Categories: Notícias

Indústria eletroeletrônica fecha mais de 5 mil postos de trabalho no primeiro trimestre de 2016

No primeiro trimestre do ano, a indústria eletroeletrônica fechou 5,4 mil postos de trabalho, de acordo com dados da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), baseados em levantamento do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do Ministério do Trabalho (Caged).
De acordo com a Associação, esse é o 23º mês consecutivo de quedas no quadro de colaboradores da indústria eletroeletrônica.
Só o mês de março respondeu por 2,8 mil dessas vagas fechadas. Para janeiro, o número de vagas fechadas chegou a 748, e 1,8 mil em fevereiro. No acumulado dos 12 últimos meses, o número chegou a 50 mil.
O desempenho para o trimestre foi acima das 4 mil vagas previstas anteriormente pela Associação e representa número cinco vezes acima do registrado para o primeiro trimestre de 2015 (1,03 mil desligamentos).
Para Humberto Barbato, presidente da Abinee, o cenário político foi o grande responsável pelo quadro. “[…] com a manutenção da crise política, um período demasiado largo sem indicativos de melhoras, as empresas não tiveram saída”, disse ele, por meio de comunicado. “Precisamos superar esta fase interminável de turbulência que paralisou o governo e o País”, completou.

Recent Posts

Movida lança agente de IA no WhatsApp em parceria com a Meta e aposta em nova experiência de locação

A plataforma de locação de automóveis Movida lançou um agente de inteligência artificial integrado ao…

1 dia ago

Oracle nomeia Marcelle Paiva como nova VP de vendas, Data&AI Hub na América Latina

A Oracle anunciou Marcelle Paiva como nova vice-presidente de vendas, Go-to-Market (GTM) e ecossistema para…

1 dia ago

Mercado de IPOs de tecnologia ganha força com avanço da IA

O mercado de ofertas públicas iniciais voltou a ganhar tração em 2026, impulsionado principalmente pelo…

1 dia ago

Oracle adiciona US$ 85 bilhões em contratos de IA e encerra trimestre com carteira recorde de US$ 638 bilhões

A Oracle encerrou o quarto trimestre e o ano fiscal de 2026 com resultados recordes,…

1 dia ago

Disputa entre Anthropic e OpenAI expõe divergências sobre o futuro da inteligência artificial

A disputa entre Anthropic e OpenAI ganhou novos contornos e se tornou um dos principais…

1 dia ago

Marketing B2B precisa se reorganizar para atender compradores mais autônomos, diz Forrester

As áreas de marketing B2B precisam rever sua estrutura operacional para acompanhar a transformação do…

1 dia ago