Categories: Notícias

Farmácias Pague Menos reduzem em 40% custos mensais de telecom

Manter lojas conectadas e garantir a rápida integração de novas unidades era o desafio das Farmácias Pague Menos ao contratar a Hughes. A solução da fabricante reduziu custos, otimizou o tempo de ativação das novas lojas, oferecendo cobertura nacional, com conectividade para toda a rede, alta disponibilidade de telecomunicações, com sistema robusto e de alta confiabilidade.

Para oferecer conexão rápida de cada nova loja à matriz, a Hughes adotou uma solução de comunicação via satélite em protocolo IP, que tornou o processo de integração das novas lojas mais rápido e ofereceu suporte ao tráfego das transações eletrônicas de fundos (cartões de crédito e débito), além das informações corporativas da rede. A novidade otimizou o tempo de ativação dos links nas novas unidades, que, por via terrestre, durava de 45 a 60 dias.

“A comunicação via satélite possibilitou que lojas em cidades mais distantes dos grandes centros operassem de forma integrada e em tempo real. Além disso, o registro das transações, a realização de rotinas administrativas e financeiras, o envio e o recebimento de e-mails e o acesso à internet e à intranet acontecem da mesma forma que com a tecnologia MPLS”, afirma Pedro Praxedes, diretor de sistemas e logística das Farmácias Pague Menos.

Atualmente, 780 lojas das Farmácias Pague Menos contam com a solução para suportar suas aplicações, como link principal ou link backup. Com a nova solução, a companhia tem um sistema de telecomunicações com mais estabilidade operacional; custo fixo, independentemente da localização da loja; alta disponibilidade da rede, com diversidade de meios de comunicação e baixo custo de manutenção. Além disso, a empresa pode usar a rede de satélite para videoconferências e treinamentos.

Recent Posts

Movida lança agente de IA no WhatsApp em parceria com a Meta e aposta em nova experiência de locação

A plataforma de locação de automóveis Movida lançou um agente de inteligência artificial integrado ao…

12 horas ago

Oracle nomeia Marcelle Paiva como nova VP de vendas, Data&AI Hub na América Latina

A Oracle anunciou Marcelle Paiva como nova vice-presidente de vendas, Go-to-Market (GTM) e ecossistema para…

13 horas ago

Mercado de IPOs de tecnologia ganha força com avanço da IA

O mercado de ofertas públicas iniciais voltou a ganhar tração em 2026, impulsionado principalmente pelo…

13 horas ago

Oracle adiciona US$ 85 bilhões em contratos de IA e encerra trimestre com carteira recorde de US$ 638 bilhões

A Oracle encerrou o quarto trimestre e o ano fiscal de 2026 com resultados recordes,…

13 horas ago

Disputa entre Anthropic e OpenAI expõe divergências sobre o futuro da inteligência artificial

A disputa entre Anthropic e OpenAI ganhou novos contornos e se tornou um dos principais…

14 horas ago

Marketing B2B precisa se reorganizar para atender compradores mais autônomos, diz Forrester

As áreas de marketing B2B precisam rever sua estrutura operacional para acompanhar a transformação do…

14 horas ago