Notícias

Inovação e colaboração são pilares da estratégia de RH da ClassApp

Em janeiro deste ano, a ClassApp, fornecedora de um aplicativo que promete revolucionar a comunicação entre pais e escola, conseguiu materializar em um evento grande parte das premissas que alicerçam sua estratégia de RH. A empresa reuniu todos os colaboradores em uma instituição de ensino para promover o que foi batizado de ClassHack. Baseado no conceito de maratona de desenvolvimento, a ação trouxe à tona os desafios da empresa para 2019 e convidou os colaboradores a criarem times para elaborar e apresentar possíveis soluções.

Do evento emergiram várias idéias, que foram implementadas e aceleraram a inovação da companhia. Mais que isso: traços da cultura foram colocados em prática quando a colaboração e a busca por excelência entraram em cena em prol de um objetivo comum. “A iniciativa fortaleceu muito o conceito de unidade, a cultura do desafio e da inovação, além de promover mais integração entre as áreas, que exercitaram a importância da diversidade de conhecimento”, conta Isabela de Oliveira, gerente de cultura e talentos da ClassApp, segunda colocada no ranking das Melhores Empresas para Trabalhar em TI, promovido pelo Great Place to Work (GPTW) e IT Mídia, na categoria pequenas empresas.

A executiva conta que no dia a dia a colaboração é muito incentivada. “Queremos um ambiente marcado pela confiança, em que o profissional se sinta confortável para resolver as questões diretamente com seus líderes. Uma das funções do gestor é dar voz ao colaborador. Com isso, descentralizamos o RH”, afirma.

Ela explica que viabilizar esse ambiente só é possível tendo como base um processo de seleção que, acima de tudo, valorize candidatos com espírito de equipe e sede de conhecimento. Em contrapartida, a empresa oferece possibilidades de crescimento, seja na direção de um cargo de gestão ou de especialista. No último ano foram promovidos 15 profissionais, do total de 45 que compõem o quadro da ClassApp. “Realizamos avaliações semestrais de desempenho, performance e cultura num modelo 360º, em que além da autoavaliação e da avaliação do líder, os demais membros também participam do processo”, conta.

Ambiente descontraído

A ClassApp também tem um espaço com sofá e mesas em que os profissionais podem se reunir em determinados momentos para interagir. “Muitas vezes surgem boas idéias desses bate papos”. Uma deles foi o Family Day, em que os colaboradores puderam levar a família para conhecer o escritório e sua rotina de trabalho. “Conhecer a família dos colegas ajuda a integrar e estreitar os laços de confiança”, acredita Isabela.

Também de olho no clima e no bem-estar do funcionário, a empresa realiza semanalmente o ClassAppMindfulness, com uma sessão de meditação guiada pela manhã. “Isso ajuda a começar o dia com a energia renovada”, acredita Isabela.

A gerente explica que o cuidado com o bem-estar leva em conta as necessidades específicas de cada colaborador. “Um profissional que teve filho recentemente passou a ter a possibilidade de trabalhar no modelo home office para conciliar melhor suas atividades. Para aqueles que estão na faculdade definimos semestralmente um cronograma que prevê horário mais flexível no período de provas”, relata.

O resultado do foco em pessoas, segundo ela, pode ser medido pelo clima da empresa, o feedback recebido dos colaboradores e o baixo índice de turn over.

Recent Posts

Movida lança agente de IA no WhatsApp em parceria com a Meta e aposta em nova experiência de locação

A plataforma de locação de automóveis Movida lançou um agente de inteligência artificial integrado ao…

2 dias ago

Oracle nomeia Marcelle Paiva como nova VP de vendas, Data&AI Hub na América Latina

A Oracle anunciou Marcelle Paiva como nova vice-presidente de vendas, Go-to-Market (GTM) e ecossistema para…

2 dias ago

Mercado de IPOs de tecnologia ganha força com avanço da IA

O mercado de ofertas públicas iniciais voltou a ganhar tração em 2026, impulsionado principalmente pelo…

2 dias ago

Oracle adiciona US$ 85 bilhões em contratos de IA e encerra trimestre com carteira recorde de US$ 638 bilhões

A Oracle encerrou o quarto trimestre e o ano fiscal de 2026 com resultados recordes,…

2 dias ago

Disputa entre Anthropic e OpenAI expõe divergências sobre o futuro da inteligência artificial

A disputa entre Anthropic e OpenAI ganhou novos contornos e se tornou um dos principais…

2 dias ago

Marketing B2B precisa se reorganizar para atender compradores mais autônomos, diz Forrester

As áreas de marketing B2B precisam rever sua estrutura operacional para acompanhar a transformação do…

2 dias ago