Infraestruturas críticas dos Estados Unidos estão sob ameaça, segundo ex-diretor da CIA

Author Photo
12:54 pm - 22 de setembro de 2016

Os EUA não estão fazendo o suficiente para proteger a nação contra ataques à infraestrutura crítica das mãos de países perigosos, disse o ex-diretor da Central Intelligence Agency (CIA), nos EUA, R. James Woolsey em uma conferência de segurança cibernética nesta semana.

Estados combativos, como Coreia do Norte e Irã, poderiam detonar um dispositivo nuclear em órbita bem acima dos EUA, desencadeando um pulso eletromagnético, ou EMP na sigla em inglês, capaz de nocautear a rede elétrica do país, disse Woolsey em entrevista ao CIO Jornal, do jornal The Wall Street Journal.

Na avaliação dele, políticas tradicionais de dissuasão são ineficazes contra tais “ameaças malévolas” porque para elas “a morte é desejável, em vez de evitada”, disse Woolsey, que foi diretor da CIA por dois anos durante a administração Clinton.

O especialista afirmou que atuou recentemente como conselheiro de segurança dos Estados Unidos para o candidato presidencial do Partido Republicano, Donald Trump. Contudo, ele não discutiu o cenário de ataque pulso eletromagnético com o candidato. Ele espera que esse alerta seja feito em breve.

Tags:

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.