Categories: Notícias

Fraudes pela internet crescem 21% no terceiro tri

O número de notificações de incidentes ocorridos na internet brasileira recebidas, de julho a setembro deste ano, representa uma queda de 11% em relação ao segundo trimestre, com um total de 34,2 mil. Os dados são do Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (CERT.br).

De acordo com Klaus Steding-Jessen, analista de segurança do CERT.br, o principal motivo desta queda está relacionado com a diminuição no número de notificações de incidentes relacionados a worms e varreduras neste período.

O CERT.br aponta ainda que o número de notificações relacionadas a fraudes foi 21% maior em relação ao segundo trimestre de 2007 e teve aumento de 30% se comparado ao mesmo período de 2006.

Em relação ao segundo trimestre de 2007, as notificações referentes a worms diminuíram 18% e varreduras 40%. O comparativo com 2006 mostra que os registros de worms foram 61% menores e os de varreduras, 40%.

Recent Posts

SpaceX, Anthropic e OpenAI enfrentam riscos em possíveis IPOs

SpaceX, Anthropic e OpenAI estão no radar de Wall Street para possíveis aberturas de capital…

14 horas ago

Sistemas legados: como tomar decisões para garantir resiliência em setores críticos

por Eduardo Honorato Falar sobre infraestruturas críticas na Era Digital tem sua própria complexidade dentro…

18 horas ago

Sem equipes preparadas, IA não entrega transformação

A adoção de inteligência artificial (IA) nas empresas não depende apenas da disponibilidade de ferramentas.…

20 horas ago

Cohesity obtém patente para aplicar IA diretamente em dados de backup corporativos

A Cohesity anunciou a concessão da Patente Nº 12.619.501 pelo Escritório de Patentes e Marcas…

2 dias ago

Para Diogo Cortiz, maior desafio da IA é a falta de capacidade crítica para questionar suas respostas

Diogo Cortiz, professor da PUC-SP e doutor em Tecnologias da Inteligência e Design Digital, tem…

2 dias ago

Agentes de IA vão dar “superpoderes” a profissionais de TI, diz DJ Sampath, da Cisco

DJ Sampath chegou aos Estados Unidos há 30 anos com oito dólares no bolso e…

2 dias ago