Notícias

Telemar vai usar satélite nas regiões norte e nordeste

Até junho deste ano, a Telemar deverá integrar via satélite todas as cidades com mais de mil habitantes das regiões norte e nordeste. O projeto Satélite, como é chamado pela empresa, demanda investimentos de R$ 230 milhões – divididos em 200 e 2001 – e tem o objetivo de atender as metas da Anatel.

Para isso, a operadora conta já com uma posição orbital, devendo lançar em breve seu próprio satélite. Enquanto isso, as estações já em operação são atendidas através do aluguel de dez transponders.

De acordo com Tarcísio Collyer, coordenador do projeto, a primeira etapa já foi concluída, com a construção de hubs no Rio de Janeiro, Manaus, Belém, Bela Vista, Macapá e Bahia. “Esta primeira etapa estará em operação até o dia 10 de março, diz o executivo.

Para segunda etapa, a operadora assinou contratos com a NEC, Nortel e Hughes. “Serão mais 326 estações”, diz Collyer. O projeto prevê mais duas estações de grande porte (São Luís e Bahia), 85 telefones públicos e o restante em estações remotas, tudo controlado através do centro de operações da empresa, no Rio de Janeiro.

“Com o projeto, fechamos as metas da Anatel e recebemos o passaporte Brasil, que nos permitirá operar em todo o território nacional e também com ligações internacionais”, afirma. Somente uma das empresas envolvidas no projeto, a Linksat – subcontratada da NEC para projeto, instalação e teste das bases terrestres – tem contratos no valor de R$ 3,2 milhões.

“Ao todo, somos responsáveis pela construção de 180 estações”, revela Hélio Kairalla, diretor comercial da empresa. Pelo cronograma fechado com a NEC, a empresa entrega as estações dos estados de Roraima e Amapá até o dia 30 de março; Amazonas e Pará até 30 de abril e o restante até o dia 30 de junho.

Para atender aos prazos,a empresa tem 22 equipes – 13 civis e nove técnicas – trabalhando no projeto Satélite. “A equipe civil começa o trabalho, preparando a infra-estrutura para a instalação das parabólicas, em seguida entra a equipe técnica, que instala os equipamentos fornecidos pela NEC e faz os testes necessários, deixando tudo pronto”.

Recent Posts

SpaceX, Anthropic e OpenAI enfrentam riscos em possíveis IPOs

SpaceX, Anthropic e OpenAI estão no radar de Wall Street para possíveis aberturas de capital…

1 hora ago

Sistemas legados: como tomar decisões para garantir resiliência em setores críticos

por Eduardo Honorato Falar sobre infraestruturas críticas na Era Digital tem sua própria complexidade dentro…

5 horas ago

Sem equipes preparadas, IA não entrega transformação

A adoção de inteligência artificial (IA) nas empresas não depende apenas da disponibilidade de ferramentas.…

7 horas ago

Cohesity obtém patente para aplicar IA diretamente em dados de backup corporativos

A Cohesity anunciou a concessão da Patente Nº 12.619.501 pelo Escritório de Patentes e Marcas…

1 dia ago

Para Diogo Cortiz, maior desafio da IA é a falta de capacidade crítica para questionar suas respostas

Diogo Cortiz, professor da PUC-SP e doutor em Tecnologias da Inteligência e Design Digital, tem…

1 dia ago

Agentes de IA vão dar “superpoderes” a profissionais de TI, diz DJ Sampath, da Cisco

DJ Sampath chegou aos Estados Unidos há 30 anos com oito dólares no bolso e…

1 dia ago