Projeto Kuiper: Amazon comprova êxito em tecnologia de links ópticos entre satélites
Projeto Kuiper confirma tecnologia OISL para conexão rápida entre satélites, avançando rumo à constelação de 3.236 satélites até 2029
A Amazon, por meio do Projeto Kuiper, alcançou avanços significativos em sua tecnologia de comunicação por satélite. A validação bem-sucedida da tecnologia-chave de links ópticos entre satélites (OISL) permite a comunicação laser entre múltiplas espaçonaves simultaneamente.
A tecnologia de links ópticos entre satélites (OISL) traz uma capacidade de malha no espaço, aumentando a velocidade e reduzindo a latência para os usuários de Internet via satélite. Isso permite que seja possível mover dados cerca de 30% mais rapidamente do que cabos de fibra óptica terrestre que enviam dados ao longo de uma distância equivalente, segundo a empresa.
Embora gerações anteriores fossem limitadas a conectar dois satélites por vez, a Amazon superou desafios técnicos complexos, assegurando conexões estáveis em até 2.600 quilômetros, mesmo diante de altas velocidades e complexidades orbitais.
Leia também: Brasil está mais perto de lançar foguetes 100% nacionais
Testes demonstraram velocidades de 100 gigabits por segundo a mais de 620 milhas, validando a arquitetura avançada de comunicação.
A empresa afirmou que os testes foram essenciais para validar o último componente da arquitetura de comunicações avançadas do Projeto Kuiper, garantindo que os OISLs estarão operacionais nos primeiros satélites de produção, previstos para lançamento no primeiro semestre de 2024.
A Amazon planeja iniciar os primeiros testes com clientes utilizando satélites implantados até o segundo semestre de 2024. A constelação completa de 3.236 satélites, autorizada pela Comissão Federal de Comunicações dos EUA, está prevista para ser lançada até julho de 2029, orbitando a Terra em órbita baixa.
*Com informações do TechCrunch
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!