Notícias

Kroton agora é Cogna. Empresa anuncia mudanças e braço para investir em startups

A Kroton Educacional, empresa líder em educação privada no Brasil, anunciou nessa segunda-feira (07/10), durante o 10º Kroton Day, a criação da holding Cogna Educação. Agora, cada mercado de atuação da companhia terá uma empresa separada. São elas: Kroton, Saber, Vasta Educação e Platos. As divisões visam atender melhor não só o público B2C, voltado para consumidores finais, como também B2B, com soluções pensadas para empresas. Há ainda a Cogna Ventures, braço criado para investir em startups do setor.

Com as mudanças, a Kroton, que segue com o mesmo nome, terá foco em cursos de ensino superior; a Saber cobrirá cursos de idiomas e as escolas de ensino básico das quais a Kroton é dona; já a Vasta Educação vai oferecer serviços de gestão para as escolas e material didático, incluindo eventual participação em licitações públicas. Por fim, a Platos foi criada para oferecer serviços de gestão para o ensino superior.

Rodrigo Galindo, que respondia como CEO da Kroton será o CEO da Cogna Educação. Roberto Valério, que era presidente de ensino superior, passará a ser o presidente da marca Kroton. Já a Platos fica sob direção de Paulo de Tarso, Paulo Serino com a Saber e Mário Ghio com a Vasta Educação. Com a mudança, a Cogna assume o antigo prédio da Fnac na Avenida Paulista. Todas as empresas da Cogna devem ficar instaladas no mesmo prédio. A mudança começa a valer de fato a partir do dia 1º de janeiro de 2020.

Até então, a Kroton, fundada em 2007, vinha focando suas estratégias no mercado voltado para estudantes (B2C). Entretanto, Galindo, durante o evento, destaca que esse mercado – sozinho – não deve sustentar o crescimento projetado pela empresa. A Cogna deve atuar com mais presença no mercado B2B, principalmente com relação ao ensino superior. “Há muito espaço para crescer”, conta Galindo. Como projeta o executivo, para continuar crescendo, a Cogna investirá em tecnologia como serviço, “Plataform as a service (PaaS)” e sistemas de gestão para escolas e instituições de ensino.

Tecnologia para sustentar crescimento

Paulo de Tarso, atual diretor executivo da Platos, explica que a empresa deve fornecer serviços de gestão de educação para instituições de ensino, principalmente instituições que buscam oferecer programas de pós-graduação, além de atender as faculdades e universidades da empresa.

Já a Vasta Educação, comandada por Mário Ghio, deve, além de servir as escolas administradas pela Cogna, oferecer produtos e serviços para terceiros. Ghio explica que o principal objetivo da empresa é transformar escolas analógicas, que não possuem coleta de dados e gestão inteligente em escolas digitais, com serviços oferecidos na modalidade “plataform as a service (PaaS).

A Vasta Educação vai se concentrar em comercializar uma plataforma de conteúdo e edtech, chamada K-12, uma solução para escolas de ensino básico que oferece conteúdo acadêmico, cursos de idiomas, conteúdo socioemocional, treinamento de professores além de um sistema de ensino de “science, tech, engineering e math” (STEM).

Paulo Serino, diretor executivo da Saber, explica que uma das principais razões para a separação da empresa é que a educação básica é muito diferente do ensino superior. 

*Guilherme Petry é estagiário sob supervisão da editora Carla Matsu

Recent Posts

Movida lança agente de IA no WhatsApp em parceria com a Meta e aposta em nova experiência de locação

A plataforma de locação de automóveis Movida lançou um agente de inteligência artificial integrado ao…

11 horas ago

Oracle nomeia Marcelle Paiva como nova VP de vendas, Data&AI Hub na América Latina

A Oracle anunciou Marcelle Paiva como nova vice-presidente de vendas, Go-to-Market (GTM) e ecossistema para…

12 horas ago

Mercado de IPOs de tecnologia ganha força com avanço da IA

O mercado de ofertas públicas iniciais voltou a ganhar tração em 2026, impulsionado principalmente pelo…

12 horas ago

Oracle adiciona US$ 85 bilhões em contratos de IA e encerra trimestre com carteira recorde de US$ 638 bilhões

A Oracle encerrou o quarto trimestre e o ano fiscal de 2026 com resultados recordes,…

13 horas ago

Disputa entre Anthropic e OpenAI expõe divergências sobre o futuro da inteligência artificial

A disputa entre Anthropic e OpenAI ganhou novos contornos e se tornou um dos principais…

13 horas ago

Marketing B2B precisa se reorganizar para atender compradores mais autônomos, diz Forrester

As áreas de marketing B2B precisam rever sua estrutura operacional para acompanhar a transformação do…

14 horas ago