Não existem fórmulas mágicas, mas alguns cuidados podem garantir maior sucesso na hora de implementar um aplicativo de business intelligence (BI). No segundo Intercâmbio de Ideias sobre o assunto do IT Forum + 2010, CIOs listaram pontos-chave em iniciativas desse tipo de solução.
Quer ficar por dentro de tudo o que acontece na comunidade de TI e telecom? Assine a nossa newsletter gratuitamente e receba, todos os dias, os destaques em sua caixa de e-mail
Dentre os fatores cruciais, figuram questões como identificar a necessidade do negócio para a ferramenta, construir base de dados confiáveis, padronizar conceitos, trazer o usuário para o projeto, além do fato que obter boas respostas depende de formular boas perguntas.
“Não tem outro caminho além de estar alinhado ao nível estratégico”, aconselha Marcos Gimenes, CIO do Sebrae-SP. O debate entre os gestores de TI presentes na sala deixou claro que a ferramenta sozinha não faz milagre.
Michel Seller, CIO da Diebold, que conduziu o painel sobre o tema, completa: “Além de respaldo da alta direção para a ferramenta, é importante que exista grande interação da equipe do BI com o time dos sistemas transacionais. Outra coisa é uma equipe de infraestrutura preparada para entender o tipo de processamento e fazer calibrações e dimensionamentos de equipamentos para garantir o desempenho da aplicação”.
Leia mais:
Especial IT Forum + 2010: confira a cobertura
ð Você tem Twitter? Então, siga http://twitter.com/IT_Web e fique por dentro das principais notícias de TI e telecom.
A plataforma de locação de automóveis Movida lançou um agente de inteligência artificial integrado ao…
A Oracle anunciou Marcelle Paiva como nova vice-presidente de vendas, Go-to-Market (GTM) e ecossistema para…
O mercado de ofertas públicas iniciais voltou a ganhar tração em 2026, impulsionado principalmente pelo…
A Oracle encerrou o quarto trimestre e o ano fiscal de 2026 com resultados recordes,…
A disputa entre Anthropic e OpenAI ganhou novos contornos e se tornou um dos principais…
As áreas de marketing B2B precisam rever sua estrutura operacional para acompanhar a transformação do…