GM leva inteligência artificial para carros com Watson, da IBM

Author Photo
8:35 am - 27 de outubro de 2016

A GM está criando o que chama de “primeira plataforma de mobilidade cognitiva” em parceria com a IBM, usando o supercomputador Watson. Isso significa que a tecnologia de conectividade da GM, OnStar Go, estará mais ciente de seus arredores e melhor capaz de automatizar interações tanto com o motorista quanto com empresas e instalações ao redor deles. O sistema é similar ao Alexa, assistente pessoal da Amazon, uma vez que é projetado para permitir que o carro se conecte com serviços relacionados ao seu redor.

O OnStar Go faz uso de aprendizado de máquina para analisar dados recolhidos pelo motorista e usá-los para tomar decisões informadas sobre potenciais ofertas de produtos e serviços a partir de locais próximos. Por exemplo, ele poderá reconhecer quando o carro está com pouco combustível, identificar uma bomba nas proximidades, pré-ativar a bomba para uso e deixar o pagamento acertado. Poderia, ainda, permitir pré-encomenda de um café para coleta em uma loja, ou usar seus hábitos musicais para criar uma estação de rádio personalizada.

Há muitos potenciais usos descritos pela IBM e GM. Sua disponibilidade acontecerá ao final de 2017 e a GM espera que milhões de motoristas tenham a habilidade de se comunicar e interagir com o sistema.

A tecnologia vai fomentar todo um ecossistema de parceiros, que vão poder integrar suas soluções com o carro. Para o lançamento, as empresas revelaram algumas alianças, como ExxonMobil, que será capaz de dizer aos motoristas onde próximas estações para abastecimento estão; iHeartRadio, que está usando o Watson para criar estações personalizadas que são projetadas em torno da programação de motorista; e MasterCard, que permitirá que portadores de cartões pagam pro produtos e serviços de dentro do carro.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.