O Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel) inaugura centro para pesquisa de tecnologias para internet das coisas (IoT, na sigla em inglês). Chamado de Inatel Smart Campus, a proposta do empreendimento é é criar uma rede de conectividade que atenda outras redes e diferentes tecnologias para a oferta de diversos serviços.
“Atualmente há diversas tecnologias distintas e não compatíveis entre si implementando soluções de IoT. A rede que o Inatel está propondo deverá considerar aspectos de interoperabilidade e prover a convergência entre estas tecnologias”, explica Leandro Guerzoni, que coordena as ações do Smart Campus.
Toda a infraestrutura do Inatel está aberta ao Smart Campus, mas os pilares são os laboratórios ICT Lab, voltado à pesquisa de novas arquiteturas, e o IoT Lab, criado especialmente para atender às demandas do Smart Campus, e ainda a Smart House, a casa inteligente que está em obras e terá aplicações de robótica. O IoT Lab já conta com uma equipe de oito alunos de diferentes cursos de Engenharia do Inatel, bolsistas de Iniciação Científica, que vão estudar conceitos de IoT.
É por meio do laboratório que empresas poderão apoiar o Smart Campus e receber informações pesquisadas pelos estudantes. Investindo em bolsas de pesquisa para os alunos do Inatel, empresas contribuem para o desenvolvimento destas competências e podem absorver os resultados alcançados nas suas soluções tecnológicas, além do acesso ao living lab para testes.
“A ideia é que as empresas possam desfrutar do conhecimento gerado por esse grupo para desenvolver suas proprias soluções para o mercado de IoT. A contrapartida é o investimento em bolsas para ampliar ainda mais o número de estudantes envolvidos nessas pesquisas”, explica Guerzoni.
A plataforma de locação de automóveis Movida lançou um agente de inteligência artificial integrado ao…
A Oracle anunciou Marcelle Paiva como nova vice-presidente de vendas, Go-to-Market (GTM) e ecossistema para…
O mercado de ofertas públicas iniciais voltou a ganhar tração em 2026, impulsionado principalmente pelo…
A Oracle encerrou o quarto trimestre e o ano fiscal de 2026 com resultados recordes,…
A disputa entre Anthropic e OpenAI ganhou novos contornos e se tornou um dos principais…
As áreas de marketing B2B precisam rever sua estrutura operacional para acompanhar a transformação do…