Inteligência de dados é aplicada apenas por 5% das empresas brasileiras
Segundo levantamento da Totvs, 43% das empresas ouvidas apresentam dificuldades na compreensão dos seus próprios dados
Apenas 5% das empresas brasileiras acreditam fazer bom uso da inteligência de dados em seus negócios, revelou um levantamento feito pela Totvs, em parceria com a H2R Pesquisas Avançadas. Segundo o estudo, 43% das empresas apresentam dificuldades na compreensão dos seus dados, não conseguindo capturar padrões e hábitos de consumo por meio dos canais de comunicação e vendas online.
A pesquisa, que ouviu 414 executivos, revelou ainda que 52% dos entrevistados acreditam que as empresas estão longe de adotar soluções desse tipo.
“O que observamos com a pesquisa é que existe uma baixíssima adoção da estratégia data driven, isso significa que muitas empresas estão perdendo oportunidades de negócio por não usar dados de maneira inteligente”, avalia em comunicado Diana Rodrigues, diretora de marketing da Totvs.
Leia também: Brasileiros gostariam de ‘se deletar’ da internet e pagariam por isso
A inteligência de dados é um dos principais desafios na visão de 33% dos executivos, já a LGPD domina a preocupação de 18% deles. De acordo com a pesquisa, entretanto, é a segurança de dados que mais tem desafiado as empresas, sendo citada por 40% dos entrevistados.
“O desafio da policanalidade vai além da manutenção de canais físicos e digitais. As empresas precisam assumir como urgente a necessidade de coletar, unificar e tratar todos os dados transacionados em sistemas e canais de vendas. Num futuro muito próximo, sem uma plataforma de inteligência de dados será impossível entender a jornada de compra, personalizar a comunicação e se relacionar com o consumidor de maneira omnicanal”, explica a executiva.
Com o chamado “data abundance”, volume de dados disponíveis cada vez maior, é praticamente mandatório dar maior atenção para análise das informações e obter melhores insights para o desenvolvimento do negócio, destaca o estudo.