Notícias

Facebook lança aplicativo de chamada em grupo apenas de áudio

O Facebook lançou nessa terça-feira (26) um novo aplicativo chamado CatchUp. O grupo de pesquisadores do Facebook, NPE, desenvolveu um aplicativo semelhante ao Houseparty, que facilita para amigos e familiares nos EUA coordenar chamadas telefônicas ou configurar chamadas de grupo com até oito pessoas. O que torna o CatchUp exclusivo é que as chamadas que ele habilita são apenas de áudio e sinalizam quando os usuários estão disponíveis, segundo publicação do site TechCrunch. O aplicativo está sendo testado nos EUA por um tempo limitado em dispositivos iOS e Android.

O diferencial do CatchUp, em relação ao Houseparty, por exemplo, é que os usuários do CatchUp podem designar quando estão disponíveis para conversar, definindo seu status no aplicativo. Isso é semelhante ao modo como o aplicativo de bate-papo por vídeo da Houseparty também permite ver quem está ao vivo, enviando notificações quando amigos abrem o aplicativo e sinalizando-as como “aqui” na interface do aplicativo.

Da mesma forma, o CatchUp mostra os usuários como “pronto para falar” na seção superior da tela inicial, com usuários off-line e outros contatos listados abaixo. Enquanto isso, as chamadas que não podem ser atendidas vão para os correios de voz que os destinatários não se incomodam em verificar, o que força a comunicação a passar por mensagens de texto ou aplicativos de bate-papo, diz a publicação.

Os usuários também podem criar e participar de grupos de amigos, familiares e contatos mútuos no aplicativo, como você pode fazer com outros aplicativos de bate-papo. Ou eles podem fazer chamadas individuais como alternativa ao uso do telefone. O que está a apenas um toque de um botão – não é um processo complicado de ligar para contatos e, em seguida, “mesclar” as chamadas, como você faz no aplicativo de telefone do smartphone.

O Facebook explica que a ideia do aplicativo surgiu antes do surto de Covid-19 e da quarentena, mas a equipe da NPE acelerou o desenvolvimento do aplicativo como resultado da pandemia.

O CatchUp funciona com os contatos do seu telefone. Os usuários terão que baixar o aplicativo, mas não precisam ter uma conta existente no Facebook – ou uma conta com empresas pertencentes ao Facebook. Além disso, a interface de usuário simplificada do aplicativo pode facilitar a navegação de usuários mais velhos. É realmente apenas uma experiência de tela única com um botão de alternância para se tornar “disponível” para conversar, diz o site.

O aplicativo também inclui recursos de privacidade que permitem configurar quais contatos podem participar de suas chamadas individuais e em grupo.

Recent Posts

Movida lança agente de IA no WhatsApp em parceria com a Meta e aposta em nova experiência de locação

A plataforma de locação de automóveis Movida lançou um agente de inteligência artificial integrado ao…

13 horas ago

Oracle nomeia Marcelle Paiva como nova VP de vendas, Data&AI Hub na América Latina

A Oracle anunciou Marcelle Paiva como nova vice-presidente de vendas, Go-to-Market (GTM) e ecossistema para…

14 horas ago

Mercado de IPOs de tecnologia ganha força com avanço da IA

O mercado de ofertas públicas iniciais voltou a ganhar tração em 2026, impulsionado principalmente pelo…

15 horas ago

Oracle adiciona US$ 85 bilhões em contratos de IA e encerra trimestre com carteira recorde de US$ 638 bilhões

A Oracle encerrou o quarto trimestre e o ano fiscal de 2026 com resultados recordes,…

15 horas ago

Disputa entre Anthropic e OpenAI expõe divergências sobre o futuro da inteligência artificial

A disputa entre Anthropic e OpenAI ganhou novos contornos e se tornou um dos principais…

15 horas ago

Marketing B2B precisa se reorganizar para atender compradores mais autônomos, diz Forrester

As áreas de marketing B2B precisam rever sua estrutura operacional para acompanhar a transformação do…

16 horas ago