Oi Soluções digitaliza gestão de segurança e facilities da sede do Governo de SP

Projeto Palácio Digital, liderado por Marcelo Leite, implantou sistemas de videomonitoramento e em soluções de IoT na sede do governo paulista

Author Photo
4:55 pm - 20 de abril de 2022
Marcelo Leite de Moraes, da Oi Soluções. Foto: IT Mídia

Diante da necessidade de melhorar o sistema de acesso à sede do Governo do Estado de São Paulo, o Palácio dos Bandeirantes, de automatizar o controle interno da iluminação e ampliar o controle interno no consumo de água, o Diretor de Vendas Estratégicas da Oi Soluções, Marcelo Leite de Moraes, precisou liderar uma equipe multidisciplinar para garantir produtividade e eficiência nos processos do Governo e a segurança no local com sistemas de videomonitoramento e soluções de IoT.

Pelo projeto Palácio Digital, Moraes ganhou o Prêmio Executivo de TI do Ano na categoria ‘Foco no cliente UX/CX – Acima de R$ 5 bilhões’.

O projeto tinha o desafio de atuar em um ambiente crítico operacionalmente, emblemático pela sua notoriedade e sensível politicamente, garantindo que nenhum problema ocorresse antes, durante e depois de sua implantação, comenta Marcelo.

Leia também: Banco do Brasil apoia agronegócio aplicando IA a imagens de satélite

Além disso, logo após o início do projeto, em novembro de 2019, Moraes precisou gerenciar a maior parte do processo de criação e implementação das soluções durante o auge da pandemia. Para ele, o sucesso do projeto e o reconhecimento se deu justamente pela “superação do time em encontrar soluções para o atendimento de nosso cliente, desde a questão da pandemia, que atrasou um pouco o projeto e que acabou acarretando mudanças de rotas constantes”, ele diz.

Palácio Digital

O executivo e sua equipe instalaram câmeras de alta resolução em pontos estratégicos como portarias, recepções de pedestres e as entradas de carga/descarga, funcionários, eventos e restaurantes. Todas as câmeras interligadas em fibra óptica, com plataforma de grande capacidade computacional com funcionalidades de reconhecimento facial, leitura de placas, correlação de imagens, identificação de atitude suspeita, controle de perímetro, rastreamento de pessoas e veículos, dentre outros.

“Estruturamos uma equipe multidisciplinar com colaboradores das estruturas de pré-vendas, vendas, marketing, entrega e parceiros, para o levantamento dos processos junto ao cliente de forma a entender todas as atividades de controle de pessoas, identificação de riscos e do cotidiano de recepções e portarias”, explica. “Esse mapeamento exigiu diversas reuniões com as áreas envolvidas do cliente, como TI, Manutenção, Casa Militar – Segurança, Patrimônio, Receptivo”.

Para a gestão eficiente de facilities, a equipe instalou dispositivos de IoT como conexão de dados nos medidores de água para medir o consumo, realizar comparações por hora e avaliar discrepâncias. Também instalou sensores de temperatura e contadores em sete locais e automatizou a iluminação nas salas Bandeirantes e Anchieta para controle remoto com 3 configurações diferentes.

“A implantação das soluções impactou diretamente na segurança, produtividade e na redução do tempo das atividades operacionais das equipes envolvidas dentro do Palácio”, diz Moraes que agora inicia uma nova etapa na Oi como Diretor Nacional de Vendas para o segmento Financeiro. “O setor financeiro é um dos que mais investem em tecnologia e inovação. É um desafio enorme enquanto integrador de serviços de tecnologia permear um segmento de tamanha importância no cenário nacional”, finaliza.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.