Categories: Notícias

IPv6: resposta a dúvidas comuns – Parte 2

  • 7. Qual outra grande vantagem em migrar todo o ambiente para IPv6?

    a. A mobilidade hoje é um fator de sobrevivência para muitas empresas; com o IPv6, sua empresas terá acesso a novos serviços (com recursos nativos do IPv6, que não existem no atual IPv4) relativos à mobilidade, segurança e qualidade das comunicações, tais como:

    i. Acesso seguro a serviços de rede da sede a partir de qualquer posição geográfica, onde houver um ponto de acesso à Internet (acesso seguro a partir de qualquer lugar do mundo, o que induz para ganhos de produtividade nos negócios).

    ii. Vídeo conferência (violenta redução de custos com viagens; passagens, tempo de vôo e esperas, cansaço dos executivos).

  • 8. Há ainda outras vantagens?

    a. Sem dúvida, o custo de telefonia tende a reduzir drasticamente, uma vez que  o conceito de voz sobre IP será muito mais utilizado (telefonia usando o IPv6 como meio físico).
  • 9. Onde posso validar este “esgotamento” do IPv4?

    a. Veja o cenário aqui.
  • 10. Qual é a data estimada para este esgotamento de IPv4?

    a. Os indicadores apontam para o esgotamento nos EUA, Asia e Europa em agosto de 2011.
  • 11. O estoque de IPv4 existente no “registro.br” (Brasil) permite postergar nossa decisão?

    a. Os blocos existentes deveriam ser utilizados apenas em caráter emergencial, não estratégico. Imagine se tivéssemos hoje um grande estoque de disquetes, poderíamos induzir os usuários a não comprarem pendrives até esgotar o estoque de disquetes?
  • 12. Quais os impactos de nossa inércia ou  isolamento?

    a. É preciso compreender que a Internet abriu nossas fronteiras para o mundo. A experiência com a reserva de mercado de informática, quando o Brasil fechou suas fronteiras, foi de um enorme atraso tecnológico imposto ao País. Manter-se na zona de conforto, ignorando o movimento global pode trazer grandes prejuízos. Nesse setor, melhor é buscar sintonia com as demais regiões do planeta!
  • 13. Todo o investimento em IPv4 será literalmente “perdido”?

    a. Não. Nem todos os serviço precisam operar com o novo protocolo IPv6. Os serviços internos da organização, de uso interno exclusivo, podem continuar operando com endereçamento IPv4, enquanto aguarda atualização para IPv6 ao longo do tempo, por exemplo, não é preciso substituir o ERP (basta aguardar que o fornecedor do software faça a nova versão – já com o protocolo IPv6).
  • 14. Como fazer para avaliar se preciso ou não, ou até que ponto estou exposto?

    a. Um diagnóstico técnico, associado a um bom planejamento econômico financeiro, permite identificar a situação real de sua instalação de TI e indicar o que deve, ou não, permanecer no modo atual, e aí se desenha um plano objetivo de transição, estabelecendo as etapas necessárias até completar todo o processo; mais cedo ou mais tarde terá que migrar, isto é caminho sem volta, para quem usa Internet!

    b. Um bom planejamento pode minimizar os custos da transição, tanto do ponto de vista financeiro como de imagem da Organização. Não há motivo para pânico, mas como o processo de esgotamento é irreversível, é melhor agir de maneira pró-ativa. Caso necessite, conte com nossos serviços especializados.

Saiba mais:

IPv6: resposta a dúvidas comuns – Parte 1

*Antonio Rigo e  Ivo Cairrão são da Iaudit Assessoria Empresarial

**As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicadas refletem unicamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da IT Mídia ou quaisquer outros envolvidos nesta publicação

ð        Você tem Twitter? Então, siga http://twitter.com/IT_Web e fique por dentro das principais notícias de TI e telecom.  

Recent Posts

SpaceX, Anthropic e OpenAI enfrentam riscos em possíveis IPOs

SpaceX, Anthropic e OpenAI estão no radar de Wall Street para possíveis aberturas de capital…

1 dia ago

Sistemas legados: como tomar decisões para garantir resiliência em setores críticos

por Eduardo Honorato Falar sobre infraestruturas críticas na Era Digital tem sua própria complexidade dentro…

1 dia ago

Sem equipes preparadas, IA não entrega transformação

A adoção de inteligência artificial (IA) nas empresas não depende apenas da disponibilidade de ferramentas.…

1 dia ago

Cohesity obtém patente para aplicar IA diretamente em dados de backup corporativos

A Cohesity anunciou a concessão da Patente Nº 12.619.501 pelo Escritório de Patentes e Marcas…

2 dias ago

Para Diogo Cortiz, maior desafio da IA é a falta de capacidade crítica para questionar suas respostas

Diogo Cortiz, professor da PUC-SP e doutor em Tecnologias da Inteligência e Design Digital, tem…

2 dias ago

Agentes de IA vão dar “superpoderes” a profissionais de TI, diz DJ Sampath, da Cisco

DJ Sampath chegou aos Estados Unidos há 30 anos com oito dólares no bolso e…

2 dias ago