ficar atento às novas tendências do mercado que estão surgindo, visto serem importantes ferramentas para alcançar o público-alvo e uma forma de se destacar diante da concorrência.

O Marketing está em constante mudança e progresso. Quando o assunto é alcançar o consumidor, marketing digital é a ferramenta mais assertiva e eficaz. Mas é importante estar atento as novas tendências do mercado e tirar proveito das novas oportunidades de marketing que estão surgindo, destacando-se entre a concorrência.

Na avaliação da empresa, o marketing digital, categoria do marketing que trabalha as ações estratégicas aplicadas nos meios digitais (internet e tecnologias móveis), é uma importante ferramenta. Entre as tendências nesse setor para o próximo ano, a companhia lista algumas a seguir.

Marketing de conteúdo: como em 2017, o marketing de conteúdo continua sendo uma grande aposta para o próximo ano. Criar conteúdos que agreguem valor e tragam informações importantes e relevantes para quem lê, estabelece autoridade sobre o setor ou assunto abordado e gera confiança nos consumidores. O Inbound Marketing permite a construção de um relacionamento com o seu público-alvo, possibilitando a conquista de clientes e fortalecimento da marca.

SEO – novos hábitos e tecnologias: as técnicas básicas de SEO não sofrem grandes mudanças para 2018. O que precisa ser levado em conta são os novos hábitos e tecnologias, interferindo na forma de aplicação em sites e lojas virtuais. O SEO local, estratégia que visa outras alternativas de otimização para permitir que o usuário encontre uma solução perto do local onde se encontra, tendo acesso mais fácil ao serviço ou produto que pesquisa, será uma outra tendência. Com o crescimento do tráfego via dispositivos móveis, essa nova ferramenta deve ganhar mais relevância no próximo ano.

Links Patrocinados: a disputa entre as principais plataformas digitais para links patrocinados pode ganhar novos capítulos em 2018. Em 2017, o Ads ganhou mais espaço, gerando uma procura menor pelo Adwords. Com isso, o Adwords recebeu investimentos em recursos mais sofisticados e segmentação cada vez mais detalhada e assertiva.
No Brasil, outra tendência será o aumento do CPC, custo por clique, no Adwords. Isso deve ocorrer em função do aumento de novos anunciantes e uma confiança de melhoria na economia do país. Com novas opções chegando ao mercado e por serem sistemas que funcionam como leilão, as palavras-chaves tendem a ser o centro dessa competição, gerando aumento nos preços para quem quer investir nessa ferramenta.

Influenciadores digitais: as plataformas digitais estão cada vez mais exigentes, aumentando gradativamente as normas e atualizações que inibem e bloqueiam conteúdos comerciais e anúncios. Com isso, os influenciadores digitais ganham ainda mais espaço em 2018, tornando-se importantes aliados na missão de encontrar um público qualificado e que realmente tenham interesse em determinados assuntos.

Um desafio é conseguir escolher o influenciador que melhor se adapte à determinada empresa. Com várias alternativas disponíveis, é necessária uma análise bem-feita para que seja escolhido um perfil que melhor se adeque ao seu público. Microinfluenciadores podem ter destaque no próximo ano e serão opções para muitas marcas de diversos setores.

Realidade Virtual: a realidade virtual é uma tecnologia de interface avançada entre um usuário e um sistema operacional. O objetivo dessa tecnologia é recriar a sensação de realidade para um indivíduo, levando-o a adotar essa interação como uma de suas realidades temporais.

Uma das principais funções dessa tendência, será auxiliar na tomada de decisão durante uma compra, pois a tecnologia permite uma melhor visualização de um produto ou serviço. A criação de gráficos interativos e vídeo em um site irão servir como um ponto de partida para a futura exploração em oportunidades da realidade do marketing digital.

Chatbots: popularmente conhecidos como “atendentes virtuais”. Em pesquisa realizada durante a Social Media Week, 65% das pessoas vão começar a investir, ou continuar investindo, em chatbots no próximo ano. Essa tendência é um importante avanço na relação entre clientes, empresas e tecnologia.

Com a proposta de economia de tempo, para usuários e atendentes, o Chatbot proporciona informações relevantes de forma inteligente e sucinta. Também são capazes de satisfazer necessidades básicas de atendimento, melhorando a comunicação com os consumidores.

Mobile: os dispositivos móveis têm tido crescimento constante no Brasil. O tráfego móvel já superou o tráfego via desktop, tendo aumento em número de usuários 5 vezes maior nos últimos 4 anos, segundo dados de pesquisa realizado pelo Google.

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