Mais do que nunca, eficiência é a palavra da vez, acredita presidente da T-Systems do Brasil

Author Photo
11:08 am - 21 de julho de 2015
O cenário econômico atual tem forçado as empresas a buscar ainda mais a eficiência dos negócios e a TI não está de fora do movimento. É preciso fazer mais, com menos, reduzir custos, mas não deixar a performance de lado. “Ser mais eficiente nunca saiu de moda e agora, mais do nunca, é a palavra da vez”, acredita Ideval Munhoz, presidente da T-Systems do Brasil.

E com a bandeira da eficiência que a T-Systems tem conseguido se destacar no mercado, ajudando clientes na conquista desse objetivo. “O ano passado foi muito bom para nós e estamos colhendo os resultados ainda em 2015”, diz.

Em 2014, a provedora alemã de soluções e serviços de TI obteve crescimento de 80% em novos negócios no Brasil. Grande parte do interesse do mercado esteve concentrado em cloud computing, aplicações críticas como ERP e CRM e implementações SAP. Se até pouco tempo a maior parcela da receita da empresa decorria do mercado automotivo, nos últimos anos desde a chegada do executivo à presidência da T-Systems, em 2012, metade já vem de outros setores como manufatura, varejo e bancos.

Neste ano, o crescimento será um pouco mais tímido. Segundo Munhoz, a empresa deve encerrar 2015 com salto de 40% nos negócios locais e receita 30% superior à registrada no ano anterior. Ainda assim, superior à média do mercado.

A aposta da companhia para ampliar sua participação no Brasil é levar para seus clientes uma abordagem consultiva. “Nosso papel é ajudar as organizações a inovar, mas sem tirar a gestão do CIO. Por isso, atuamos como consultores. Buscamos levar inovação e redução de custos”, ressalta o executivo.

Um dos exemplos citados por Munhoz fruto do trabalho da T-Systems é a Kroton. Recentemente, a instituição educacional terceirizou seu data center e ganhou tempo para inovar. “No modelo anterior levávamos seis meses desde a seleção do hardware até o lançamento. Hoje, levamos um mês e, se for em nuvem, fazemos em questão de dias”, relatou Ailton Brandão, CIO da Kroton.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.