Flex lança solução digital para áreas de RH
Atestado Médico Digital possibilita que funcionários possam entregar seus atestados de saúde via celular, evitando fila de espera nas áreas responsáveis pelo recebimento dos documentos
A Flex Gestão de Relacionamentos acaba de lançar o Atestado Médico Digital, que possibilita que funcionários possam entregar seus atestados de saúde via celular, evitando fila de espera nas áreas responsáveis pelo recebimento dos documentos. O produto foi desenhado a partir da identificação de que empresas com grande número de colaboradores recebem uma enorme quantidade de documentos médicos todos os meses, o que exige uma infraestrutura própria para isso e elevados dispêndios. “Tão importante quanto a Jornada digital dos consumidores é a melhoria da jornada dos processos dos profissionais nas empresas”, diz o CEO da Flex, Topázio Silveira Neto.
O produto vem na linha da comunicação digital e consiste em um bot que faz a recepção dos documentos médicos via Whatsapp. Ele interage com o colaborador e autentica o recebimento através de uma senha interna. O processo é simples: o funcionário entra em contato com o robô cognitivo responde algumas perguntas cadastradas pela empresa e personalizáveis, depois tira uma foto do documento no final do processo. Os dados são encaminhados ao RH, que aprova o documento e faz o trabalho de backoffice. O colaborador recebe, então, um protocolo de entrega por e-mail ou SMS.
“Com essa facilidade, a área de RH pode focar na análise do atestado, ao invés de privilegiar o recebimento e o lançamento, como fazia antes. O RH alimenta mais rapidamente seu banco de dados e consegue mapear a situação de cada um de seus funcionários, inclusive o tempo de afastamento”, explica Silveira Neto. O executivo, afirma que já há interessados, mas que ainda é cedo para estimar o volume de vendas do produto, haja visto que a ferramenta é facilmente adaptável para outros documentos em outras áreas das empresas.