Quais são as principais barreiras para a inovação?

Author Photo
1:40 pm - 28 de maio de 2020
inovação

Inovar não é uma tarefa fácil e requer esforços que vão além da tecnologia. Entender qual é o momento da sua marca e como encontrar uma nova forma de fazer mais e melhor é um desafio para qualquer empresa e segmento. Essa busca constante precisa ter as lideranças executivas como aliadas para gerar uma nova cultura corporativa. Mas, claro, a inovação também precisa superar algumas barreiras.

 

Um estudo da MIT Sloan Management Review em parceria com a Deloitte aponta que empresas em fase de maturação digital estão focadas em integrar novas tecnologias (mobilidade, analytics, cloud e várias outras) em favor da transformação dos negócios. Já as empresas com nível menos maduro de transformação focam na resolução de pequenos problemas com o uso individual dessas soluções.

 

[relacionadas]

 

A tecnologia não deve ser tomada como o principal desafio para a implementação dessas mudança, segundo os líderes de TI questionados. A grande dificuldade é a criação de uma cultura digital que escale a mudança. Nesse quesito, a construção de talentos e a transformação da mentalidade depende, efetivamente, das pessoas.

 

As conclusões são do estudo realizado pela IT Mídia para a edição de 2019 do prêmio 100+ Inovadoras no Uso de TI. A maioria dos participantes apontaram quatro principais obstáculos para as iniciativas de transformação digital:

 

  • Recrutamento e retenção de talentos
  • Integração entre novas tecnologias e legado
  • Processos lentos e inflexíveis
  • Tecnologias ultrapassadas

 

Premiando a inovação na crise

De acordo com o gerente de estudos e pesquisas da IT Mídia, Pedro Hagge a tendência deve se manter em 2020. “Historicamente, as principais barreiras de inovação apontadas no estudo são recrutamento e retenção de talentos, integração entre as novas tecnologias e o legado das ferramentas antigas, processos lentos e pouco estruturados. Para 2020, estas ainda devem ser as principais barreiras, com alguns agravantes como redução de custos, redução de equipe, investimentos em infraestrutura básica”, comenta.

 

Hagge ainda complementa: “as empresas mais inovadoras têm muitas características em comum, destaco uma que é a participação do CEO no processo de inovação. É fundamental ter um líder que engaje as áreas e de as condições necessárias para este processo de criação”, afirma o especialista da IT Mídia.

 

+ Óleo e gás: o que acontece com a TI dessas empresas na pandemia

+ Corrida para o digital: os impactos da pandemia na TI do varejo

 

A edição de 2020 do prêmio As 100+ Inovadoras no Uso de TI, realizado pela IT Mídia, em parceria com a PwC, já estão abertas. Anualmente, um comitê analisa o cenário de inovação nas maiores empresas do país e premia as companhias com iniciativas de destaque. Podem se inscrever empresas de todos os setores, basta preencher o questionário e o roteiro estruturado para descrição do case de sucesso.

Saiba mais no site oficial do IT Forum 365.

 

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.