Styleflow, ferramenta que personaliza looks com IA, vence competição da Langflow
Solução da Styleflow usa colorimetria para analisar características do consumidor e recomendar peças de roupa. Equipe vencedora receberá R$ 10 mil
A Styleflow, solução voltada para o e-commerce de moda, foi a grande vencedora da IA Devs, competição de soluções com inteligência artificial promovida pela Langflow, plataforma de open source e low-code. A equipe vencedora levou R$ 10 mil com uma ferramenta que promete personalizar compras de vestuário online.
A solução usa IA e colorimetria (ciência que investiga a percepção de cores pelos seres humanos) para recomendar looks personalizados. Ela avalia, entre outras coisas, cor da pele, cabelo e olhos do usuário, além do contraste entre esses elementos, para saber que peças indicar ao consumidor.
Segundo os desenvolvedores, a ferramenta, no futuro, poderá ser integrada às plataformas de e-commerce para oferecer experiência de compra sob medida para cada consumidor.
Leia também: Aportes em fintechs voltam a crescer em 2024, superando todo o ano passado
“A personalização é um diferencial competitivo enorme. Conseguimos não apenas adaptar a experiência de compra ao perfil colorimétrico dos usuários, mas também sugerir combinações completas de looks, o que facilita a vida do cliente e aumenta as chances de conversão para o e-commerce”, explica em comunicado Ivan Amador, CEO da Styleflow.
Segundo a empresa, o abandono de carrinhos no e-commerce por excesso de opções é um problema para o varejo online de moda. Pesquisa da Opinion Box indica que 40% abandonam compras online por esse motivo.
Na competição, os participantes tiveram que desenvolver soluções dentro da plataforma da Langflow, gratuita e baseada em low-code. “Nossa missão é incentivar e democratizar o desenvolvimento e a visibilidade de tecnologias de inteligência artificial em regiões além do Vale do Silício “, diz Rodrigo Nader, CEO do Langflow, adquirida em 2024 pela norte-americana DataStax.
Potencial de mercado e modelo de negócios
Além de Amador, a equipe da empresa é formada por Victor Corrêa (CTO) e Raphael Valdetaro (CRO). Desde a competição, realizada em setembro, eles aprimoraram a solução ainda mais, implementando modelos menores e mais ágeis, o que reduziu custos de operação. Foram desenvolvidos prompts para diferentes ocasiões, como eventos casuais, festas e compromissos profissionais.
A equipe vencedora acredita que há grande potencial de expansão para a solução. “A personalização está cada vez mais em alta no setor, e a Styleflow busca acelerar essa tendência, proporcionando uma experiência de compra mais eficiente e customizada”, diz Ivan, que diz já ter recebido contatos de potenciais clientes.
Parte do prêmio de R$10 mil será usado para contratar infraestrutura e formalizar o negócio, enquanto o restante será investido na expansão e integração da solução com novas plataformas.
Os próximos passos da equipe envolvem a integração da solução com plataformas de e-commerce por meio de APIs, para uma experiência contínua dentro dos sites já estabelecidos. A solução será oferecida no formato white label, permitindo que cada plataforma de e-commerce utilize a ferramenta com a própria marca.
“Nosso objetivo é integrar nossa solução às plataformas de e-commerce de forma fluida, sem que o usuário final precise sair do ambiente que já conhece ou criar cadastros. Queremos oferecer uma experiência contínua e personalizada”, conclui Amador.
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!