Os datacenters serão menores, mas demandarão mais dos seus equipamentos, precisarão de mais energia e, por isso, serão mais quentes. A afirmação foi feita por Henrique Cecci, diretor de pesquisas do Gartner, ementrevista coletiva realizada na terça-feira (03/04) durante o Gartner Data Center – Infrastructure & Operations Summit.
Segundo ele, centro de dados modernos são diferentes dos utilizados atualmente. Eles são desenhados em torno da eficiência e, por isso, são mais densos e consomem mais energia por rack. Entre as tendências de design que surgem estão datacenters pequenos, mais densos, com escala vertical, soluções modulares e utilização das temperaturas ambientes para a refrigeração – por isso eles passam a ser construídos nas regiões mais geladas dos países.
“A energia e refrigeração são pontos importantes por causa dos custos. Tem ano que o crescimento dos gastos com energia é acima de 15%. Porém, para isso, existem várias maneiras de deixar a tecnologia mais eficiente”, explicou. Para resolver esses problemas de custos, Cecci apontou algumas tendências que devem ser comuns daqui cinco anos.
Saiba mais:
Lista: 4 tecnologias que vão transformar a TI
A plataforma de locação de automóveis Movida lançou um agente de inteligência artificial integrado ao…
A Oracle anunciou Marcelle Paiva como nova vice-presidente de vendas, Go-to-Market (GTM) e ecossistema para…
O mercado de ofertas públicas iniciais voltou a ganhar tração em 2026, impulsionado principalmente pelo…
A Oracle encerrou o quarto trimestre e o ano fiscal de 2026 com resultados recordes,…
A disputa entre Anthropic e OpenAI ganhou novos contornos e se tornou um dos principais…
As áreas de marketing B2B precisam rever sua estrutura operacional para acompanhar a transformação do…