Notícias

Líderes e funcionários latinos concordam: trabalho remoto é mais produtivo

Lideranças e funcionários das corporações latino-americanas parecem já ter superado quaisquer dúvidas a respeito da produtividade no novo ambiente híbrido de trabalho. 83% dos colaboradores e 77% dos líderes dizem ser tão ou mais produtivos em casa ou outro local remoto, em comparação com o trabalho no escritório. E o objetivo atual de 57% dos “chefes” da América Latina é adotar um modelo operacional diferente e que garanta a segurança dos funcionários.

É o que revela um estudo da IDC e patrocinado pela Unisys divulgado na terça (30) intitulado “Perspectivas para o ambiente de trabalho digital: em busca da equiparação entre o escritório e o ambiente digital para garantir a eficiência do trabalho híbrido”. Foram ouvidas mais de 1.100 pessoas, incluindo líderes empresariais e funcionários, em 15 países, incluindo o Brasil.

Entre os líderes latino-americanos pesquisados, mais da metade (58%) afirma que a principal motivação é criar uma experiência geral melhor para os funcionários. E 39% dos funcionários diz preferir trabalhar fora dos limites da empresa – como residências, cafeterias e escritórios compartilhados.

Leia mais: IT Forum@Home: ‘em tempos de crise radical, precisamos imaginar o futuro’

Para tirar proveito, 28% das empresas da região planejam fazer investimentos para gerar crescimento e estão priorizando inovação. AI (60%), 5G (58%), IoT (51%) e plataformas de segurança modernas (50%) são as mais citadas como capazes de trazer benefícios aos ambientes de trabalho da organização nos próximos cinco anos.

Discordâncias

Mas, naturalmente, a pesquisa também mostra que os líderes também têm opiniões diferentes da dos funcionários. Embora 52% dos funcionários latino-americanos considerem o local de trabalho e o para a vida familiar importantes, apenas 42% dos líderes de empresas latino-americanos pensam o mesmo. Para 54% dos colaboradores da região é fundamental capacitar equipes e pessoas, preocupação de apenas 43% dos líderes.

Para 59% dos funcionários latino-americanos afirmam que o acesso à tecnologia mais atualizada é fundamental para uma experiência ideal do funcionário. Proporção menor (50%) dos líderes acham que esse item é importante.

Segundo o estudo, os líderes empresariais estão mais preocupados do que os funcionários com aspectos práticos do trabalho remoto. Para 33% a dificuldade de comunicação e trabalho com os demais integrantes da equipe é preocupante, e 26% dos funcionários concordam.

Para 34% dos líderes, preocupa a falta de supervisão e visibilidade da gestão sobre o trabalho feito em casa. Apenas 13% dos funcionários concordam. E 31% dos líderes estão preocupados com as possíveis dificuldades de acesso a dados, enquanto apenas 18% dos funcionários compartilham a visão.

Tecnologias necessárias

Soluções de conectividade e banda larga são as melhorias mais solicitadas por 44% dos colaboradores, mas o problema aparece como uma necessidade latente para apenas 34% dos líderes. Pelo menos há concordância entre funcionários (33%) e líderes (30%) quanto à necessidade de computadores mais atualizados para promover eficiência do trabalho remoto.

O estudo pode ser baixado (em inglês) nesse link.

Recent Posts

Unico processa Serasa Experian por suposto uso indevido de tecnologia de biometria facial

A Unico, empresa brasileira especializada em identidade digital e biometria facial, ingressou com ações nas…

4 horas ago

Salesforce leva Agentforce à Copa do Mundo de 2026

A Salesforce anunciou parceria com a FIFA como apoiadora oficial da Copa do Mundo de…

5 horas ago

Neil Redding abre IT Forum Praia do Forte 2026 com debate sobre liderança na era da IA

Neil Redding será o palestrante de abertura do IT Forum Praia do Forte 2026. Com…

6 horas ago

47% das empresas brasileiras devem adiar migração para a nuvem nos próximos três anos

Apesar da consolidação da computação em nuvem como um dos pilares da transformação digital, uma…

6 horas ago

Deepfakes, IA e software open source lideram lista de ameaças críticas para empresas, diz Gartner

As equipes de segurança cibernética enfrentarão um cenário cada vez mais complexo nos próximos anos,…

8 horas ago

Apenas um em cada três americanos aprova a construção de data centers

Apenas uma em cada três pessoas dos Estados Unidos aprova o ritmo acelerado de construção…

9 horas ago